O misterioso Hexágono de Saturno

em 29/05/2014


Saturno é popularmente conhecido por seus anéis, mas ele tem uma outra característica tão fascinante quanto. O 'Hexágono', como é chamada a tempestade de formato geométrico que acomete o pólo norte do planeta gasoso, ainda é cercada de mistérios. Apesar disso, ela tem encantado pesquisadores há quase 30 anos, desde que foi descoberta. Agora ainda mais após a Nasa ter divulgado novas imagens em formato de vídeo, feitas pela sonda Cassini, que gravou o evento em alta-resolução.

O Hexágono tem aproximadamente 6km de diâmetro, e é absolutamente único no nosso sistema solar. A dimensão e dinâmica dele são bizarras. No centro do hexágono gira um furacão cerca de cinquenta vezes maior do que a média dos furacões da Terra. Sobre ele giram vários vórtices menores, presos em correntes de jato do hexágono, que roda no sentido horário, até que o furacão central, e a parte externa do hexágono, gire na direção oposta. Essas tempestades menores são visíveis na imagem acima como formas ovais avermelhadas. O maior dos pequenos vórtices, que aparece em branco no canto inferior direito do hexágono, tem cerca de 670 metros – cerca do dobro dos maiores furacões da Terra.

O evento foi registrado pela primeira vez pela sonda Voyager 1 na década de 1980. Apesar de não entenderem perfeitamente o hexágono, pesquisadores da Nasa informaram que as correntes abrangem uma área de aproximadamente 30 mil quilômetros e giraram em uma velocidade de cerca de 322 Km/h.


“O hexágono é uma corrente de ar e eventos climáticos que compartilham similaridades com esse pelo universo são notoriamente instáveis e turbulentos”, afirma o membro da equipe responsável pelo projeto do Instituto de Tecnologia da Cálifornia, Andrew Ingersoll.

Perto dele, os eventos climáticos mais brutais experimentos no nosso planeta parecem inofensivos. “Um furacão na Terra geralmente dura uma semana, mas esse existe há décadas – e quem sabe – talvez até anos”, comenta.


O vídeo foi feito em um período de 10 horas, em que a Cassini registrou imagens do planeta. A expectativa dos pesquisadores é de fazer imagens ainda melhores do hexágono em 2017, quando a iluminação sobre o planeta promete facilitar o processo de gravação.

Vídeo do Fenômeno recriado em laboratório



Fontes: Gizmodo e EM

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

17 comentários:

  1. as imagens são lindas e fiquei imaginando como seria legal ver Nana Gouvêa posando em meio aos destroços, e rezar pro furacão levar ela.

    ResponderExcluir
  2. Creio que as medidas estejam erradas ..

    ResponderExcluir
  3. Nossa que loucura, e aquele ponto vermelho oque seria?

    ResponderExcluir
  4. a frase.
    geralmente dura uma semana, mas esse existe há décadas – e quem sabe – talvez até anos”, comenta.
    Parece ter sido dita pelo Chaves, kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHAUHHAUHUAUHAHUHAUUHAUHAA né

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Chapolim Colorado!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. eh um gerador de energia limpa e ilimitada, a forma hexagonal eh pq esta sendo controlado artificialmente
    deve haver vida em saturno com ctz

    ResponderExcluir
  6. Cara, tá errado essa medida... Os lados desse hexágono são de 13.800 km... ou seja, um lado desse hexágono é maior que o diâmetro da terra... 6 km de diâmetro está totalmente errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da onde vc tirou a medida de 13.800 Km ? Se o diâmetro é igual a 6 km, logo entre lados paralelos temos 6 km de distância, e entre os vértices teríamos aproximadamente 6928 Km...é só vc desenhar um hexagono em escala em um software como autoCad ou SolidWorks (que é o software que usei para esses dados que forneci nesse comentário).

      Excluir
  7. Que espetáculo,dessa eu não sabia,parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esta postagem! O que daria uma boa postagem também é a lua Japeto de Saturno. Ela é muito peculiar e tem algumas teorias de que ela seria uma "estrela da morte" abandonada no nosso sistema solar.

    ResponderExcluir
  9. http://youtu.be/eifUePBmJOg

    ResponderExcluir

Topo