Quase 800 esqueletos de crianças descobertos em convento irlandês

em 05/06/2014


Saudações meus amigos e amigas, hoje voltamos a contar com a participação da nossa madrinha do Twitter, leitora, colaboradora, a querida amiga Elaine Lenhagui (), na elaboração de uma postagem. A amiga Elaine nos indicou uma descoberta macabra feita em território irlandês, onde uma série de esqueletos de crianças foram encontrados em um antigo convento.

A descoberta inicial foi em 1975, mas a polêmica esperou quase quatro décadas para estourar. Uma chocada Irlanda viu-se envolvida nos últimos dias no mais novo escândalo do tratamento indigno que jovens mulheres consideradas desviantes pela sociedade receberam no país católico conservador durante boa parte do século XX: uma historiadora descobriu agora que quase 800 esqueletos de crianças encontrados há 39 anos numa fossa séptica ao lado de um antigo convento da cidade de Tuam. O convento Santa Maria, administrado por freiras do Bom Socorro, abrigou jovens mães solteiras — a maioria internada à força pelas famílias — entre 1925 e 1961. Anteriormente pensava-se que os restos mortais eram de vítimas da fome que assolou o país em meados do século XIX e que matou centenas de milhares de pessoas.


— Alguém havia mencionado a existência de um cemitério para recém-nascidos, mas o que encontrei é muito mais que isso — declarou a historiadora Catherine Corless.

Catherine Corless
A reação da sociedade foi imediata. O parente de uma criança que nasceu na instituição entrou na Justiça para saber o que aconteceu lá. Segundo os registros do convento — que foi demolido para dar lugar a um conjunto habitacional, mas teve o local dos esqueletos preservado — as crianças morreram de desnutrição, doenças e maus-tratos. A mais velha tinha 9 anos, e o menor, dois dias.

O testemunho de uma mulher de 85 anos (identificada somente por seu nome de batismo: Mary) que em sua juventude passou quatro anos na instituição, confirmou as condições de vida miseráveis das mulheres internadas e de seus filhos, a alimentação insuficiente, a falta de higiene e os maus-tratos.

O secretário de Estado de Educação, Ciaran Cannon, pediu que se abra uma investigação, e o Gabinete vai abordar o tema. “Muitas das revelações são profundamente perturbadoras e uma lembrança impactante de um passado obscuro na Irlanda em que nossos filhos não eram amados como deveriam”, complementou Charlie Flanagan, ministro da Infância e Juventude.

O arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, também se juntou ao coro dos que pedem uma investigação, deixando, no entanto, a porta aberta a outras soluções.

Diarmuid Martin
— Se um inquérito público não for feito sobre os temas importantes pertinentes às casas para mães e filhos, então é importante que um projeto de História Social seja realizado para termos um quadro acurado desses estabelecimentos na História de nosso país — disse ele.

Ao investigar os arquivos do convento, no Oeste da Irlanda, a historiadora descobriu que 796 bebês foram enterrados sem caixão ou lápide. Ela descobriu a extensão da vala comum quando pediu os registros de mortes de crianças. Os recém-nascidos teriam sido enterrados de maneira secreta pelas freiras. De acordo com Catherine Corless, a taxa de mortalidade para crianças no convento era quatro a cinco vezes maior que o da população em geral.

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924
A descoberta recorda outro escândalo que também envolveu mães solteiras. Entre 1922 e 1996, mais de dez mil jovens trabalharam de maneira gratuita em lavanderias exploradas comercialmente por religiosas católicas na Irlanda. As internas conhecidas como as “Irmãs Madalena”, eram jovens solteiras grávidas ou que haviam demonstrado um comportamento considerado imoral no país fortemente católico.


Fontes: O Globo e El País

Agradecimentos a leitora  pela valiosa dica...

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

11 comentários:

  1. Poxa, que bizarro... um cemitério de crianças, é triste também, criança deveria ter uma infância feliz

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito triste mesmo,mas infelizmente no inicio do séc XIX,no final dele e anteriormente era o que mais existia e não apenas na Irlanda,mas nos demais países europeus,isso era uma forma de punição para as mães solteiras e usavam moradia como fachada para causar esses maus tratos e abortos também.

    ResponderExcluir
  3. sabe quando vc limpa a casa na maior preguiça e joga o lixo pra baixo do tapete (Fazia isso na casa de mamãe)? Acho que essas meninas eram o lixo pra sociedade naquela época, então eles encobriam a sujeira mandando pra "casa de Deus". É provável até que todos compactuassem com as crueldades cometidas por lá, mas as "meninas pecadoras" e sua prole eram consideradas lixo então, ninguém se importava. Mas o que me admira é que agora eles parecem se importar, mas essas coisas ainda acontecem e todos fingem ser cegos ou não se importam. O mundo continua cruel pra mulheres e crianças. Só espero que Deus exista e faça justiça.

    ResponderExcluir
  4. Pois é galera...o mais impressionante é que mais uma vez a igreja católica está metida em algo vergonhoso...a exemplo dos extermínios na Croácia na segunda guerra mundial, cruzadas, inquisição, pedofilia...enfim. O pior é que a igreja sempre nega, ao invés de punir aqueles que fazem essas coisas, usar essas punições como um exemplo para os demais...mas parece que a podridão vem de cima, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Qual é esse da Croacia? Tem aqui no blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Giuliana...vc pode acessar a postagem nesse link - http://noitesinistra.blogspot.com.br/2014/03/o-genocidio-servio-na-croacia-e-o.html

      Excluir
  6. Elson Antonio Gomes7 de junho de 2014 às 10:45

    Quem quiser saber mais sobre "As Irmãs Madalena" podem acessar no "Youtube" que tem um filme feito em cima dos fatos verídicos. O link para o filme é:https://www.youtube.com/watch?v=kgRcGKVPlLI

    E a Igreja Católica sempre teve seus podres. Quem se aprofundar um pouco na história vai ver que a Igreja Católica foi uma continuação do Império Romano.

    E para não ficar só na Igreja Católica, vou dar uma generalizada simples: as Igrejas/Religiões são feitas por Seres Humanos, e qual Ser Humano é perfeito?

    ResponderExcluir
  7. Fiquei sabendo dessa essa semana de um amigo evangelico que estava fazendo um trabalho para faculdade e vomitou pelos cotovelos com essa descoberta .

    Independentemente de religião , a "fé" ja matou mais que qualquer guerra ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é verdade manolo...nós seres humanos não aceitamos muito bem pessoas de grupos diferentes dos nossos...

      Excluir

Topo