A Lenda de Maria Perpétua Calafate de Souza

em 17/11/2015


Saudações amigos e amigas atormentados. Hoje eu volto a compartilhar com vocês uma matéria da série "Histórias e Lendas brasileiras" que me foi enviada pela amiga Vanessa. Essa lenda trata de falar de uma portuguesa que acabou vindo parar aqui no Brasil, estabelecendo-se em São Sebastião, SP. Ela teria sido uma pessoa altamente cruel, e seu nome é relacionado com bruxaria e outras coisas mais.

Maria Perpétua nasceu na cidade do Porto em Portugal no ano de 1790 e casou-se ainda muito jovem, contava apenas com 12 anos de idade, porém rapidamente tornou-se viúva. Com a morte do marido mudou-se para o Brasil e casou-se novamente, passando então a residir na ilha de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo.

Perpétua, como era mais conhecida, era uma mulher de personalidade forte e dona de um comportamento considerado avançado para época; por isso ela não era aceita pela maioria dos moradores da ilha e passou a ser considerada uma má influência para o lugar.

Ela ficou ainda mais mal falada depois que teve um filho fora do casamento, o que para a época era considerado um escândalo.

Perpétua era tida também como uma mulher perversa, principalmente com seus escravos.

Costumava puni-los cruelmente por qualquer deslize. Diziam que ela os deixava passando fome, mantinha-os presos em correntes, amarrava-os em troncos de arvores para açoita-los, mutilava-os e até mesmo matava-os quando sentia vontade.

Conta-se que certa vez ela mandou decepar a língua de um de seus escravos só porque este lhe respondeu atravessado.

Megera, mandona, cruel, adjetivos não faltavam para defini-la.

Com o casamento em crise, Perpétua passou a se interessar por magia e ocultismo e a receitar práticas mágicas de diversos tipos incluindo ingredientes inusitados como excrementos humanos, pedacinhos de unhas, insetos mortos e raspas de ossos de defunto.

Sua fama como feiticeira aumentava cada vez mais e ela passou a vender poções do amor para pessoas apaixonadas não correspondidas, estimulantes sexuais para os mais velhos e venenos para aqueles que desejavam matar alguém.

Por volta de 1812, ela foi denunciada às autoridades locais por bruxaria e feitiçaria. Entre os denunciantes estava o capitão Domingos, o traficante de escravos mais poderoso da região. Segundo consta, Perpétua teve um desentendimento com Joana, a escrava preferida do capitão Domingos, e jurou vingar-se. Coincidentemente, alguns dias depois, Joana adoeceu e, em seguida, veio a falecer. O capitão Domingos, junto com outros moradores da ilha, deu queixa ao padre do vilarejo acusando Perpétua de ter jogado um feitiço na escrava e assim ter provocado a morte da mesma. O governador da capitania de São Paulo ficou sabendo do ocorrido e deu ordem para que a casa dela fosse investigada. Além de diversos apetrechos de magia, foi encontrada uma orelha humana seca.

Perpétua foi levada para a cadeia de São Vicente, mas foi liberada logo em seguida graças ao marido que era um homem muito rico e influente.

Em 26 de outubro de 1817, durante uma discussão com o marido, Perpétua levou uma facada e acabou morrendo por hemorragia.

Reza a lenda que por ter sido muito má em vida, Perpétua recebeu um castigo divino na sua morte e foi condenada a vagar eternamente assombrando os habitantes da ilha de São Sebastião. Dizem que ela aparece vestida de branco nas noites de lua cheia.

Aquele que tiver o infortúnio de encontrar com o fantasma de Perpétua e deixar de fazer uma oração pela salvação da alma dela será atormentado para sempre pelo espírito maligno da terrível mulher. Dizem, ainda, que no local onde o corpo dela foi sepultado havia crescido um enorme pé de Guapuruvu que, ao ser tocado, escorria sangue.

A verdade é que passado quase 200 anos depois de sua morte ela ainda continua viva nas estórias e lendas contadas pelos antigos caiçaras da ilha de São Sebastião.

Agradecimentos ao amigo Vanessa pela valorosa dica.


Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



10 comentários:

  1. essa estória parece-me um tanto forçada, diz que ela teve um filho extranconjugal e isso foi um escandalo para a epoca. ué hoje também uma mulher estando casada e fixa com o marido e ficar gravida de outro homem também hoje não seria um escandalo ?
    diz que chegou a ser presa, e foi liberada pois o marido a liberou ? e o mesmo só foi mata-la depois ...então ele era um corno manso.

    ResponderExcluir
  2. essa história é veridica poie existem documentos de época comprovando a denuncia que fizeram contra ela por bruxaria e atestado de óbito e tudo mais...

    ResponderExcluir
  3. Afinal de contas o fato do fantasma dela vagar pela ilha assombrando todo mundo conforme o texto seria um tipo de "punição" , mas afinal a punição é para ela ou para os moradores da ilha ?! parece que o castigo é para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo coitados deles kkkkk

      Excluir
    2. O castigo é pra ela já que não descansou.A punição é ficar vagando pela ilha e não poder descansar,pra quem a vê é um susto mas se essa lenda for verdade já se passam 200 anos que ela não descansou ainda.

      Excluir
    3. http://historiahoje.com/?p=7906

      Excluir
  4. Essa história é verdadeira vc encontra ela e alguns documentos nesse blog aqui: http://historiahoje.com/?p=7906

    ResponderExcluir
  5. os descendentes dela tem o grimorio dela dela ate hj, devem morar em sp eu acho.
    http://culturailhabela.blogspot.com.br/2015/05/o-grimorio-da-feiticeira-de-ilhabela.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei entrar no blog mas é restrito! Queria muito ter acesso

      Excluir

Topo