Wendigo

em 16/10/2013


Olá amigos e amigas. A postagem abaixo é uma dica do grande amigo, parceiro e colaborador o Leon Leonidas, do ótimo blog Predomínio do Terror. O amigo Leon sugeriu que o blog Noite Sinistra fizesse uma postagem falando de uma impressionante lenda indígena norte americana, o Wendigo. Venham comigo conhecer um pouco mais sobre essa criatura da mitologia indígena.

O Wendigo, ou Windigo, Windago, Windiga, Witiko, Wihtikow e outras variações, é uma criatura sobrenatural da mitologia indígena da América do norte. Há várias versões do que é um Wendigo (muda de uma tribo para outra), algumas lendas dizem que é um humano que passou muita fome durante um inverno muito frio, sendo obrigado a comer um de seus parceiros. Após perpetuar atos canibais por muito tempo, acaba se tornando este monstro e ganha muitos atributos de caça, pode imitar a voz humana, escalar árvores com facilidade, aguentar muito peso e também possui uma grande inteligência. O Wendigo também ganha a capacidade de hibernar por um longo período de tempo, e quando passa por um inverno longo ele estoca suas vítimas em um caverna, assim as devorando lentamente. É uma criatura que tem um corpo que lhe permite sobreviver a qualquer tipo de ferimento inconstante.

Outras lendas dizem que o Wendigo é um guerreiro que durante a guerra entre tribos rivais, venderam suas almas em troca de poder, assim se tornaram homem-lobo. A partir disso eles tem que se alimentar de carne humana, e assim consumirem a alma destes humanos, como se fosse para substituir a alma que eles perderam.

Há também uma versão que diz que o Wendigo é um espírito que possui as pessoas que se tronaram canibais.

A crença de que um ser humano, que pratica canibalismo, adquire poderes sobrenaturais não é uma crença apenas dos índios norte americanos. Tribos da indonésia e de ilhas do pacifico também acreditam nessa crença, por isso os guerreiros vitoriosos devoravam partes, principalmente o coração, dos guerreiros da tribo perdedora, assim eles acreditavam que se tornavam mais poderosos nas próximas batalhas.

A doença do Wendigo

Como se não bastassem todos os atributos de força e astúcia que pudemos ver mais acima, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítima, que só ela pode sentir, depois, a pessoa que inalou aquele cheiro, começa a ter terríveis pesadelos à noite e, ao acordar, começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa e desesperadora que a pessoa em um surto de histeria acaba saindo dos aposentos gritando de modo alucinado, e retirando suas roupas ao longo do caminho. As pessoas infectadas com a febre que adentram a floresta, jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo).

Descrição do Wendigo

A descrição de como se parece um Wendigo, é uma descrição de um membro da tribo Ojibwa.

O Wendigo era magro ao ponto de parecer doente, sua pele seca esticava-se sobre seus ossos. Com seus ossos sendo empurrados para fora da pele, sua tez cinza como a morte, e seus olhos afundados nas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto muito magro, recentemente desenterrado da cova. O que pareciam ser seus lábios estavam rachados e sangrentos [...] Impuro e sofrendo das feridas de sua carne, o Wendigo exalava um cheiro estranho de deterioração e decomposição, de morte e corrupção.


O Wendigo na Criptozoologia

Embora poucos, já ocorreram avistamentos de Wendigos em alguns lugares. Algumas pessoas acreditam que ele é confundido com o Pé-Grande ou como Yéti (Abominável Homem das Neves), e que não seria uma criatura nova.

O local mais frequente para esses encontros seria Ontário, no Canadá, também conhecida como "A Capital do Wendigo", sendo visitada anualmente por entusiastas e pesquisadores.


Lá existem áreas que serviram de palco para avistamentos e alguns incidentes, tanto que há três lugares que ganharam o nome da criatura! São eles a Caverna do Wendigo, o Rio Wendigo e o Lago Wendigo, três pontos mais famosos por serem considerados a casa dele. Alguns dizem que ele consegue viver em praticamente todo o território do Canadá.

Como matar um Wendigo

Para se proteger de um Wendigo, existem amuletos que dizem afastar a criatura de quem os usar. Tampões ou fones de ouvido ajudam a proteger a vítima dos sons que ele produz para atraí-la.

Mas o que realmente mataria um Wendigo - segundo as lendas - seriam balas ou armas feitas de prata, como facas. Elas causam uma dor tremenda no bicho, podendo levá-lo à morte. Uma faca direta no coração da criatura a mataria instantaneamente. Os pedaços do coração dele devem ser colocados em uma caixa de prata e enterrados em um solo sagrado.

O corpo do Wendigo deve ser desmembrado com um machado de prata e descartado em áreas remotas (No fundo do mar ou em falhas geológicas, por exemplo) e separadamente. Se nada disso for feito, o Wendigo ressuscitará, e obviamente caçará aquele que o matou.

Essa postagem é um oferecimento do amigo Leon Leonidas do blog Predomínio do Terror.


Fontes: Wikipédia e  Predomínio do Terror

11 comentários:

  1. A parte que eu desconhecia era a de matar o bicho com bala de prata... De acordo com o que conheço, o jeito de matar o Wendigo é usando fogo, pois ele possui um coração frio...

    Obrigado por atender ao pedido, Nando. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é manolo...em Supernatural eles falam do Wendigo, se não me engano é o segundo episódio da primeira temporada, e nesse episódio eles matam a criatura ateando fogo nela...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante se alguem registrasse um avistamento de um wendigo...
    Belo post!

    ResponderExcluir
  4. O wendigo morre pelo fogo por que sua pele apesar de ser firme não resiste ao fogo e também seus caninos crescem e suas mãos se tornam garras e eles não iram te ver se você ficar parado sem se mecher. É isso que eu sei,

    ResponderExcluir
  5. Hahaha tirasse isso do jogo until dawn. Tenho esse jogo.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz um vídeo sobre o tema, se me der licenças gostaria de postar aqui :) https://www.youtube.com/watch?v=KsZftdBdbsM

    ResponderExcluir
  7. Parem de ser ingênuos,vcs não sabem de nada, a única forma conhecida e a mais eficaz de se matar um wendigo, é decapitando ele é logo em seguida arrancar seu coração e depois queimar apenas o coração, pois se tentarem queimar o corpo dele vcs falharam pois o wendigo possui grande capacidade regenerativa e as queimaduras mesmo se forem graves serão curadas depois de fazer tudo o que eu disse basta enterrar o corpo pois com o tempo o corpo do wendigo vai se tornar uma árvore sagrada conhecida como carvalho.

    ResponderExcluir

Topo