A lenda do Carro Preto

em 15/10/2013


Saudações galera atormentada... Hoje voltamos a falar das "Histórias e lendas brasileiras", que é uma série de postagens que necessita das dicas dos leitores, visando conhecermos lendas e causos ao redor do nosso Brasil (ideia maravilhosa do amigo Silvio, dono do blog O Mundo Real). Essa semana trago a dica da Lady Dias, dona do ótimo blog Medo Sensitivo. Convido todos a conhecerem uma das Lendas Urbanas que mais terror causou na década de 90 em diversos pontos do Brasil. Deixo vocês aos cuidados da amiga Lady Dias.

A lenda do Carro Preto

Quando eu era criança, anos 90, fui aterrorizada por uma "lenda" que até hoje se ouve falar... O tão temido carro preto que passava devagar pelas ruas das cidades à procura de crianças sozinhas e desavisadas. Dizia-se que o carro ficava à espreita na intenção de sequestrar as crianças e vendê-las no mercado negro para a venda de órgãos. Isso meteu medo em MUITA gente aqui de Fortaleza-CE.

E muito se falava sobre isso, as mães ficaram com tanto medo que não deixavam mais seus filhos sozinhos. E as crianças? De tanto medo passaram a ficar mais tempo dentro de casa(antigamente era comum as crianças brincarem nas ruas). Eu não era exceção, TINHA MUITO MEDO! Não podia ver um carro preto andando mais devagar que o normal que saia correndo.

Um casal muito "simpático" esperava as crianças nas saídas da escola e oferecia bombons e doces para elas e quando elas aproximavam do carro eram arrastadas para dentro sem chance de fuga. Parecia uma tática infalível...

Haviam muitos relatos de crianças desaparecidas na época, a maioria nunca foi encontrada e as poucas que foram estavam sem vida e sem órgãos. O relato mais conhecido foi o de uma menina que teria sido sequestrada pelo dito carro, mas conseguiu fugir se escondendo dentro de um latão de lixo. Ela escutou o casal conversando e eles diziam repetidamente "Procure direito! Não podemos perder essa mercadoria!" Como não conseguiram encontrá-la foram embora, pois já estavam levantando suspeita.

A menina foi encontrada por recicladores e estava visivelmente dopada, havia algo mais que açúcar naqueles bombons... Ela foi encaminhada para a delegacia, onde finalmente reencontrou seus país e o ocorrido ficou conhecido por todo Brasil.

~Ladydias

Outros Casos

“Lenda do carro preto” apavora Mundo Novo - Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2012

Boatos e informações desencontradas resultaram em uma lenda urbana. “Carro Preto” ainda dá margens para boatos em Mundo Novo. Uma grande confusão que povoa o imaginário da população de Mundo Novo há mais de uma semana se transformou em um transtorno para pais e toda sociedade em geral diante da repercussão de um caso que começou com uma denúncia anônima na Rádio Pantanal FM, na terça-feira (11), que um misterioso carro preto estava“tentando pegar as meninas nas saídas das escolas” e que mobilizou as polícias militar e civil em rondas nas adjacências dos colégios. Rapidamente a “estória” ganhou mutação e o carro preto já“pegava as crianças para que as mães pudessem sacar dinheiro no banco”. No final da semana(sexta-feira) o sequestro já era para captação de órgãos. A lenda ganhou mais “veracidade”quando um fato ocorrido no dia 26 de julho último, há mais de 45 dias, foi “teletransportado” para a última semana e dado como acontecido em comunhão com o “carro preto”. Na verdade, o que ocorreu no último dia 26 de julho foi um golpe conhecido como “falso sequestro”, onde um Corsa prata abordou uma mãe que havia levado a filha para a escola dizendo que outro componente da quadrilha estava com a mesma. Por telefone, depois de informar a cor das roupas da menina, a mulher que conduzia o Corsa Prata, placa de Marialva-Pr, exigiu dinheiro, que foi retirado do banco e entregue para a ameaçante. O montante de R$ 4.200,00 foi entregue. A aluna nem havia saído da escola e estudava normalmente. Os bandidos não foram encontrados.

PM e Polícia Civil aprendem carro para averiguação. Depois da difusão de que um carro preto estaria assediando crianças na porta da escola, seguindo denúncia via telefone, as mães passaram a fazer ligações e visitas as autoridades preocupadas. Diretores das escolas e as autoridades de segurança foram procurados. A rotina mudou drasticamente e várias atividades extracurriculares das crianças foram abortadas. O professor de Futebol e Futsal do URSO, Jorge Henrique, informou que o número de alunos nos treinos caiu mais da metade na última semana. Os pais não estão deixando seus filhos brincarem em parques e canteiros a menos de uma esquina de casa. Diante disto aumentaram-se as rondas e um carro preto, diante de tantos, chegou a ser averiguado. Constatou-se que nada havia e que os mesmos, de Mato Grosso, tinham parênteses em Mundo Novo e não possuíam antecedentes. A nossa reportagem escutou a Policia Militar, Civil e as escolas Castelo Branco (vice-diretora Vanderlene) e Carlos Chagas (diretora Júnias), além da rádio Pantanal. O ponto uniforme é que a polêmica começou após a divulgação no programa “Manhã 105”, do comunicador Vanderlei Gomes, na terça-feira (11). Segundo o radialista “a intenção foi apenas alertar os pais para prevenir algo pior”, já que o município vem sofrendo nos últimos anos com crimes bárbaros (Caso Patresi, Caso Vitória e Caso Vanessa), e que por isto o profissional não buscou outras fontes que a denúncia anônima via telefone. Segundo as polícias Militar e Civil os pais de filhas jovens e/ou adolescente tem que tomar muito cuidado para não alardear a comunidade, pois segundo um policial que preferiu não se identificar, “pode acontecer de uma filha matar aula para namorar de carro” e causar uma rede de boatos. Para o delegado da polícia Civil Natanael Mathias, devem-se procurar as autoridades com calma e de forma oficial caso qualquer atitude fuja da normalidade, mas que a população pode manter a tranquilidade que todo o ocorrido não passa de um grande mal entendido.


Lenda do sequestrador do carro preto assusta em São Paulo - 05/05/2010

A história de um sequestrador de crianças que trafega num carro preto na Zona Sul de São Paulo vem tirando o sono de paulistanos. Considerado uma lenda urbana, esse boato afeta diretamente a rotina de pais e filhos. Segundo a Polícia Civil, nunca foi feito nenhum boletim de ocorrência desse tipo de sequestro na região.

A desempregada Maria Luiza Isaias da Silva é uma das que ficou assustada com o boato. “Ele corre, ele chega em casa assustado [quando vê um carro preto].” A dona de casa Maria da Gloria Alves de Andrade afirma estar com medo dos supostos sequestros. “Só que eu não posso deixar o medo me vencer. Eu tenho que tomar cuidado, eu tenho que levar minha filha para a escola, vou buscar.”

A criançada também está apreensiva. “De noite, tenho medo de passar no meio dos becos”, disse Rafael Martins Rocha, de 13 anos.

Segundo o presidente da União de Moradores de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, não há motivo para pânico. “Uma história que foi criada, que tomou uma proporção maior e que as pessoas acabam acreditando que é verdade. Mas, na verdade, não existe carro preto, não existe sequestrado.”

As lendas urbanas sempre começam com um boato e são passadas para frente. O fato é que nenhuma dessas histórias foi confirmada até agora.

Esses boatos também se espalham na internet. Uma mensagem alerta sobre assaltos nos cinemas dos shoppings: um grupo de rapazes fica próximo à porta e, poucos minutos depois, um rapaz saca um revólver dizendo que é um assalto.

Uma outra mensagem que circula em Sorocaba, a 99 km de São Paulo, diz que um banco de olhos joga no lixo as córneas não utilizadas. O boato foi tão grande que o hospital precisou montar uma central de atendimento para desmentir o comunicado.

Segundo o pesquisador de cultura popular Carlos Renato Lopes, essas histórias surgem do imaginário popular. “Muitas vezes são fatos concretos que adquirem uma estatura de lenda. Ela vai se repetindo, se transformado.” Para o especialista, as pessoas devem permanecer calmas.“Isso não precisa fazer mudar nossa rotina, fazer mudar nossos hábitos.”


Segundo a GLOBOsta é tudo boato gerado por uma população em 'pânico'. Um carro preto que passa pelos bairros sequestrando crianças? Não há nenhuma evidência que isso aconteça.


Vale ressaltar que em todos os estados já se ouviu falar de algo parecido: um carro preto sequestrando crianças... Bom, dizem que isso não passa de uma lenda urbana, mas vai saber? 

E o que você acha?

Agradecimentos e Fonte:
 Medo Sensitivo

Gostaria de mais uma vez pedir aos amigos e amigas que se vocês conhecem uma lenda da sua região ou curiosidade estranha, enviem ela para o e-mail fernando.sg83@gmail.com, ou mesmo podem mencionar ela nos comentários do blog. Ta sendo muito interessante essa série de postagens, pois estamos conhecendo um pouco mais do nosso próprio país.

Abraços galera!!!!

Quando amanhecer, você já será um de nós...

19 comentários:

  1. O famoso diplomatão preto

    E a do homem do saco :

    Um belo dia passou em minha rua um andarilho com um saco de reciclagem nas costas : Pernas pra quem tem kkkk se cagamos inteiros , so dava muloque indo embora chorando , mãe saindo pra ver o que tava acontecendo kkkkkkk" não falei que se vc ficasse desobedecendo ele iria vir te buscar ?"

    hahahahahahahaahahahaha Cara foi muito massa , depois disso a rua ficou até mais sossegada , todos viraram anjinhos kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história também era muito usada por aqui por parte das mães, para "educar" os filhos....rsrsrs

      Nossa geração foi educada a base de trolagem...rsrsrs. Mas como era bom!!!!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aqui tb tinha dessas

      Excluir
  2. me lembro bem dessa historia,e a do velho do saco tambem,,quando era moleque,na minha vizinhança,tinha um mendigo q os adultos diziam ser o velho do saco,nem preciso dizer o pavor q tinhamos dele.mas a historia quase acabou em tragedia,a molecada,pensando em expulsar ele da vizinhança,acabou botando fogo no barraco do infeliz,por sorte ele se salvou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente em quase tudo quanto é lugar em que histórias do homem do saco se espalharam havia um homem, geralmente mendigo, que se enquadrava na descrição...mas eu nunca tinha ouvido falar que a gurizada tenha se voltado contra o cara...

      Povo violento esse da sua vizinhança...rsrsrs

      Excluir
    2. essa historia e famosa aqui..kkkk.o nome do kra era ze louco.eu era bem pequeno,tinha uns 5 anos+ ou-,e me lembro q fiquei brabo pq os guris mais velhos nao deixaram eu ir junto.kkkk.,eles roubaram gasolina dos carros dos pais deles e tacaram fogo no barraco do kra.agora,se a gente pensar bem,a culpa seria dos pais que ficavam assustando a molecada,a gente achava q estava fazendo um favor p a humanidade..afss,que horror.ate hj fico pensando que desgraça se o kra morresse.

      Excluir
    3. eita mulecada do mal kkk

      Excluir
  3. aeuhauehauehue na minha cidade tem um celta preto que falam que ja sequestraram acho que 2 crianças fica 1 homem e uma mulher no carro.
    Minha cidade é Januaria-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma pesquisada no assunto manolo...vai que isso vira uma postagem também...

      Excluir
  4. Adoreiii a ideia de lendas brasileiras :D
    São muitasssss que devem ter deixado a molecada bem comportdada! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...o Brasil é cheio de histórias...sem contar nessas lendas criadas pelos pais para assustar os filhos peraltas...rsrsrs

      Excluir
  5. Todo cuidado são poucos,onde existe uma história existem muitas verdades.

    ResponderExcluir
  6. Existem grupos ocultos como algumas lojas maçônicas, muitas frequentadas por políticos, que realizam rituais de sangue envolvendo crianças preferencialmente negras e do sexo masculino. O sequestro deve ser realizado em automóveis na cor preta por pessoas vestidas também com roupas pretas, isto faz parte do ritual.

    ResponderExcluir
  7. Sou de januaria tambem.eu digo que isso do carro preto nao era uma lenda na cidade nao.lenbra quando eu tinha uns 9 pra 10 anos um colega de rua meu quase foi pego pelo carro preto mais ele gritou tao auto que ouviran na rua toda o moleque ficou tramatizado mais de mes e viran um carro preto deichando o local cantando pneu isso acorreu na rua de baixo o cara que dr januaria tambem deve conheser a rua ou a historia real.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Alguém conhece a lenda do asubiador?

    ResponderExcluir
  10. Já disseram aqui na cidade que eu e uma mulher que morava comigo sequestrávamos crianças em um carro preto dirigido por mim e que vendíamos os órgãos em BH.

    Eu não tenho carro e nem sei dirigir.
    ¬¬

    O pior de tudo é que têm otários que acreditam nisso e nem falam comigo, mesmo nunca tendo sumido nenhuma criança.

    É phoda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...esses boatos são fodas...é só ver o que aconteceu dias atrás com a mulher que foi acusada no Facebook de sequestrar e matar crianças em rituais de magia negra e acabou morta quando os moradores do bairro dela decidiram fazer justiça com as próprias mãos...

      Excluir
  11. Aqui no Paraná era um Opala Preto. Mas nos anos 90 realmente teve um surto de sequestros de crianças então os adultos também acreditavam, era um apavoramento e loucura geral

    ResponderExcluir

Topo