O misterioso manuscrito Oera Linda

em 05/06/2013


Salve atormentados e atormentadas...O texto de hoje aborda um outro mistério do passado. Esse material não é muito extenso, mas ele servirá de alicerce para alguns textos que serão publicados posteriormente, pois as crenças e lendas discutidas nesses textos, usam esse manuscrito como base. Venham comigo passear por mais um episódio controverso da história do homem...

O manuscrito do Oera Linda apareceu em 1867, quando foi oferecido para publicação (e rejeitado) à biblioteca da Frísia. Em 1872, um erudito frísio dispôs-se a traduzi-lo para o holandês e em 1876 surgiu uma tradução inglesa. A cópia é datada de 1256 e o texto afirma ser uma cópia de manuscritos ainda mais antigos, que teriam sido escritos por várias pessoas, esse manuscritos datariam de 2194 a.C. a 803 d.C. Entretanto, alguns estudiosos do assunto afirmam que o papel em que os manuscritos foram escritos pertenceriam ao século XIX, derrubando a hipótese de que os textos fossem tão antigos.

Segundo o texto, a Europa e outras terras foram, pela maior parte de sua história, governadas por uma sucessão de "Reverendas Mães" que presidiam uma ordem hierárquica de sacerdotisas celibatárias dedicadas à deusa Frya (Freyja) e seu pai, o deus supremo Wr-alda. Refere-se a uma terra chamada "Atland" (terra dos antigos ou terra antiga em frísio), uma ilha semicircular localizada no que é hoje o mar do Norte, que teria sido destruída por um desastre natural em 2194 a.C. Data todos os eventos a partir desse marco.

O livro faz várias referências à origem de raças e civilizações a partir das migrações dessa terra e provavelmente inspirou Helena Blavatsky (leia sobre ela clicando aqui), que faz referências a "Atland". Entre suas afirmações está a de que um frísio chamado Tunis fundou o porto fenício de Tiro em 2000 a.C. e que um outro frísio chamado Inka criou um reino no extremo Ocidente, depois de procurar pela Atland perdida. Também diz que o alfabeto grego é derivado de um antigo alfabeto frísio.

O nome "Atland" lembrou os amigos e amigas de alguma outra lenda? 


Fonte: Fantastipédia

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
O farol deserto: Mistério nas ilhas Flannan em 1900.
Madame Blavatsky.
Os três locais mais temíveis da Rússia.
Geólogos acham possível continente submerso a 1.500 km do RJ.
Museu de antropologia criminal de Cesare Lombroso.
A Igreja do sagrado coração do Sufrágio em Roma.
Os fantasmas do reformatório de Mansfield.
Cemitério do inferno no Kansas.
Os sinais de Morte.
O poço dos templários.
A noiva cadáver de Carl von Cosel.
As múmias mais estranhas e assustadoras do Japão.
A história do homem que supostamente viveu 256 anos.
Cabeças encolhidas.
A incrível planície dos Jarros, a Stonehenge asiática.
Descoberta na Bósnia pirâmide de 25 mil anos.
As cidades perdidas da Amazônia.
Os mistérios de Tiahuanaco.
O mistério de Samaipata.
O Manuscrito de Voynich.
A Sociedade Secreta Thule.

Um comentário:

  1. ô se lembra ...

    A parte bom do "desemprego" é que sobra mais tempo pra ver os excelentes post do ns e do rusmea !!!

    ResponderExcluir

Topo