Noite Sinistra no Outubro Rosa

em 13/10/2015

Esse foi um desafio feito pelo amigo Silvio do blog O Mundo Real, e que eu repasso a todos os blogs amigos e parceiros.

Desafio todos meus amigos blogueiros a replicarem esse post!!!

Pra quem ainda não sabe, Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.




O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Auto exame

Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos principais que incluem fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada.

O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.


Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o auto exame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Sinais de alerta

Se durante o autoexame da mama a mulher perceber a presença de um nódulo duro, que se move ou não ao ser pressionado, notar que as mamas estão diferentes, quentes ou se sair alguma secreção pelos mamilos, deve marcar com urgência uma consulta com um mastologista, para ele averiguar a situação.

Além do autoexame da mama, a mamografia é outro exame importante para detectar precocemente o câncer de mama. Deve ser realizada 1 vez ao ano por mulheres com mais de 40 anos de idade.


O câncer de mama é uma doença que pode ser curada, se a mulher diagnosticá-lo precocemente e logo iniciar o tratamento, pois assim o risco de metástase é menor e o sucesso do tratamento é maior.


Kerry Mansfield e o Aftermath



Em 2005, a fotógrafa Kerry Mansfield foi diagnosticada com um tumor no seio direito. Ela se submeteu a uma mastectomia(cirurgia de remoção completa de seio), a ciclos de quimioterapia e a cirurgias plásticas para a reconstituição do seio amputado, entre novembro de 2005 e dezembro de 2006.

Uma série de dez autorretratos, intitulada Aftermath, narra visualmente as transformações sofridas por seu corpo no decurso do tratamento.

São fotografias de beleza lancinante, que, mediante a simplicidade formal, impressionam pela coragem da modelo para se desnudar física e emocionalmente; pela dignidade que a modelo, submetida a dor e confrontada com a possibilidade da morte, conserva; pelo registro da fragilidade e da precariedade do corpo; pela personificação da finitude da existência; mas também, pela demonstração da capacidade de resistência do indivíduo, em face de uma situação extrema (Clique AQUI e veja um ensaio completo).

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo