Os easter eggs da Pixar

em 06/06/2013


Olá amigos e amigas, ontem foi ao ar uma postagem aqui no Noite Sinistra, falando de uma mensagem "secreta" no som de notificação do Facebook (Clique aqui para recordar). Pois bem, essa mensagem na verdade é um Easter Egg. Como eu gosto de dar continuidade nos assuntos, eu resolvi fazer a postagem de hoje, falando dos Easter Eggs da Pixar. Para essa postagem eu recorri ao texto de um blog que ha tempos atrás eu lia, trata-se do Diário Cinéfilo. Eu costumo colocar nos textos uma abordagem própria, mas nesse caso mantive a abordagem do texto original, portanto todos os créditos devem ser dedicados ao blog do qual eu retirei esse material...Não houveram adaptações da minha parte...Portanto aproveitem esse rico e curioso material e fiquem aos cuidados do Diário Cinéfilo.

Uma das coisas que a Pixar mais gosta é Easter Eggs - referência de seus próprios filmes em algumas obras, referências escondidas e que cabe a nós encontrar. Antes de qualquer coisa, devo deixar claro que easter eggs NÃO SÃO mensagens subliminares. São coisas diferentes. Os easter eggs são coisas inofensivas e só servem como um pequeno passatempo. Um exemplo de easter egg é, por exemplo, Alfred Hitchcock aparecendo como figurante em seus próprios filmes. Esses todos conhecem. Então que tal a gente dar uma olhadinha em alguns Easter Eggs presentes nas animações da Pixar.

Vamos começar dos mais óbvios.
Em Monstros S.A., como todos sabem, quando Boo está em seu quarto mostrando seus brinquedos ao monstro Sulley, ela acaba lhe dando um boneco que, depois, virou um personagem popular e com seu próprio filme, o Nemo.


Isso todo mundo viu. Mas vocês repararam também que, na mesma cena, sobre uma mesa à direita, aparece Jessie, a vaqueira parceira de Woody, de Toy Story?


Outra coisa óbvia era a participação da voz de John Ratzenberger nos filmes. Em todo (ou quase todo) filme da Pixar, a voz dele está presente, nos mais diversos personagens, presentes na imagem abaixo:


Outra coisa também óbvia (pelo menos eu percebi logo de cara quando vi o filme) é a participação do nome Dinoco em dois filmes da série. Em carros, Dinoco é a empresa pela qual Relâmpago McQueen briga o filme todo por um patrocínio. Repare que a empresa tem até uma logomarca.


Do que será essa empresa? Essa é fácil! Dinoco nada mais é que um posto de gasolina. Como eu sei? Woody e Buzz vão parar lá no primeiro filme.


É nesse posto que Woody e Buzz encontram o carro do Pizza Planet, onde eles pegam uma carona.


Esse carro é clássico nos filmes da Pixar. Ele aparece também em outros filmes.


Por exemplo: em Ratatouille, pode-se ver, em uma cena, tal carro passando bem no fundo do cenário. Consegue ver?



O carro do Pizza Planet também faz uma pontinha em Carros. É o primeiro carro da esquerda para a direita. 


Abaixo podemos ver o trailer que apareceu em Vida de Inseto e, posteriormente, em Monstros S.A.


Outro easter egg interessante é o personagem principal do curta O Jogo de Geri.


Agora em Toy Story 2.


A Pixar gosta de reciclar personagens. Por exemplo: o soldadinho que protagoniza o curta Brinquedinho.


Podemos vê-lo debaixo da cama desse personagem do curta Quase Abduzido que mais parece o Linguini, de Ratatouille?


Outro personagem reciclado pela Pixar é o Bomb Voyage. Isso mesmo. Nem aquele terrorista pateta de Os Incríveis escapou.


Parece que, depois de ter seus planos estragados pelo Sr. Incrível, só restou a ele voltar à seu país de origem, a França, e fazer mímica, como mostrado em Ratatouille. Vejam-no lá ao fundo.


Outro personagem repetido foi o Lotso, o ursinho maligno de Toy Story 3. Mas espera aí. Onde mais ele pode ter aparecido? Em Up - Altas Aventuras, é óbvio.


ANTES DE PROSSEGUIR: Vocês lembram-se da bola azul e amarela com a estrela vermelha que aparece em Monstros S.A. e eu pedi para vocês não se esquecerem? Pois bem, olha ela ali de novo, na imagem de Up. E parece que Toy Story 3 é muito ligado à Up. Por exemplo, em uma das cenas, pode-se ver um papel colado ao fundo, que é na verdade uma carta destinada à duas pessoas.


Caso não tenho conseguido identificar para quem está sendo mandada, ela é destinada ao casal Carl e Ellie Friedericksen, o simpático casal de idosos de Up - Altas Aventuras. Com a morte de Ellie, Carl decide viajar com sua casa até a América do Sul, e assim começa a aventura.

O Andy, dono do Woody, tem um monte de livros guardados. Estes devem ter sido doados pela Pixar. Preste atenção.


Daquele livros, dois se destacam. Um tem a capa bege e está bem atrás dele - é o segundo, da esquerda para a direita). O título é The Adventures of André and Wally B. Mas só está aparecendo metade do título. Como eu sei que esse é o título?

É o nome de um dos curtas da Pixar.


Outro livro interessante é o sétimo, contando da esquerda para a direita, com a capa verde. O título é Tin Toy. Mas o que ser Tin Toy? O título original do já citado Brinquedinho, o curta da Pixar.


E repare que, naquele livro, aparece o sobrenome do autor: Lasseter. Clara referência a John Lasseter, um dos manda-chuvas da Pixar, que dirigiu e roteirizou Toy Story, Carros e Vida de Inseto.

Um dos curtas mais legais da Pixar é Para os Pássaros.


Esses pássaros pequenos e invocados também aparecem na imagem abaixo, uma cena de Carros. Consegue enxergá-los?


Aplicando Zoom.

Já no curta Pular, aparece o simpático carro da imagem abaixo.


Espere aí! Mas este é o Stanley. Quem é Stanley? O fundador de Radiator Springs. Os moradores até colocaram lá uma estátua em homenagem ao velho.


Outra aparição interessante é a daquele bichinho que pula em cima do "I" no logo da "Pixar".


Espere aí! Não é ele que, fantasiado de vermelho, se infiltrou em Toy Story e jogou Buzz pela janela?


Epa! O que aquela lagarta de Vida de Inseto está fazendo em Toy Story 2?


Aquele garoto que está lendo uma revista na sala de espera do dentista em Procurando Nemo... Repare em sua revista. Lá na capa não é o Sr. Incrível com seu uniforme antigo, o azul?


E no curta Seu Amigo, o Rato, que acompanha o filme Ratatouille? Alguém achou um famoso personagem da Pixar lá?


Observe esta cena.


Quem está dirigindo aquela nave?


Ora, vejam só. É o WALL·E!

Para finalizar, vejamos outro personagem famoso em outro filme da Pixar, mais precisamente em Toy Story 3. Na creche Sunnyside, pode-se ver ao fundo, um brinquedo de um personagem. Não é o Relâmpago McQueen?


E para terminar com chave de ouro, o mais interessante, curioso, misterioso e assustador! O que significa A-113? Não sei, mas parece que a Pixar gosta bastante disso. Observe na imagem abaixo.


Calma! Ainda não acabou. Vamos falar agora do ícone da Pixar... a bola azul e amarela com a estrela vermelha estampada. Caso não lembre, pedi para você memorizá-la quando ela aparece no canto da tapete da Boo em Monstros S.A.


E também quando ela aparece na frente da cômoda no quarto da menina em Up - Altas Aventuras.


Mas você já deve ter visto essa bola em outros lugares, que não sejam aí. Se você tiver a versão internacional do DVD de Toy Story 2, poderá vê-la rolando no menu principal, do lado direito da televisão.


Ah, você não compra DVD importado? Então você deve ter visto esta bola no curta Red's Dream. Bastava olhar onde o palhaço está pisando.


Ah, você também não viu esse? Então deve ter visto este objeto perseguidor no curta Luxo Jr. Só pode ser!


Ahá! Foi aí, hein? Espera! Você acha que viu em outro lugar além desses? Onde mais pode ser? Será que foi no curta Ataque do Zezé, o personagem de Os Incríveis?


Ah, foi aí, né? Mas, na verdade, a maioria das pessoas lembra dessa bola por sua participação em Toy Story. É em cima dela que Buzz cai depois que tenta provar que sabe voar.


Pois é. Quem diria, hein? Acho que se o logo da Pixar fosse essa bola, faria perfeito sentido.

Fonte: Diário Cinéfilo.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:

5 comentários:

  1. outro que gosta de easter eggs é a marvel , ex : no ultimo filme do homem de ferro quem aparece na cena pós creditos houvindo o tony stark falar pelos cotovelos ? bruce banner , o alter-ego do hulk , e se reparar bem , no mesmo filme , aquele que se fingia ser o mandarim ao tirar o capuz aparece na nuca dele o escudo do capitao america tatuado , mas nao é o unico filme , todos ou maioria tem easter eggs , sei disso porque sou muito fã de quadrinhos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses Easter eggs eu não conhecia...legal!!!

      Excluir
    2. http://www.legiaodosherois.com.br/2013/10-easter-eggs-em-filmes-da-marvel.html caso ficou interessado ;)

      Excluir
    3. Postagem realizada...vc pode conferir ela no link abaixo...

      http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/06/10-easter-eggs-em-filmes-da-marvel.html

      Excluir

Topo