Dennis Rader: O Assassino BTK (Bind, Torture and Kill)

em 09/10/2015


Dennis Lynn Rader (09 de março de 1945) é um assassino em série estadunidense, que matou 10 pessoas no Condado de Sedgwick (e em torno de Wichita, Kansas), entre 1974 e 1991. Foi preso em 2005. Ele é conhecido como O Assassino BTK (ou O Estrangulador BTK). “BTK” significa “Bind, Torture, Kill”, que quer dizer “Amarrar-Torturar-Matar” que eram iniciais do padrão de ataque que fazia parte da sua infame assinatura. Ele está cumprindo 10 penas de prisão perpétua consecutivas na “El Dorado Correctional Facility”, em Kansas, a data mais próxima de ser libertado seria em 26 de fevereiro de 2180.

Assim como Ted Bundy, Dennis Rader é uma espécie de celebridade entre os serial killers americanos. Embora Bundy tenha se tornado mais marcante, talvez pela forma um tanto teatral de agir em seu julgamento e até em frente as câmeras, Rader também teve uma certa paixão pela mídia. Ao longo dos 20 anos em que ele esteve ativo, na maior parte do tempo a policia esteve de mãos amarradas sem conseguir desvendar sua identidade do torturador, que motivado pela sensação de impunidade, acabou várias vezes fazendo ameaças através de meios de jornais.

Infância

Filho mais velho de todos os irmãos e filho de William Elvin Rader e Dorothea Mae Cook. Quando criança, costumava torturar animais, espancando-os ou enforcando-os em árvores.


Em 1957, foi confirmado como membro da Igreja Lutherana. Casou-se com Paula Dietz e teve dois filhos. Se graduou como Bacharel em Administração e trabalhou numa assembléia para a companhia “Coleman”.


Vida social

Dennis Rader, homem de família, tinha 02 filhos e era casado, trabalhou por anos em uma empresa de segurança, onde aprendeu a desarmar alarmes ou outros sistemas das casas que invadia. Rader também serviu a força aérea americana.

Foto da época em que ele esteve a serviço da força aérea
Durante o período que ele cometeu os seus crimes ele manteve sua vida social, se tornando Presidente de grupo religioso e chefe de grupo de escuteiros. Ele era um membro respeitado da comunidade em que vivia.

Inicio dos crimes

Em 1974, na pequena cidade de Wichita, no interior do estado do Kansas, nos EUA, Dennis Rader, um aparente tranquilo e pacato funcionário público municipal e chefe escoteiro, iniciava uma carreira assustadora de assassinatos em série, marcados por uma frieza e sadismo impressionantes. Auto-intitulado BTK, o assassino ridicularizou as autoridades policiais com pistas e cartas endereçadas à mídia, além de reivindicar autorias de crimes, dizendo como eram seus crimes e como os fazia, descrevendo-os friamente criando uma atmosfera de terror e medo na pequena Wichita. BTK matou pelo menos 10 pessoas. Frio, calculista e dono de uma mente doentia, fazia de seus crimes, verdadeiras alegorias de crueldade e loucura, como por exemplo, amarrar bonecas nos corpos das vítimas.

Depois de 1991 ele ficou em “hiatos”, não se sabe o porque de Dennis Rader ter parado de matar a partir desta data. Nesse tempo ele começou a trabalhar como “Homem da Carrocinha” e usava armas com tranquilizantes para pegar os cachorros das ruas, inclusive se envolvendo em alguns problemas com donos de alguns cachorros que sumiram de certas residências, e afirmaram que Rader sacrificava animais sem motivo algum.

Rader foi preso em 26 de fevereiro de 2005, pelo Chefe de Polícia de Wichita, Norman Willians, quando, friamente e sem demonstrar arrependimento, assumiu ser o temido assassino BTK, assim sendo acusado de oito homicídios em 1º grau e outros dois homicídios relacionados ao BTK.

Ao longo dos anos em que esteve ativo, Rader colecionou itens de suas cenas de crimes. Ele também transformou muito de seus crimes em verdadeiros rituais. 

Rader admitiu em seu interrogatório que ele estava planejando matar novamente. Ele tinha até mesmo definido uma data, outubro de 2004, e foi procurar a sua próxima vítima.

Vitimas

Abaixo poderemos conhecer quem foram as vítimas de Rader, e conferir algumas fotos a respeito das vítimas e da forma com que elas foram encontradas.

Joseph Otero, 38 anos

Joseph foi estrangulado por Rader no dia 15 de janeiro de 1974, juntamente com sua esposa Julie e dois de seus cinco filhos. Eles eram os únicos que estavam na casa no momento em que Rader a invadiu com uma arma, os outros estavam na escola. Rader mandou todos irem para um quarto onde ele os amarraram. A ideia era matar Joseph primeiro, amarrando um saco na sua cabeça. Joseph fez buracos no saco, mas Rader conseguiu estrangulá-lo, com uma meia-calça.


Nessa imagem mostra o corpo de Joseph, da cintura abaixo:


Julie Otero, 34 anos

Julie foi a segunda vítima a morrer. Rader afirmou que ficou surpreso pelo esforço e tempo que teve para cumprir o estrangulamento. Sua primeira tentativa de estrangulamento não funcionou, pois Julie reviveu instantes depois. A segunda tentativa foi bem sucedida. Ela pediu para que ele não matasse os filhos e lhe disse: “Que Deus tenha piedade de sua alma.”

Aqui está Julie na cama:


Joseph Otero, Jr

Joseph Jr tinha apenas nove anos quando Rader o estrangulou e o sufocou em seu quarto.


Josephine Otero

Josephine tinha onze anos de idade. Rader tentou estrangulá-la primeiro, em seguida, a levou para o porão da casa depois que ela retornou a consciência. Lá, ele amarrou uma corda em volta de seu pescoço e a pendurou em um tubo no porão. Em seguida, ele ejaculou em suas pernas e em utras partes do corpo. O DNA que foi deixado, combinou com os de outras cenas de crime de Rader posteriormente.


Kathryn Bright, 21 anos

Kathryn foi amarrada e esfaqueada até a morte no dia 4 de abril de 1974. Ela morreu no hospital horas depois. O irmão de Kathryn, Kevin, foi baleado na cabeça, porém sobreviveu.


Feridas no corpo de Kathryn


Foto na cena do crime, de Kevin Bright, baleado na cabeça:


Shirley Vian, 24 anos

Shirley foi encontrada amarrada e enforcada em sua cama, com um plástico sobre a cabeça. Ele amarrou uma corda em volta de seu pescoço, mãos e pés. Vivian tinha três filhos, mas eles não sofreram nenhuma lesão, pois foram trancados no banheiro. Numa carta que Rader enviou a policia, ele contou que o filho mais novo (5 anos) de Shirley, foi quem tinha o deixado entrar, e enquanto matava a moça, foi interrompido por um telefonema.


Foto das pernas de Shirley amarradas:


Foto do banheiro que Rader manteve os filhos:


Nancy Fox, 25 anos

No dia 08 de dezembro de 1977, Rader invadiu o apartamento de Nancy pela uma janela e esperou que ela voltasse do trabalho. Ele disse que só iria estuprá-la e a amarrou na cama. Em seguida, ele a estrangulou com uma corda. Seu sêmen foi deixado em uma camisola, que foi encontrada ao lado de seu corpo.


Nacy na cama:


Marine Hedge, 53 anos

Foi sequestrada de sua casa no dia 28 de abril de 1985, em Park City, no Kansas. Tendo seu corpo encontrado oito dias depois, estrangulado. Uma meia calça foi encontrada perto de Marine, e ela morava na mesma rua que Rader. Só em 2005 este caso foi relacionado aos crimes do BTK.


Vicki Wegerle, 28 anos

Rader invadiu a casa de Vicki no dia 16 de setembro de 1986. Então ele a atacou e a estrangulou com uma meia-calça, depois que ela tentou lutar contra ele. Depois de ter matado Vicki, ele tirou fotos dela.


Foto de Vicki morta no chão:


Dolores Davis, 62 anos

Como de costume, Foi sequestrada e estrangulada. Foi encontrada estrangulada 13 dias depois embaixo de uma ponte. Ela tinha seus braços, mãos e pés amarrados por uma meia calça.


Rader também costuma passar o tempo fazendo “coisas”, e sim, coisas doentias, como reencenar alguns de seus assassinatos, e planejar outros. Confira:

Rader deitado na cova que ele cavou para Dolores:


Foto de Rader tirada no porão de seus pais, com os pés e as mãos amarradas, e usando roupas roubadas de Dolores:


Enrolado por plástico e amarrado em uma cova:


Amarrado em diferentes tipos de fitas, vestindo roupas roubadas de Kathryn e Josephine:



Pendurado em uma árvore, amarrado com corda e fitas. Vestindo roupas roubadas de Josephine:




Enrolado com plástico e fita adesiva, em uma igreja que ele frequentava:


Comunicação com a mídia

Como já foi mencionado anteriormente no texto, Dennis enviou para jornais locais cartas falando dos crimes e até pedindo para que fosse parado.

Em outubro de 1974 Rader enviou uma carta para o Jornal Wichota Eagle-Beacon, reclamando a autoria do assassinato da família Otero. Em um trecho da carta ele dizia assim: “Eu não consigo me controlar, vocês provavelmente me chamarão de psicopata, estuprador, mas isso é mais forte que eu, há um monstro dentro de mim”.

Em 10 de fevereiro de 1978, ele mandara uma carta a estação de televisão do Kansas, mais uma vez reclamando a autoria dos assassinatos de Nancy Fox e Shirley Vian. Nesta carta continha um poema com o titulo “OH! Death To Nancy” (Oh! Morte para Nancy).


Em 19 de Fevereiro de 2004, o jornal The Wichita Eagle recebeu uma carta reclamando a responsabilidade pelo assassinato de Wegerle, em Setembro de 1986. Dentro do envelope havia fotografias do local do crime e uma cópia da carteira de motorista da vítima. Foi a primeira comunicação do BTK desde 1979.


No dia 15 de dezembro de 2004, foi encontrado um pacote em um parque, por um transeunte, contendo a carteira de motorista de uma vítima ainda não conhecida. O pacote foi enviado ao FBI.


No dia 16 de Fevereiro de 2005, a rede de tv KSAS recebeu um pacote contendo uma carta, uma joia e outro objeto.Tudo foi enviado aos laboratórios do FBI.

Em 25 de Fevereiro de 2005, a rede de TV KAKE recebeu um cartão postal que os levou a uma caixa de cereais com as letras BTK escritas sobre ela. O endereço do remetente no cartão postal era de uma das vítimas do BTK.

Condenação

Dennis Rader pegou 10 sentenças de prisão perpétuas, na época de seus crimes o estado de Kansas ainda não tinha a pena de morte. Os parentes de suas vítimas foram todos ao julgamento dele, incluindo o filho de Shirley Vian que escutou e viu sua mãe morta por ele. Eles lamentaram não ver a pena de morte ser imposta ao assassino.


A esposa de Rader conseguiu o divórcio com ele logo depois da prisão do mesmo. Seus vizinhos custaram a acreditar que ele era o BTK. Existem controvérsias quanto ao número de vítimas de BTK, muitos casos antigos e sem solução tiveram ligações com a maneira que ele matava suas vítimas. Mas nada disso foi confirmado. Segundo o psiquiatra forense Dr. Michael Stone, da Universidade de Columbia, criador do Índice da Maldade, Dennis Rader tem todos os quesitos para ser qualificado como ranking 22. O ranking máximo. Como torturador e assassino que sente prazer em torturar.


No Cinema

Em 2005, após a sua prisão e confissão, Dennis Rader teve a sua monstruosa carreira retratada no cinema, através do filme "Hunt for the BTK Killer", dirigido por Stephen T. Kay e estrelado por Robert Forster e Gregg Henry.


Fontes: Isso é Bizarro, Murderpedia e Memórias Assombradas

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




Um comentário:

Topo