A tragédia de Aberfan

em 28/07/2014


O desastre Aberfan foi um colapso catastrófico dos resídios de uma mina de carvão na aldeia em Aberfan, perto Merthyr Tydfil, em 21 de outubro de 1966. O desastre acabou matando 116 crianças e 28 adultos. A tragédia foi causada por um acúmulo de água na rocha acumulada e xisto, que de repente começou a deslizar ladeira abaixo, na forma de pasta. Essa rocha acumulada eram os resíduos retirados das minas durante o processo de escavação.

Mais de 40.000 metros cúbicos de escombros cobriram a aldeia em questão de minutos, e as salas de aula na Escola Pantglas foram imediatamente inundados. As crianças e professores morrem por causa do impacto ou asfixia. Se o desastre tivesse alguns minutos mais cedo, as crianças não estariam ainda em suas salas de aula.

Grandes esforços de resgate foram feitos, mas o grande número de curiosos, que se aglomeravam na aldeia, acabaram por dificultar o trabalho das equipes de resgate, e atrasou a chegada dos mineiros de Merthyr Colliery Valey.


As causa do desastre

Durante 50 anos, até 1966, milhões de metros cúbicos de detritos de mineração, escavados a partir da mina, foram depositados diretamente acima da aldeia de Aberfan. Enormes pilhas de despojos de pedra solta e mineração haviam sido depositadas sobre uma camada de arenito altamente poroso.

As autoridades locais tinham manifestado preocupação, quando em 1963, uma certa quantidade de despojos acabaram deslisando e atingindo a escola primária da aldeia, sem causar maiores danos. Este acontecimento, assim como as preocupações das autoridades locais foram amplamente ignoradas pela administração do Concelho Nacional de Carvão.


A tragédia

Logo no início da manhã de sexta-feira, 21 de outubro de 1966, depois de vários dias de chuva forte, um afundamento de cerca de 3-6 metros ocorreu no flanco superior do aterro mina No. 7. Às 09h15 mais de 150 mil metros cúbicos de detritos saturado de água rompeu as contenções de pedra e detridos e fluiu ladeira abaixo em alta velocidade. Fazia sol na montanha, mas a nebulosidade ainda tomava conta da aldeia, com visibilidade apenas cerca de cinqüenta metros. Os trabalhadores que estavam na montanha viram o início deslizamento de terra, mas não foram capazes de dar o alarme, pois o telefone dessa unidade de trabalho estava mudo, pois os cabos haviam sido roubados dias antes. No inquérito oficial sobre o desastre foi concluído que o deslizamento aconteceu tão rápido que um aviso de telefone não teria poupado quaisquer vidas, aliviando o sentimento de culpa daqueles que presenciaram todo o desastre.


A parte da frente da massa tornou-se liquefeita e desceu a ladeira em alta velocidade como uma série de ondas viscosas. Cerca de 120.000 metros cúbicos de detritos foram depositados nas encostas mais baixas da montanha, mas uma massa de mais de 40.000 metros cúbicos de detritos colidiu com a vila, deixando uma camada de lama com 12 metros de profundidade.


Grande parte dessa onda de lama e detritos de mineração colidiu primeiramente contra uma bairro, arrasando completamente cerca de 20 casas germinadas. O próximo obstáculo no caminho da lama foi a escola Pantglas, que a essa altura estava a pleno funcionamento. O choque destruiu boa parte das estruturas do colégio, deixando detritos com cerca de 10 metros de profundidade no local. Outras casas foram atingidas, obrigando os moradores a fugirem.


Os alunos da escola Pantglas recém haviam retornado para suas salas de aula. Eles haviam acabado de sair de uma reunião no auditório da escola. Se tivessem demorado apenas alguns minutos a mais para retornarem a suas salas, muitas vidas teriam sido poupadas, pois o auditório foi pouco atingido pela onda de lama.


O resgate

Após o deslizamento principal de terra ter parado, pais desesperados correram para o local e começaram a cavar os escombros, alguns arranhando os escombros com as próprias mãos, tentando descobrir crianças enterradas. Polícia de Merthyr Tydfil chegou logo depois e assumiu o comando das operações de busca e salvamento. Como a notícia se espalhou, centenas de pessoas dirigiram para Aberfan para tentar ajudar, mas seus esforços foram em grande parte em vão. Uma grande quantidade de água e lama ainda estava fluindo para baixo da encosta, e da crescente multidão de voluntários inexperientes dificultado ainda mais o trabalho das equipes de resgate treinadas que estavam chegando. Centenas de mineiros de minas locais correram para Aberfan, especialmente a partir da próxima Merthyr Vale Colliery, assim como os mineiros de Colliery e Taff Merthyr Colliery na vizinha a Taff Bargoed Vale. Muitos mineiros chegaram transportados em camiões abertos, munidos com suas pás, mas pelo tempo que esses mineiros demoraram a chegar ao local, havia pouco que pudessem fazer. Algumas crianças foram retiradas com vida na primeira hora, mas nenhum sobrevivente foi encontrado depois das 11 horas.


No dia seguinte, 2.000 trabalhadores e voluntários dos serviços de emergência estavam no local, alguns dos quais tinham trabalhado continuamente por mais de 24 horas. O trabalho de resgate teve que ser interrompido temporariamente durante o dia, quando a água começou a escorrer para baixo da encosta de novo, e por causa da grande quantidade e consistência do despojo.

Os corpos foram levados para uma capela próxima do local do acidente, lá uma equipe de 400 embalsamadores trabalharam para limpar e preparar cerca de 100 corpos. A liberação dos mesmos dependia da identificação por parte da família, o que acabou se tornando um evento ainda mais traumatizante para os pais. Uma mãe em depoimentos posteriores afirmou que foi necessário que ela examinasse uma grande quantidade de corpos mutilados de meninas, até que ela tivesse conseguido identificar a sua filha.

Inicialmente os corpos foram todos enterrados em uma mesma vala no cemitério local

Dos 144 mortos 116 eram crianças com idades entre 7 e 10 anos, ou seja, quase metade das crianças que estudavam na escola Pantglas.

Nos dias de hoje muitas das vítimas foram realocadas para túmulos individuais por suas famílias

Os culpados

O inquérito oficial culpou o Conselho Nacional de Carvão por negligência, e seu Presidente, Lord Robens, por fazer declarações enganosas. O parlamento logo criou uma nova legislação sobre a segurança pública com relação às minas e pedreiras.

Como já havia sido mencionado, o Conselho Nacional de Carvão havia feito vista grossa frente a um evento de deslizamento anos antes. O inquérito concluiu que se na época desses eventos tivesse sido conduzida uma investigação no local o desastre certamente teria sido evitado.

O presidente do conselho, Lord Robens de Woldingham, também acabou culpado no inquérito, pois quando o desastre aconteceu, ele demorou muito a se pronunciar e a tomar uma decisão com relação a ajuda nos esforços de busca. Fontes da imprensa afirmaram que Robens teria tentado usar sua influência para impedir que os veículos de imprensa noticiassem o ocorrido, abafando assim o caso. Como pena pelos seus atos Robens foi exonerado do cargo.

Lord Robens de Woldingham

As premonições sobre a tragédia

Durante as semanas que se seguiram o deslizamento, ficou cada vez mais evidente que algumas das crianças, bem como outras pessoas em toda a Inglaterra, haviam previsto a tragédia. Na realidade, 35 desses casos foram coletados por J.C Barker, psiquiatra inglês. Um de seus informantes foi a mãe de uma criança soterrada. Ela contou a Barker que, um dia antes do desastre, a filha de repente começou a falar da morte, explicando que não tinha medo de morrer. Ficou perplexa com aquela estranha conversa, porém não percebeu o significado das observações posteriores, relativas a um sonho estranho que a filha tivera.

- Sonhei que fui à escola - declarou a filha -, só que não havia nenhuma escola. Alguma coisa preta descera sobre ela.

Nem mesmo a menina conseguiu reconhecer que o sonho era uma advertência, e foi à escola no dia seguinte. Duas horas depois, estava morta.

Uma mulher de meia-idade de Plymouth, Inglaterra, também tivera premonições a respeito dessa tragédia.

- Na verdade, eu ''vi'' o desastre uma noite antes do acontecimento - relatou -, e , no dia seguinte, eu contara o sonho à vizinha, antes mesmo da transmissão da notícia. Primeiro, eu ''vi'' uma velha escola localizada em um vale, depois um mineiro galês e, por último, a avalanche rolando pela encosta da montanha. No sopé dessa montanha havia um menino com longa franja, com muito medo de morrer.


 Fontes: Wikipédia e Calafrio Real

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

4 comentários:

  1. Por essa merda toda o cara apenas foi demitido ???!!?? Parece até o Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...só que esse caso foi em 1966, logo a gente pode até acreditar que a situação pelos lado de lá andou evoluindo um pouco...mas pelos lado de cá...a história é outra...rsrsrs

      Abraços manolo...

      Excluir
  2. A Justiça pode ser cega, mas ela usa o tato para saber o valor do dinheiro.

    ResponderExcluir

Topo