Método de execução: Tapocrifação

em 05/08/2013


Olá amigos e amigas, chegamos ao mês de Agosto, sendo que no dia 27 desse mês o blog Noite Sinistra estará completando seu primeiro ano de vida. Como forma de comemorar o aniversário do blog teremos algumas novidades, que vão desde um novo template, até algumas postagens especiais. A postagem de hoje é uma dessas postagens especiais, na verdade a postagem de hoje é o reinicio de uma antiga série de postagens que deixaram sua marca aqui no blog Noite Sinistra. Os leitores que acompanham o blog desde o seu início irão se lembrar dessa série, em que uma vez por semana era publicado um texto falando de Métodos de execução utilizados antigamente, se você for novo no blog e quiser dar uma olhada para entender melhor, acesse o Marcador Execuções, ou clique AQUI, e dê uma conferida nos textos que aparecem mais ao final da página.

Por que essa série merece uma segunda temporada? Bem, essa série foi uma das primeiras séries do Noite Sinistra, e as postagens que faziam parte dela, foram algumas das postagens mais visualizadas do blog na época, e continuam rendendo ótimos acessos mesmo hoje em dia, ou seja, essa série tem papel fundamental no crescimento do blog Noite Sinistra, e agora que chegamos a um momento tão importante dessa nossa curta história eu achei interessante trazer ela de volta.

E como será essa segunda temporada? Eu estarei publicando um texto por semana com esse tema, durante todo o mês de agosto. Portanto a segunda temporada terá pelo menos quatro postagens novas.

Mas chega de papo furado, e vamos conferir o terrível método de execução de hoje, a Tapocrifação.

A Tapocrifação, ou enterro prematuro, enterro vivo e funeral vivo como também é conhecido, consiste em enterrar vivo a pessoa a ser executada. Isso pode acontecer intencionalmente como uma forma de tortura, assassinato ou método de execução, mas também pode acontecer com o consentimento da vítima com o objetivo de escape (muitos "mágicos" possuíam números em que eram enterrados vivos tendo que demonstrar suas "habilidades" para escapar) ou como forma de suicídio. A vítima também pode ser enterrada viva por engano, ao supor-se que está morta quando não o está. Diz-se que o medo de ser enterrado vivo é um dos mais comuns medos humanos.

A Tapocrifação na Antiguidade


A história antiga relata vários casos de pessoas enterradas vivas, como forma de castigo.

Segundo Heródoto, uma das evidências de que Cambises tinha ficado louco foi que ele mandou enterrar vivos, e de cabeça para baixo, doze nobres persas, sem nenhum motivo razoável. Segundo Ctésias de Cnido, Apolonides de Cos, médico e amante da rainha Amitis, viúva de Megabizo, foi enterrado vivo no dia em que Amitis morreu.


Este era o castigo para as virgens vestais que violavam o voto de castidade. Opilia, no início da República Romana e Sextília, na época das Guerras Pírricas, foram enterradas vivas por adultério.

De acordo com lendas, São Vitálio, após ser torturado no potro (ferramenta de tortura usada antigamente, sendo uma espécie de cavalo de madeira em cima do qual o torturado era colocado, sendo os seus membros atados a um torno, que uma vez acionado, retesava as cordas e deslocava os membros da vítima), foi enterrado vivo. Ele teria sido torturado pelos Romanos durante as perseguições aos Cristãos, com a finalidade de que Vitálio renegasse sua fé, o que acabou não acontecendo, e assim ele foi executado através do enterro prematuro.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

10 comentários:

  1. VISH!!! Ser enterrado vivo é o segundo pior modo de morrer... O primeiro é o empalamento... (só de pensar me dá ânsia de vômito e arrepios...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique no aguardo amigo, pois eu acho o método que será abordado semana que vem é ainda cruel e terrível que o dessa semana...

      Excluir
  2. Por falar em séries...
    cadê as dicas de filmes???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to preparando uma dica aqui, só como o filme é meio antigo to precisando arrumar um tempo para assistir ele de novo...rsrsrsrs. Mas logo logo teremos uma dica nova...

      Excluir
  3. eh minha serie favorita esta de volta !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma série que ajudou a alavancar o Noite Sinistra...nada melhor que trazer ela de volta no mês de aniversário do blog neah?...rsrs

      Abraços manolo...

      Excluir
  4. Muito bom!! Que bom que a série voltou,sempre gostei de ler!!!Esse texto me fez lembrar de O enterro prematuro de Poe,tem uma parte em que a descrição da pessoa enterrada viva é sufocante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conhecia esse texto do Poe...vou ver se encontro...rsrsrs

      Valeu pela participação Marciela...abraços...

      Excluir
  5. AMO esse blog, simplesmente incrível! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Kellia...é muito importante saber que o trabalho da gente ta sendo apreciado...isso é um gigantesco incentivo...Abraços...

      Excluir

Topo