Lenda japonesa: Ushi-Oni

em 17/01/2013


Ushi-oni significa, literalmente, boi-demônio. Oni é a palavra em japonês para demônio, mas na verdade o oni representa tudo que é misterioso e estranho. As descrições sobre Ushi-oni são diversas. Uns dizem que ele se assemelha a um boi com a cabeça de um ogro e nariz vermelho parecido com o do Tengu. Contam às lendas que a noite, ele visita os celeiros onde os bois são alojados, lambe os corpos dos animais para depois lutar com eles. Raramente é notado, pois seus passos são silenciosos e seus chifres são moles como se fossem de borracha, que não fazem barulho quando atingem as paredes.

No vale Mino, a lenda fala de um ushi-oni com cabeça de gato, o corpo de boi amarelo e com manchas pretas, e uma cauda de dez metros. Embora algumas vezes ele seja retratado sem maldade, muitas vezes ele é representado como um monstro terrivel, sendo, nos contos infantis o equivalente ao bicho-papão ocidental. Dizem que ele vive na água, e que matá-lo ou cultivar algum ressentimento (ou, em algumas versões, apenas olhar diretamente para ele) por ele pode levar a alguma doença, e até à morte. Dizem também que ele entra nos celeiros para lamber os corpos dos animais e lutar contra eles depois. Ele não é notado muitas vezes, pois seus chifres são moles e não fazem barulho e seus passos são silenciosos. Dizem também que o ushi-oni sai da água na forma de uma mulher carregando um bebê, que seria outro ushi-oni filhote, pedindo desesperadamente para que alguém o levasse. Quando um desavisado pegava o bebê, ele se tornava pesado, assim retardando a pessoa e dando a oportunidade de o ushi-oni atacar. O bijū Hachibi, de Naruto, selado no personagem Killer Bee, é uma referência ao ushi-oni.



Algumas variedades de suas descrições e lendas:
O Ushi-oni é freqüentemente encontrado no folclore japonês como uma criatura aquática que mora no mar ou em lagos das montanhas. As histórias sobre ele são contadas principalmente nas regiões de Shikoku, Kinki e Chugoku. Este monstro é conhecido pelo seu temperamento feroz! Matá-lo ou cultivar algum ressentimento por ele, dizem que pode levar a pessoa à morte e propagar maldições sobre sua família.

Muitas das lendas de Ushi-oni habitando em poços e cachoeiras, são provenientes da Província de Kumano (Atualmente distritos de Nishimuro e Higashimuro). As massas de água são frequentemente chamadas de "Ushi-oni-fuchi" ou "Ushi-oni-taki".

No Vale de Mino (箕尾谷), na Vila de Oto (大塔村), dizem que existe um Ushi-oni com a cabeça de um gato, corpo bovino de cor amarela com manchas pretas, e uma cauda de dez metros de comprimento. Dizem que se uma pessoa tiver a infelicidade de apenas olhar esse monstro, pode ficar doente e chegar até mesmo vir a falecer.

Em Esumi (江住), existe uma cachoeira que é conectada ao oceano. A lenda de Esumi conta que quando a água fica barrenta, aconselham a não ir ao lugar, o risco de esbarrar com a besta é dado como quase certo. Dizem que seus gritos podem ser ouvidos a noite em todos os dias 23 de cada mês.

Na província de Hirose (広瀬谷) na Cidade de Susami (すさみ町), há uma cachoeira chamada Kotonotaki (琴の滝). Dizem que a besta que habita o local, mata as pessoas devorando suas sombras. No entanto, o Ushi-oni ama bebida (uns dizem que gostam de sake e outros de pagu ardente), e oferecê-lo em sua homenagem nas noites de Ano Novo pode proteger uma pessoa de ter sua sombra devorada pela criatura.

A região de Uwajima na Prefeitura de Ehime, é famosa por seu desfile de carros alegóricos esculpidos com cabeças de madeira. Existem várias lendas sobre o Ushi-oni. Uma delas alega que eles veneram uma criatura morta por um arqueiro da Província de Iyo (Antigo nome da Prefeitura de Ehime), e outra que foi inventada para assustar os "Tigres do Sul" durante a guerra Imjin.

Outra famosa lenda de Ushi-oni, é contada na província de Negoro-ji (根香寺), Cidade de Takamatsu (高松市), Prefeitura de Kagawa. Esse Oshi-oni tem uma forma diferenciada das demais lendas. Sua forma é descrita como sendo bípede (anda somente sobre duas patas) e cabeça de boi com dentes enormese retorcidos para fora da boca. Dizem que ele tem uma membrana entre os pulsos e axililas, como um esquilo voador. A lenda conta que foi abatido perto de um templo a cerca de 400 anos atrás por Yamada Kurando Takakiyo (山田蔵人高清) Um guerreiro especialista em arco e flecha. Depois que Yamada matou o monstro, tirou seus chifres e deu para o Templo Negoro-ji, junto com uma imagem que ele pintou de si mesmo, aos quais ainda encontram-se até os dias de hoje entre os tesouros do Templo.

Lendas de Ushi-oni tomando a forma de mulher:

Existem lendas sobre Ushi-oni que tomava a forma de mulheres jovens na Cidade de Koza Nishimuro (古座町).

Uma das lendas conta que um Ushi-oni apareceu em forma de uma bela jovem no Monte Kasane (重畳山), em resposta ao som da flauta de um jovem caçador. O pobre jovem entrou em pânico quando viu a verdadeira forma de Ushi-oni refletida em um córrego e atirou nela. No dia seguinte, a maldição dos Ushi-oni's foi lançada! O jovem caçador enlouqueceu e nunca mais voltou ao normal.

Junto às costas do Norte Kyushu e San’in, “Regiões costeiras adjacentes ao mar do Japão”, acredita-se que os Oshi-oni’s habitam esse oceano. Dizem que sai do mar transfigurado em forma de uma mulher. Aparece com uma criança nos braços (outro Oshi-oni-criança) pressionando os transeuntes, implorando-lhes para levar a criança e dar-lhe algo para comer. Quando ingenuamente a pessoa vai carregando a criança, esta torna-se extremamente pesada como pedra – uma artimanha do Ushi-oni com o intúito de impedir os movimentos da infeliz pessoa, dando a Ushi-oni a oportunidade para atacar.


Ushi-oni mostra um raro lado bom:
Na província de Miogawa (三尾川谷), um jovem chamado Matanosuke Ueda (上田又之助), compartilhou seu almoço com uma moça que apareceu do nada exigindo que ele dividisse sua comida. Prontamente o rapaz lhe obedeceu, saciando a fome da moça que lhe gradeceu e, repentinamente sumiu tão rápido como lhe surgiu. Mais tarde, Matanosuke estava sendo tragado por uma inundação devastadora e preste a morrer, Ushi-oni-moça apareceu e tomou a sua forma verdadeira, a fim de resgatá-lo. Em seguida, ela revelou que não podia continuar a viver por ajudar um ser humano. Logo após essa declaração, ela dissolveu em uma poça de sangue e desapareceu no rio. Devido a esse ato raro de bondade, o povo da província de Miogawa, acreditam que essa Ushi-oni era realmente fêmea e mantinha sentimentos amorosos pelo rapaz.

Existem mais variedades em suas retratações e lendas. Até mesmo um corpo de aranha é comumente descrito na forma desse monstro. Tais variedades de lendas e, em diversas Províncias e Cidades, fazem do Ushi-oni uma das lendas mais populares do Japão.



7 comentários:

  1. O Japão é rico em mitologia.
    Palmas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os países orientais de um modo geral tem uma cultura muito interessante e rica. Eu adoro cultura oriental, menos a parte de comer carne de cachorro...rsrs

      Excluir
    2. ouvi dizer que carne de cachorro é muito bom


      Brincadeirinha kkkkk

      Excluir
  2. Parô!¬¬

    Japoneses não comem cachorro!^^

    De jeito nenhum!

    Quem come são os Chineses e Coreanos!¬¬' (Prática inaceitável! Fala sério!¬¬')

    Muito boa esta matéria!^^

    Arigatou por compartilhar!^^

    Grande abraço!^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática pode ser muita coisa, mas inaceitável não é, talvez para nós, que achamos isso inaceitável, mas por que tens mais direito que eles de decidir o que a cultura deles é?

      Excluir
    2. Pera ae os coreanos nn comem cachorros, somente os chineses fazem isso, ja que os coreanos amam cães e gatos

      Excluir
    3. Eu já vi fotos de chineses comendo o que parecia ser carne de cachorro...mas sei lá eu gosto tanto de cães e gatos que me parece inaceitável isso...da mesma forma que os indianos devem achar inaceitável que a gente coma carne de bovinos...

      Muito obrigado pela participação Iee Yunhe...

      Excluir

Topo