Método de execução: A dama de Ferro

em 04/11/2013


Olá amigos e amigas. Hoje irei atender o pedido do amigo RobViana, que solicitou uma postagem falando do método de execução que dá título a essa postagem. Muitos museus que possuem exposições falando de métodos de execução e tortura, principalmente na época da inquisição mencionam a Dama de Ferro. Venham comigo conhecer um pouco mais a fundo esse impressionante método de execução e também usado para obter confissões por meio de tortura.

A dama de ferro, também conhecida como "Virgem de Ferro" ou "Donzela de Ferro" devido a alguns exemplares tidos como medievais trazerem uma representação da face da Virgem Maria, é um instrumento de tortura e execução. Esse nome corresponde ao original germânico Eiserne Jungfrau e o instrumento consiste em uma cápsula de ferro com uma fronte esculpida, suficientemente alta para enclausurar um ser humano. Possui dobradiças e abre como um ataúde. Usualmente, existem pequenas aberturas por onde o suposto torturado ou condenado pudesse responder ao interrogador ou sofrer ferimentos através de facas ou pregos. No interior da cápsula havia cravos de ferro que perfuravam o corpo do aprisionado mas não atingiam órgãos vitais. Este perderia sangue ou mesmo agonizaria por asfixia, em uma morte geralmente lenta e dolorosa.


A "dama de ferro" é tida como própria da Idade Média, mas há estudos que afirmam não ter sido a mesma inventada antes do século XVIII. Não se conhecem exemplares de "damas de ferro" anteriores a 1793, quando os aparelhos de tortura medieval foram catalogados em atendimento à fascinação de colecionadores do macabro.

Um famoso exemplar de "dama de ferro", conhecida como dama de ferro de Nuremberg ou "Virgem de Nuremberg", surgiu por volta de 1802. Tinha um formato antropomórfico e representaria em estilo gótico primitivo a figura de Maria, a mãe de Jesus, com uma face piedosa.

A original se perderia durante o bombardeio aliado em 1944. Uma cópia proveniente do "Castelo Real de Nuremberg", que foi vendida para Charles Chetwynd-Talbot em 1890, juntamente com outros aparelhos de tortura, e, após ser exibida em Chicago, 1893, seria levada para uma tour americana. A cópia foi autenticada no início dos anos de 1960 e agora faz parte do Museu Medieval do Crime da cidade de Rothenburg ob der Tauber.


Alguns historiadores concordam que Johann Philipp Siebenkees criou uma história falsa em 1793. Conforme escreveu Siebenkees, o aparelho foi usado pela primeira vez em 14 de agosto de 1515, para executar um falsificador de moedas. Essa história é a mais difundida como sendo a primeira execução realizada com esse método.

Inspiração para a construção da "Dama de ferro" pode ter ocorrido de uma passagem de Santo Agostinho em seu livro "Cidade de Deus", quando é referida a morte de Marcus Atilius Regulus. Ele teria sido executado pelos cartagineses que o colocaram num caixote de madeira com pregos pontiagudos em ambos os lados, de modo a não poder se mexer sem ser perfurado. Outra hipótese é a máquina da morte de Apega, que foi chamada com o mesmo nome da esposa do cruel Nabis, tirano de Esparta.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

8 comentários:

  1. Horrivel(a forma de executação) muito bom texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagina ser torturado numa coisa dessas...vixi...me dá arrepios...

      Excluir
  2. fala Nando!! A quanto tempo eu não comento aqui *-* , o nome desse método de execução por acaso não é o nome de uma banda de heavy metal "pouco" conhecida por aí ? kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí sumido...rsrsrs. Realmente Djalma, algumas pessoas dizem que a banda Iron Maiden tem seu nome inspirado nesse método de execução. Já ouvi outras histórias que dizem que a inspiração veio da história do "homem da máscara de ferro".

      Excluir
    2. eu também já ouvi essa história , mas ainda acho que o instrumento de tortura é melhor (vai de cada um né) , mas realmente , eu estava desaparecido , mas decidi que tinha que voltar

      Excluir
  3. aeeeeeeeeeeeeeeeee \o/

    Valeu Cara! E parabens pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Sou eu mesmo (RobViana), só não sei o qq houve q meu nome ta aparecendo assim, acho q fiz bobagem no gmail!

      Excluir
    2. rsrsrsrsr...ou teu gmail tá bugado...

      Abraço manolo, que bom que gostou do resultado da postagem...

      Excluir

Topo