O festival de Nag Panchami - Índia

em 10/09/2014


O festival de Nag Panchami é comemorado no mês hindu de Shrawan. O dia exato das festividades acontece no quinto após a lua cheia. No ano de 2014 o festival teve seu ponto mais alto no dia 1º de agosto. Esse festival é dedicado as cobras, sendo que nesse dia serpentes são reverenciadas e adoradas. O festival é muito comum na Índia e em alguns ponto do Nepal.

Durante o mês de Shrawan, devido as fortes chuvas comuns a essa época, as cobras tendem a se aventurar mais perto das habitações humanas, o que muitas vezes acaba provocando graves acidentes, principalmente no meio rural. Assim, no dia de Nag Panchami a divindade “Nag Devta”, relacionada com as cobras, é adorada. Nesse dia as cobras são adoradas e alimentadas com leite pelos devotos que buscam proteção de Nag Devta. Parece estranho, mas a grande maioria das pessoas pede proteção contra mordidas de cobra, e para isso se submetem a alimentar os animais, muitas vezes se expondo ao risco de serem mordidas.


Acredita-se que adorar as cobras agrada a Shiva, e que participar do festival de adoração as cobras ajuda as pessoas a se livrar de Haal Sarp Dosha.


Rituais do dia de Nag Panchami

No dia da Nag Panchami, é proibido todo tipo aração e escavação de terra, pois isso poderia matar e ferir os animais que estivessem em suas tocas. Nesse dia as pessoas oferecem as cobras leite e doces, flores, luminárias e até sacrifícios. Imagens de divindades feitas de prata, pedra, madeira ou pinturas na parede são primeiro banhado com água e leite e, em seguida, adorado com a recitação de mantras.

O fotógrafo Channi Anand registrou o momento em que uma devota oferecia leite tranquilamente para uma cobra-rei, uma das mais venenosas do mundo, durante um festival hindu em Jammu, na Índia. O festival Nag Panchami é dedicado ao culto às cobras.
Em algumas regiões do país o leite é oferecido junto com o açúcar. Uma característica especial é de oferecer uma flor de lótus, que é colocada em uma bacia de prata. Na frente desta bacia, uma rangoli (padrão de desenho colorido) de cobra é criada no chão com uma escova feita de madeira ou argila, prata ou ouro com uma pasta de sândalo ou açafrão como tinta.






 Fonte: Wikipédia e G1

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

3 comentários:

  1. Pela quantidade de festivais feitos para animais na Índia, o jeito é mandarmos os que estão em perigo de extinção para lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto na Índia o povo tem festival em homenagem até as cobras, na China o bagulho é mais tenso...http://oomundoreal.wordpress.com/2014/09/10/carne-de-cachorro/

      Excluir
    2. Eu vi a postagem.
      O problema é ver a cara do cachorro. Se fizerem como me fizeram comer carne de jacaré e de cobra, beleza. Está no prato, mando para dentro.
      Agora nem precisa eu ver, só escutar matando eu não consigo comer, prefiro passar fome.
      E se eu ver a cara do bicho como nas imagens do 'O Mundo Real', também esquece. prefiro fritar um ovo.

      Excluir

Topo