Estranhas superstições a respeito de manchas de nascença

em 27/03/2013


Stuart Vyse, PhD e autor de Believing in Magic: The Psychology of Superstition (Acreditando em Mágica: A Psicologia da Superstição), diz que uma das principais forças por trás de um pensamento supersticioso é o desejo por mais controle. Nós queremos ser capazes de explicar causas e manipular resultados.

Parecem existir mitos e superstições sobre quase todos os aspectos da vida, e isso inclui atributos físicos. Verrugas, por exemplo, eram consideradas evidência de culpa durante o julgamento das Bruxas de Salém.

Para os chineses, o formato do seu nariz pode revelar se você será ou não rico. Há também uma série de mitos fascinantes sobre nosso tópico atual: as marcas de nascença.

Marcas de nascença não são um fenômeno raro. De fato, cerca de 80% de nós nascemos com essas marcas aleatórias em nossos corpos.

Há vários tipos diferentes de marcas de nascença, com variações de cores e formas que vão de marcas pequenas e rosas que não se destacam na pele até marcas vermelho-escuras e grandes.

Todas essas marcas avermelhadas são causadas por vasos sanguíneos que ficam próximos à superfície da pele e ficam visíveis.

A variação da concentração dos vasos sanguíneos sob a pele é o que causa a diferença na aparência entre esses dois tipos de marcas de nascença – as manchas rosas, também conhecidas como “beijos de anjos” ou “mordidas de cegonha”, e as manchas vermelhas, chamadas em alguns países de “morango”.

Apesar de que nós sabemos que a aglomeração de vasos sanguíneos cria uma marca de nascença, nós não sabemos por que isso acontece, para começar. E é aí que vêm todos os mitos, o misticismo e as superstições interessantes.

O primeiro mito é o da “impressão maternal”. Essa teoria sugere que se uma mulher vivencia uma emoção extremamente forte durante sua gravidez, seu bebê pode nascer com uma marca.

Não só isso, mas se a mulher toca uma região específica do seu corpo enquanto vivencia a emoção, é nessa região que a marca aparecerá no corpo do bebê.

Enquanto isso, na cultura iraniana, acredita-se que se uma mulher toca sua barriga enquanto assiste a um eclipse solar, seu bebe terá – adivinhe só – uma marca de nascença.

Outros mitos são centrados nas cores da comida. Por exemplo, se o bebê nasce com uma marca vermelha, supostamente é porque a mãe queria comer morangos enquanto estava grávida.

Mas, se ela quisesse comer geleia ou beterrabas, seu bebê ganharia uma mancha cor de vinho. Desejos por chocolate, entretanto, aparentemente causam marcas marrom-claras ou cor de café com leite.

Agora, sabendo da tendência de mulheres a ter desejos de gravidez, você está provavelmente se perguntando como nós conseguimos escapar com apenas uma ou duas marcas e não centenas!

Além de ser um resultado de desejos de gravidez e contemplação de eclipses (no mito popular), marcas de nascença são também consideradas presságios sobre a vida das pessoas.

Por exemplo, se você tem uma marca em seu braço direito, então você com certeza terá um futuro próspero; mas, se ela está no esquerdo, então você passará dificuldades.

Em outros lugares, uma marca no pé esquerdo significa que a pessoa será extremamente inteligente, mas se a marca estiver no direito, elas serão fãs de explorações, aventuras e viagens. Algumas marcas também estariam supostamente ligadas com nossas formas de morte numa vida passada.

Seja você é um dos que acreditam nesses mitos e crenças, eles podem certamente ser um tópico divertido para ser estudado – e possivelmente explorado.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Festival de tatuagem oferece proteção contra o mal.
A síndrome de Bloom.
A Síndrome da mão alheia.
Sorriso assustador das mulheres de Sumatra.
O mistério de Samaipata.
Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas.
Misteriosas esferas são encontradas no deserto do Arizona.
Ilustrações de Terror de Sanjulián.
Fotos da Deep Web.
Tom Cruise acredita que tem a missão de combater extraterrestres.
Peixe gato invade casa na China.
Comércio de gordura humana.
Aeroporto apreende 18 cabeças humanas.
Strip Tease para os mortos em Taiwan.
Jogo macabro em Taiwan.
Americanos assinam petição para construção de Estrela da Morte.
Cobras massageadoras.
Tiroteio deixa pelo menos 27 mortos em escola Americana.
Descoberta versão miniatura do rio Nilo em lua de Saturno.
Vila sérvia alerta sobre volta de fantasma de vampiro.
Mulher afirma ter dado a luz ao filho do capeta.
Dia 31 de outubro o dia do Saci.

5 comentários:

  1. Eu possuo uma marca de nascença no quadril que muitos identificão de cara como um "botão de rosa com talo e duas folhas". Perguntei a minha mãe se tinha acontecido algo ela me disse que durante a gestação meu pai bateu nela com um botão de rosa no mesmo lugar onde em mim surgiu a marca de nascença, já minha irmã tem uma pata de rato no braço devido ao susto com um rato durante a gestação dela, vai saber até onde vai esta ligação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui onde eu moro o povo acredita que se uma mulher, durante a gravidêz, tiver um desejo muito forte, tipo um desejo de comer alguma coisa, e esse desejo não for atendido, a criança pode nascer com um sinal no formato da tal coisa que a mãe desejou comer...

      Excluir
  2. Acho mesmo que o negócio é genético. Eu, meu pai e meu filho temos o mesmo sinal no mesmo lugar. Se a genética não é a culpada então é bruxaria mesmo rd

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma marca vermelha no canto da boca do lado direito..o que segnifica

    ResponderExcluir

Topo