Crianças eram dadas como 'prêmio' para cães na Coreia do Norte

em 26/02/2014


O ex-guarda de um campo de prisão da Coreia do Norte, Ahn Myong-Chol, deu um depoimento emocionado em Genebra, durante a Inquérito de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre a Coreia do Norte, sobre todas as experiências de maus tratos que presenciou quando era guarda no campo de prisão 14, entre os anos 1987 e 1994. Entre as histórias, Myong-Chol relembra de como os guardas “premiavam” os cachorros quando atacavam crianças, matando-as.

“Certa vez, vi cinco crianças sendo atacadas pelos cães dos guardas. Três delas ficaram em pedaços e as outras duas, apesar de muito feridas, sobreviveram, mas foram enterradas vivas junto das outras”, contou o homem de 45 anos.

Segundo ele, os campos “se parecem com os campos de concentração nazistas, mas os da Coreia ainda existem por lá".

O ex-guarda conta que os soldados eram premiados quando matavam algum prisioneiro podendo “ir à escola”. Apesar disso, ele afirma que nunca matou ninguém.


Myong-Chol disse que só desconfiou de que os encarcerados não mereciam o tratamento desumano quando se tornou motorista, levando prisioneiros que diziam “não fazer ideia do motivo pelo qual estavam sendo presos”. Ele também contou que famílias inteiras, várias gerações, eram presas.

O pai de Myong-Chol tinha alta patente no exército do país e, por isso, ele começou a trabalhar cedo nos campos de prisão, em 1987. Depois de alguns anos trabalhando para o governo, a família de Ahn Myong-Chol foi perseguida e ele fugiu da Coreia do Norte para a Coreia do Sul. Ele trabalhou por anos em um banco e, hoje, trabalha em uma ONG que luta contra os abusos na Coreia do Norte, que ferem os direitos humanos.

Foto de 1952 dos campos que mostra prisioneiros norte coreanos e chineses segurando retratos dos líderes comunistas, Stalin e Mao Tse-Tung
O ex-guarda já encontrou ex-prisioneiros, como Chol Hwan Kang, que o perdoou. “Ele me perdoou porque, assim como outros ex-prisioneiros, entendeu que eu não tinha escolha”, contou.

Estima-se que entre 80 e 120 mil pessoas sejam prisioneiros políticos nos campos da Coreia do Norte, que tem uma população de 24 milhões de habitantes.

O Inquérito das Nações Unidas conclui que há abuso aos direitos humanos em relatório de 400 páginas na Coreia do Norte desde 1950 e encaminhou um apelo para medidas urgentes para resolver a situação no país, incluindo o recurso ao Tribunal Penal Internacional (TPI), além de recomendações para a Coreia do Norte , a China e outros Estados e à comunidade internacional para adotar sanções contra responsáveis ​​por crimes contra a humanidade.

À luz da informação recolhida, a Amnistia Internacional (AI) exigiu que a Coreia do Norte admita a existência destes campos para prisioneiros políticos, os encerre imediatamente, liberte todos os detidos que lá se encontram, bem como os seus familiares. A AI exige também que o regime de Pyongyang garanta o acesso imediato de organizações independentes aos campos, entre elas a Amnistia Internacional e as Nações Unidas.

A Comissão deverá apresentar formalmente as suas conclusões ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, em 17 de março de 2014.

Fonte: Terra

Quando amanhecer, você já será um de nós...

A chacina de Acari.
A Sociedade Secreta Thule.
Herta Oberheuser - Assassina Nazista.
Josef Mengele - "O anjo da Morte".
O massacre de Babi Yar.

6 comentários:

  1. Tem muita coisa desse tipo na Coreia do Norte, é uma lástima.

    ResponderExcluir
  2. Matar crianças.
    O gordinho está fudido quando morrer.

    ResponderExcluir
  3. É assim que o PT quer que o país seja.

    ResponderExcluir
  4. o que mais me deixa indignado é que o mundo já sabe disso faz tempo mas países como a COREIA NO NORTE. terem a proteção de outras nações que usam do mesmo artifício para calarem seus opositores torna difícil uma atitude mais enérgica(ataque com armas contra estes tiranos), o mundo ficará refém eternamente de ditadores tirânicos genocidas eternamente....depois ainda dizem que depois da morte se vai para o inferno...O INFERNO É AQUI SOBRE A TERRA. acho que quem morre acaba saindo do inferno....

    ResponderExcluir
  5. Muitos países fazem esse tipo de coisa...olha o caso do Brasil na época do regime militar...já ouviram falar do hospital Colônia em Minas Gerais? Era um depósito psiquiátrico para onde o governo mandava todos aqueles que o governo julgava que fossem arruaceiros...nesse hospital morreram mais de 60 mil pessoas...não precisamos ir longe para vermos coisas cruéis e absurdas...

    Muito grato pela participação de todos...

    ResponderExcluir

Topo