Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas

em 13/02/2013


A cidade de Ani, que alguns a chamam de a cidade das 1001 igrejas ou cidade das 40 portas, é uma cidade abandonada, situada em uma zona militarizada entre a fronteira da Turquia com a Armênia. Houve uma época em que tinha cerca de 200.000 habitantes, mas há 300 anos ninguém mais vive lá. Os antigos edifícios permanecem vazios.

Na sua época a cidade de Ani chegou a rivalizar com grandes potências como Constantinopla, Bagdad e como o Cairo. Ani foi a capital do reino da Armênia.

Foi fundada no século IV ou V AC, e por ali passaram armênios, curdos, geórgios, mongóis, turcos, que lutaram pelo poder da cidade. Sempre que um novo povo a conquistava, tratava de apagar o registo dos anteriores. Em 1444 e por mais de um século, Ani pertenceu ao império otomano, que a desprezou, assim a  cidade perdeu importância. A população persistiu até ao século XVIII, quando foi praticamente abandonada.

Foi redescoberta por arqueólogos no século seguinte onde foram feitas diversas escavações, até à primeira guerra mundia, que voltou a danificá-la. A Turquia e a Armênia continuaram a disputa de fronteira, até esta ser absorvida pela União Soviética.

Em 1921, a assembleia turca ordenou ao general que os monumentos de Ani fossem varridos da Terra, o que não aconteceu por completo, porém causando grande e irreparáveis danos a antiga cidade.

Hoje, a disputa fronteiriça ainda perdura, o que pode acabar por extinguir esse lugar de rara beleza.




















Quando amanhecer, você já será um de nós...

5 comentários:

  1. muito massa ,adoro cidades fantasmas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois...rsrrsrs. Na verdade tudo que possui uma história e tals me atrai...

      Excluir
  2. "Em 1921, a assembleia turca ordenou ao general que os monumentos de Ani fossem varridos da Terra, o que não aconteceu por completo, porém causando grande e irreparáveis danos a antiga cidade."
    Incrível muda o país mas a base é sempre a mesma nada pode chamar mais atenção que nosso amigo imaginário deus ... Se algo começa a aparecer mais que a religião a ordem é imediata sempre a mesma total destruição ...E nem adianta dizer que isso foi a muito tempo atrás pq a pouco menos de dez anos mandaram fazer o mesmo com as estatuas de buda , inclusive destruíram uma de 50 metros que levou quase 300 anos para ficar pronta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo...isso que vc disse é uma grande verdade...muitos foram os povo que tiveram traços culturais, monumentos, etc...destruídos por conta da religião...e isso segue acontecendo!!! Muitas culturas seguem sendo varridas para debaixo do tapete, e não precisamos ir muito longe para ver isso!!!!

      Excluir
  3. Cara,tambem curto esses lugares antigos,mas tenho uma opinião um pouco diferente: se é possível a preservação,ke seja, mas sefor as custas do povo por meio da taxação d impostos,é melhor deixar keo tmpo haja e seguir em frente! Não se pode ficar preso ao passado,é preciso evoluir!

    ResponderExcluir

Topo