Múmias Sul Americanas

em 07/04/2019


Sempre que falamos em Múmias lembramos do Egito, certo? Mas aqui na America do Sul, também podemos encontrar múmias, algumas com até 1500 anos, especialmente nas proximidades da Cordilheira dos Andes. Muitas dessas mumificações ocorreram devido a fenômenos naturais, tais como soterramento por gelo, mas haviam povos pré incaicos, como as civilizações de Nazca e Mochica, que realizavam esse ritual de preservação dos mortos, sendo muito comum os mortos serem sepultados com alguns dos seus pertences.

Convido os amigos e amigas a conferirem algumas das múmias sul americanas mais impressionantes já encontradas. Nessa matéria não vou dar muita ênfase a múmias envoltas em teorias da conspiração, como aquela pequena múmia que muitos acreditam ser alienígena.

O Rei do algodão



A múmia acima foi batizada, com esse estranho nome, devido a forma com que foi descoberta. O Rei do algodão, quando desenterrado do pátio de uma escola, na favela de Tupac Amaru, estava enrolado em um casulo de 135 quilos de algodão. A medida que os pesquisadores, "desenrolavam" a múmia, acabaram descobrindo que junto com ela se encontrava outra múmia, no caso um bebê. Os pesquisadores acreditam que ambos eram parentes, e pertenciam a nobreza, visto a quantidade de objetos e adornos encontrados no casulo.

Leia Mais: Elmer McCurdy, a múmia que as pessoas pensavam ser um boneco


As escavações em Tupac Amaru, acabaram revelando em torno de 120 "caixões" de algodão. Esse sítio arqueológico, Puruchuco-Huaquerones, seria um cemitério Inca, datado de 1438 - 1532.

Ainda em Tupac Amaru, puderam ser encontrados outros 2200 esqueletos, mas esses sem o embrulho de algodão, o que leva os especialistas a acreditar que os embrulhos eram concedidos apenas a indivíduos da nobreza.
Bebê encontrado junto com o Rei do Algodão

Sarcófago de algodão


Múmias Nazca





A cabeça acima pertenceu a uma mulher encontrada nas ruínas de Cahuachi, ao sul de Lima. No local foram encontrados outros dois esqueletos. Segundo os historiadores, eles teriam sido sacrificados, uma vez que Cahuachi, seria um local de cerimônias para os povos Nazca, 300 a 800 dc. No local também foi encontrado uma grande quantidade de cerâmica.

Leia Mais: A noiva cadáver de Carl von Cosel


O povo Nazca herdou dos seus antecessores na região um costume estranho: transformar a cabeça dos povos rivais em amuletos, por esse motivo vemos essa espécie de corda saindo da cabeça da múmia acima. Na região de Nazca, famosa por suas linhas misteriosas vistas do céu, volta e meia são encontrados cemitérios antigos com esqueletos desprovidos de cabeças, algo que indica que a remoção de cabeças era algo bastante praticado. O estranho nisso tudo é que: se as cabeças foram removidas e usadas para outras finalidades, cerimoniais por exemplo, porque arqueólogos ainda não encontraram esse tipo de artefato em quantidade equivalente a de corpos sem cabeça? Há quem acredite que essas cabeças eram usadas em algum tipo de cerimônia, podendo estar em algum templo ainda não descoberto.

Leia Mais: As múmias de Guanajuato


Ainda existem muitos mistérios envolvendo os povos andinos, e apesar de que muito tem sido pesquisado nos últimos anos, a arqueologia na America do Sul ainda está muito longe de ser encarada como em outros pontos do mundo como Egito, Mesopotâmia e Europa.

Múmias de Salta




Em 1999, nas proximidades do vulcão de Llullaillaco - Chile, foram encontrados três corpos congelados. Todos com mais de 500 anos. Elas também são conhecidas como as múmias de Llullaillaco. Os cadáveres são de uma adolescente de 15 anos (foto acima), conhecida com La Doncela, uma menina de 7 anos, La Niña del Rayo e um menino de 6 anos de idade, El Niño. A tumba foi descoberta a uma altura de 6715 metros. Alguns estudiosos acreditam que os três tenham sido sacrificados, segundo eles os três teriam vindo de Cuzco, a centeas de quilômetros, essa hipótese derrubaria a ideia inicial de que eles teriam sido vítimas da montanha. Em toda montanha foram encontradas outras tumbas, algumas até ricas em ornamentos de ouro e prata. Mas nenhum sítio apresenta corpo em tão perfeito estado de conservação como o da "La Doncela".
La Niña del Rayo
El Niño

Múmias Chachapoya




As duas múmias acima pertenciam ao povo Chachapoya. Esse povo construiu cidades fortificadas ao longo dos andes amazônicos por séculos, mas em 1450 foram conquistados pelos Incas, e aliando - se, posteriormente, aos espanhóis, o que acabou não sendo uma grande ideia.

As múmias de San Bernardo

Os moradores de San Bernardo, uma vila na região central dos Andes colombianos, criaram um panteon com os corpos mumificados que vêm encontrando desde os anos 60 em escavações nos arredores. A exposição está aberta aos turistas no cemitério da cidade.


Embora não exista uma explicação científica para que os corpos não tenham se decomposto, os moradores acreditam que eles tenham sido embalsamados "naturalmente" devido à composição química do solo, aliada ao consumo de uma fruta local chamada Guatila e um legume chamado Baloo e ao clima seco, fatores que contribuem para a desidratação dos corpos.

Abaixo você poderá conferir mais algumas imagens de múmias encontradas na América do Sul.




Juanita, essa é outra "celebridade" dentre as múmias Sul Americanas

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Links Relacionados:
Os Nefilins.
Múmia Alienígena encontrada no Peru.
O Misterioso Portal de Amaru Muru.
Cromeleque de Calçoene - "Stonehenge brasileiro".

2 comentários:

Topo