Vampiro Savanovíc

em 10/12/2012


Hoje iremos falar de Sava Savanović, que é o mais popular vampiro da Sérvia. Acredita-se que Sava tenha vivido em um antigo moinho sobre o rio Rogačica, na vila Zarožje no município de Bajina Basta. O vampiro teria matado vários moleiros e bebido do seu sangue. Embora seja considerado o primeiro vampiro do folclore sérvio, existem relatos anteriores como o de Petar Blagojević de Veliko Gradište, morto em 1724. O caso de Petar atraiu a atenção da Europa, sob o nome de Pedro Plogojowitz, e foi um dos primeiros exemplos da histeria vampírica.


O Moinho
Durante várias décadas o moinho pertenceu a família Jagodići, por isso era conhecido como Jagodića vodenica (o moinho dos Jagodići). Ele permaneceu em funcionamento até final dos anos 50, quando foi fechado. Um fluxo fraco, mas regular de turistas visita a cidade para conhecer o moinho do "vampiro".

Ficção
Sava Savanović aparece na história posle devedeset Godina (depois de noventa anos), escrito pelo escritor sérvio Milovan Glisic, e na sua adaptação cinematografica "Leptirica" . Ele também aparece no romance StraH i njegov Sluga (Medo e seu servo), escrito porMirjana Novakovic.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr
Links Relacionados:

2 comentários:

  1. São lendas ou mitos? Mentiras ou verdades? Passado esquecido ou medos presentes?
    São como os deuses, alguns ainda acreditam enquanto outros são céticos.
    A diferença é que é uma crença antiga e já quase extinta. Mas me diga, qual a SUA opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem relatos de vampiro pelo mundo inteiro...muitos dessas histórias são muito antigas, sem contar que esses diferentes povos, muitas vezes não se conheciam...Coincidências? Acho que não...

      Não creio que todas as lendas sejam reais, mas existe verdade nisso tudo sim!!!

      Excluir

Topo