Polos magnéticos do Sol estão prestes a inverter

em 01/09/2013


Algo realmente marcante está prestes a acontecer no Sol. Segundo medições de observatórios da NASA, o campo magnético do Sol está prestes a inverter.

"Parece que estamos há não mais do que três a quatro meses de uma inversão de campo completa," disse o físico solar Todd Hoeksema, da Universidade de Stanford. "Esta mudança terá um efeito cascata em todo o Sistema Solar."

O campo magnético do Sol muda de polaridade aproximadamente a cada 11 anos, sempre no pico de cada ciclo solar.

A próxima reversão irá marcar o ponto médio do ciclo solar 24 - metade do "máximo solar" já terá passado, e vamos nos encaminhando para a metade final.

Isso significa que o atual "máximo solar" será na verdade bem "mínimo" - um dos mais fracos nos últimos 100 anos.

Influência solar

"Os campos magnéticos polares do Sol enfraquecem, vão a zero e, em seguida, emergem novamente com a polaridade oposta. Esta é uma parte normal do ciclo solar," esclarece o também físico solar Phil Scherrer.

Normal, mas a inversão do campo magnético do Sol é, literalmente, um grande evento.

A influência magnética do Sol (também conhecida como a "heliosfera") estende-se por bilhões de quilômetros além de Plutão. A mudança a polaridade causará ondulações magnéticas que alcançarão até as sondas Voyager, já na fronteira do espaço interestelar.

Na verdade, essas ondulações representam uma proteção mais forte - para a Terra por exemplo - contra os raios cósmicos, que chegam do espaço interestelar.

Conforme a inversão total do campo magnético solar se aproxima, os dados dos observatórios mostram que os dois hemisférios do Sol estão fora de sincronia.

"O pólo norte do Sol já mudou de sinal, enquanto o pólo sul está correndo para recuperar o atraso," disse Scherrer. "Em breve, no entanto, os dois pólos terão revertido, e a segunda metade do máximo solar estará em andamento."


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

4 comentários:

  1. oi meu caro , sou o Djalma , de novo , eu fiz o log out do bagui do gmail pra poder acessar blogs como OMR (porque quando eu to logado aparece "você não tem permissão pra acessar" , e quando eu não estou logado da a opção de escolher entre acessar ou não) , enfim , esqueci minha senha de novo (e isso sempre acontece na época dos LSs kkk) e esse assunto eu não poderia deixar de comentar , já que é uma das minhas matérias favoritas , o Universo . Essa inversão como diz a postagem o ponto máximo está ficando cada vez mais fraco , seria um sinal de que o sol esteja se apagando ou ficando mais fraco , ou sei lá , um começo do fim ?
    O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inicio do fim?...Creio que não amigo...pelo visto essa mudança de polaridade é normal...Um dia o sol chegará ao seu fim, assim como muitas estrelas, mas acho que a gente já terá esgotado os recursos do nosso planeta muito antes disso acontecer...

      Abraços manolo...

      Excluir
  2. Eu não sabia que essa troca de polaridade acontecia e achei bem interessante. Como são as coisas, né... tudo tão intimamente ligado no mundo. É uma caixa de pandora, sempre aparece um novo acontecimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astronomia é algo muito fascinante...tipo existem tantas coisas curiosas no cosmos...pensar nisso me faz sentir-me minúsculo perante tais coisas...

      Abraço Bruna...

      Excluir

Topo