Mulher supostamente flagrada falando em celular em filme de Charlie Chaplin

em 12/11/2015


Em um filme feito para mostrar os bastidores da estreia da produção "O Circo" de Charlie Chaplin nos Estados Unidos em 1928, uma mulher que passa em frente a câmera parece estar falando ao celular. Há tempos a imagem faz sucesso na internet, com pessoas afirmando que a mulher pode ser uma “viajante no tempo”.

Existem muitas fotos antigas de pessoas com vestimentas modernas, ou mesmo com aparelhos supostamente de uma época mais avançada do que a época do registro fotográfico. Esse tipo de imagem costuma levar pessoas a acreditar na existência de viajantes no tempo. Convido os amigos e amigas a conferirem mais abaixo uma matéria que me foi sugerida pelo amigo Elson Antonio Gomes onde uma famosa gravação supostamente mostraria uma mulher falando ao celular em 1928.


Celular em 1928?

O filme mencionado mais acima está em uma edição de luxo em um DVD de Charlie Chaplin e a imagem da mulher que estaria ao celular intriga internautas ao redor do mundo. Muitos tentam descobrir o que a mulher com vestimentas pretas está carregando e com quem ela está falando: se é realmente um telefone celular ou outra espécie de aparelho móvel.

O mistério aumenta porque, em 1928, não existia rede de telefonia móvel e, por conta disso, seria impossível qualquer pessoa falar em um aparelho celular, o que leva muitas pessoas a afirmar que a mulher seria uma viajante do tempo, e que talvez ela estivesse usando um aparelho de comunicação, talvez usado para se comunicar com o futuro, semelhante a um celular.


O vídeo foi um dos temas do programa "The Early Show", da rede norte-americana CBS, no ano de 2010, onde o tema foi discutido.

Possível explicação

Uma interessante explicação para a suposta mulher com o celular é de que a mulher da imagem teria certa idade e ela estaria simplesmente usando uma corneta, espécie de funil para aqueles com problemas de audição.

Na imagem pode-se notar que os dedos indicador e médio da senhora estão mais estendidos, exatamente como se esperaria se ela segurasse um objeto mais esférico e não plano como aparelhos celulares contemporâneos. Um objeto mais esférico como uma corneta.


Compare a posição dos dedos da mulher com a destes senhores, em fotografias de arquivo Getty Images (esquerda 1974, direita 1954).


Estes homens, incluindo o compositor inglês Ralph Vaughan Williams à direita, não estavam usando telefones celulares, mas simples cornetas.

E então, a mulher que discutimos poderia não estar segurando nada, simplesmente coçando a cabeça (com seus dedos indicador e médio), ou apenas bloqueando a luz ofuscante do sol vindo de sua esquerda.


A luz intensa do sol, a propósito, é que projeta a sombra de sua mão em sua face, o que por sua vez é que muitos devem ter confundido com evidência de um aparelho celular negro. O fato é que não podemos ver o que ela segura, se é que segura algo em sua mão.

É preciso reconhecer que a senhora sim parece falar sozinha depois que para de caminhar. Alguém pode ter gritado avisando-a que estava sendo filmada. Ou não.


Agradecimentos ao amigo Elson Antonio Gomes pelo envio dessa dica.

Fontes: G1 e Ceticismo Aberto

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



3 comentários:

  1. Ela com certeza está usando um comunicador da Enterprise...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que poderia ser até um rádio pequeno a pilha.Pessoas antigas tinham costume de andar com esses radinhos colados ao pé do ouvido.

      Excluir

Topo