Sete estranhas tradições de páscoa

em 28/03/2013


Quando pensamos em costumes relacionados à páscoa, as lembranças mais comuns provavelmente são os ovos de chocolate, as reuniões familiares e as celebrações religiosas. Mas, além de aproveitar o feriadão, você alguma vez pensou em festejar essa importante data do calendário cristão jogando baldes de água nas pessoas, caçando bruxas ou lançando foguetes? Confira essas e outras tradições de páscoa um tanto estranhas:

1 – Guerra de ovos no México
Uma curiosa tradição no México, chamada Cascarones, é a de fazer guerras com ovos recheados com confetes. Para preparar a “munição”, primeiro é necessário fazer uma pequena abertura na casca com cuidado, esvaziar o conteúdo completamente e encher os ovos vazios com papeizinhos coloridos.

Algumas vezes, os ovos também são recheados com pequenos brinquedos ou doces para as crianças, e os mexicanos acreditam que levar um cascarón na cabeça pode trazer boa sorte.


2 – Caça às bruxas na Suécia
Na Suécia, todos os anos no dia 30 de abril é celebrado um festival semelhante ao Halloween, chamado Walpurgis. Durante essa celebração, os suecos acendem grandes fogueiras com o objetivo de espantar os espíritos do mal, e as crianças se fantasiam de bruxas e saem pela vizinhança para pedir doces ou travessuras.

E como a Páscoa normalmente ocorre muito próximo dessa festividade, acabou se tornando um costume que a criançada saia pelas ruas e passe de casa em casa para coletar os agradinhos de Páscoa, todos vestidos como monstrinhos.


3 – Escultura de manteiga da Polônia
Conhecido pelo nome de Baranek Wielkanocny, o cordeirinho acima é tradicionalmente servido como complemento durante o almoço de Páscoa na Polônia, sendo feito inteiramente de manteiga. Os mais preguiçosos costumam comprar o cordeirinho já pronto, mas a tradição mesmo é esculpir a manteiga em casa, artesanalmente. Além disso, o costume é começar o cordeirinho pela cauda e terminar pela cabeça.


4 – Gregos em fogo cruzado
No vilarejo de Vrontados, localizado na ilha de Chios, Grécia, duas igrejas ortodoxas se enfrentam todos os anos na Páscoa com um verdadeiro bombardeio de fogos de artifício. O costume surgiu há cerca de um século, e os próprios habitantes produzem os milhares de rojões e foguetes que são disparados entre as duas congregações. O costume se tornou bem famoso e multidões de turistas visitam a região todos os anos para assistir ao espetáculo.


5 – Caça aos ovos na Casa Branca
Uma tradição que ocorre há mais de um século na Casa Branca é uma brincadeira na qual centenas de crianças saem em busca de ovos cozidos que são escondidos pelo gramado de um dos jardins do local. No fim da aventura, além dos itens encontrados no gramado, todas as crianças ganham ovinhos colecionáveis com autógrafos do presidente dos EUA e da primeira dama, que também participam da brincadeira.


6 – Chicotadas pascais
Na República Tcheca, uma curiosa tradição é a de que os rapazes façam uma espécie de chicote trançado chamado Pomlázka, com o qual eles acertam as esposas ou namoradas para transmitir a elas boa sorte, saúde e felicidade. No entanto, o costume acabou se espalhando e, além das mulheres, outros entes queridos e até mesmo os animais de estimação também se transformaram em alvo das chicotadas.


7 – Balde de água fria
Assim como ocorre na República Tcheca, na Hungria também são as meninas quem levam a pior nas celebrações da Páscoa. Por lá, a tradição — conhecida comoSmingus-Dyngus — é jogar baldes de água na mulherada, que se produz e se veste especialmente para a ocasião com belos trajes típicos.


Outras curiosidades
Na Suíça, em vez de coelhinho da Páscoa, quem entrega os chocolates às crianças é um cuco, como aqueles dos relógios;

Na Austrália, assim como na Suíça, não é o coelho quem alegra a vida da criançada, mas um pequeno marsupial chamado Bilby. Por lá, os coelhos — que não são uma espécie nativa do país — não são muito queridos;

Mais um país no qual o coelhinho não entrega ovos de Páscoa é na Suécia. Os responsáveis pelas entregas pascais no país nórdico são os galos;

Para as crianças tchecas, quem traz os agradinhos de Páscoa é uma cotovia;

Já a molecada alemã tem uma variedade de opções: além do coelhinho, existe também uma raposa, uma cegonha e um galo da Páscoa.

Fonte: Megacurioso.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Links Sinistros 29.
Estranhas superstições a respeito de manchas de nascença.
Festival de tatuagem oferece proteção contra o mal.
A síndrome de Bloom.
A Síndrome da mão alheia.
Sorriso assustador das mulheres de Sumatra.
O mistério de Samaipata.
Cidade fantasma turca: Cidade das 1001 Igrejas.
Misteriosas esferas são encontradas no deserto do Arizona.
Ilustrações de Terror de Sanjulián.
Fotos da Deep Web.
Tom Cruise acredita que tem a missão de combater extraterrestres.
Peixe gato invade casa na China.
Comércio de gordura humana.
Aeroporto apreende 18 cabeças humanas.
Strip Tease para os mortos em Taiwan.
Jogo macabro em Taiwan.
Americanos assinam petição para construção de Estrela da Morte.
Cobras massageadoras.
Tiroteio deixa pelo menos 27 mortos em escola Americana.
Descoberta versão miniatura do rio Nilo em lua de Saturno.
Vila sérvia alerta sobre volta de fantasma de vampiro.
Mulher afirma ter dado a luz ao filho do capeta.
Dia 31 de outubro o dia do Saci.

Um comentário:

  1. coelho ,passarinho , bilby , raposa .....

    a gente se lasca pra comprar os ovos e são eles quem levam a fama ,é foda viu kkkkkkk

    ResponderExcluir

Topo