As Runas das Bruxas

em 07/07/2020


Este jogo de runas é utilizado como método divinatório por algumas bruxas. Se desconhece sua origem, embora pareça que para sua realização foram utilizados símbolos empregados pelo povo cigano em suas práticas divinatórias.

Todas as runas são jogadas para o ar, sobre um pano, descartando aquelas que caem viradas para baixo. Tampouco vamos considerar as que caem fora do pano. As runas que caem juntas têm significado combinado, assim como uma runa sobre outra pode dizer que esta runa está influenciando fortemente a outra ou está subordinada à primeira. É aí que entra em jogo a intuição do intérprete.


A runa guia, líder ou runa dominante é aquela que se encontra mais próxima do intérprete, não do consultante. A distância das runas entre si e sua distância para conosco também nos dá uma ideia de uma linha temporal no momento da leitura. Naturalmente no caso de obter uma leitura sem nenhuma runa válida (todas invertidas, fora do pano, etc.) se subentende que não é o momento de conhecer a resposta e não se deve voltar a consultar isso tão cedo.

As 8 runas dos Sabbats

Cada uma das oito runas corresponde a um dos sabbats do ano, o que permite uma variação simbólica na leitura da tirada, assim mesmo, algumas delas têm um conteúdo dual em sua leitura do tipo sim- não, feminino-masculino.

Abaixo os amigos e amigas poderão conhecer as oito runas que representam os Sabbats.

O sol

Palavras-chave: êxito e progresso
Significado: força, uma autoridade, um padre.
Sabá: Mabon
Número: 1
Gênero: masculino
Interpretada como: "SIM"

Esta runa simboliza a força e a autoridade, o poder e a confiança, também a superação de dificuldades e a consecução de objetivos. Também nos fala de crescimento pessoal e evolução.

A Lua

Palavra-chave: mudança
Significado: Feminilidade. O fluxo das marés. Conhecimento feminino e sabedoria, consciência psíquica e ocultismo.
Sabá: Samhain
Número: 2
Gênero: Feminino
Interpretada como: "NÃO"

Esta runa representa a sensualidade, o feminino, o fluxo das marés, a sabedoria oculta, a percepção psíquica e tudo que é oculto e misterioso. Como a lua também representa influência. Esta runa carrega um componente temporário adicionado em sua leitura, relativo à mudança que representa, é de se esperar que esta ocorra entre os 28 dias do ciclo lunar. Geralmente esta runa aparece em consultas que tenham a ver com mulheres e é importante sempre levar em conta as runas que a rodeiam. Esta runa é um mensageiro que fala de mudanças na vida, os quais normalmente têm mais a ver com processos interiores da pessoa do que com alterações no âmbito material.

Os Anéis

Palavras-chave: amor, relações e empatia
Significado: encontros. Pode representar um matrimônio.
Sabá: Yule
Número: 3
Gênero: masculino


Em um relacionamento pode significar união ou casamento. Tem um conteúdo de compromisso e às vezes uma nova abordagem de algo já relacionado. Naturalmente é a runa do amor e se é a runa dominante pode ser lida como "SIM", sempre carrega implícita uma carga de relação.

As Lanças Cruzadas

Palavras-chave: guerra, negatividade.
Significado: representa os argumentos e fatos negativos
Sabá: Imbolc
Número: 4
Gênero: Feminino


Ela representa os fatos e argumentos negativos, assim como brigas e discussões. Se está perto de uma runa positiva pode significar o fim da algo, cura ou até mesmo uma promoção. É especialmente importante considerar as runas circundantes e sua distância.

A Serpente

Palavras-chave: amigos, família, viagens
Significado: deriva-se seu significado, geralmente, das outras pedras mais próximas dela
Sabá: Ostara
Número: 5
Gênero: masculino

O círculo afetivo composto por teus familiares e amigos está representado por esta runa. Normalmente é interpretada como movimento, mudança e inclusive viagem. De qualquer modo não é uma runa estática definitivamente. Qualquer uma destas possibilidades é influenciada pela presença das runas ao seu redor. Salientamos também que a proximidade da runa sol indica um movimento externo e da lua um movimento de natureza interior.

As Aves

Palavra-chave: mudança inesperada
Significado: notícia inesperada que pode mudar sua vida completamente
Sabá: Beltane
Número: 6
Gênero: feminino


Esta runa somente implica mudanças de natureza inevitável, especialmente se é uma runa guia. As runas circundantes podem indicar pistas sobre a origem das mesmas. Esta runa tem uma forte carga simbólica em relação às notícias e novidades, mensageiros e correspondência e quanto a ciclos e migrações. Pode representar notícias ou visitas de pessoas com as quais se havia perdido contato.

A Espiga de Milho

Palavras-chave: natureza, boa sorte e abundância
Significado: florescimento de algo novo, felicidade
Sabá: Litha
Número: 7
Gênero: masculino
Interpretada como: "Sim"

Esta runa simboliza a conquista e o êxito em todos os âmbitos, por isto é fundamental ter clareza sobre a influência das runas, que pela proximidade, podem influir de algum modo. Em conjunto com as aves pode, por exemplo, significar uma viagem ou mudança feita de forma bem sucedida. Em união com os anéis, sucesso em uma relação comercial ou amorosa. Anexada ao Sol, sucesso no trabalho.

A cicatriz

Palavras-chave: fim. destruição, dificuldades e dor
Significado: rescisão ou execução de algo
Sabá: Lammas
Número: 8
Gênero: Feminino
Interpretada como: "ABSOLUTAMENTE NÃO"

A cicatriz ou runa negra, implica o desaparecimento de algo cujo sentido positivo ou negativo possivelmente está determinado pela proximidade de outras runas. É uma runa dura que carrega implícito a inevitabilidade de algumas experiências por mais dolorosos que sejam. É a runa da aprendizagem e humildade. Possivelmente é a runa com a qual mais temos que considerar o alcance e a natureza das runas em torno dela.

As 13 Runas das Bruxas

Durante a minha pesquisa encontrei outras fontes que falavam das runas das bruxas. Em muitas dessas fontes afirma-se que as runas das bruxas seriam 13. A bruxaria sempre esteve ligada a certas crenças (nas forças da natureza, nas forcas do cosmo, em entidades místicas, etc.), logo faz sentido diferentes referências ao assunto Runas, e alguns preceitos.

Confiram abaixo essas 13 runas.

Runa do Sol

Ela indica um período de iluminação onde várias possibilidades surgem, permitindo que você avance em direção do que você deseja. Toda essa abertura exigirá que você assuma mais responsabilidades, planeje seu futuro, tenha metas claras e não deixe que nada o desvie de seu caminho. Lute por conquistas materiais, invista seus ganhos pensando num futuro tranquilo.




Runa do voo

Prepare-se para lutar por seus ideais. Neste momento todos os obstáculos que o impediam de progredir começam a se dissipar. Procure seguir em frente buscando novos horizontes. Pense positivamente e procure se aprimorar. Esteja preparado para assumir novos desafios. Período propício a todo tipo de viagem. Nesta fase a comunicação é um ponto forte, portanto saiba utilizar-se dela para poder obter todos os benefícios. Mudanças inesperadas podem fazer você rever seus planos.




Runa dos anéis

Esta runa favorece todos os tipos de associações como sociedade, namoro, casamento, etc. Este é o momento de unir forças, trabalhar em grupo deixando de lado o individualismo. Tudo que tem ligação com a justiça como audiências, contratos, documentos, assinaturas, casamento ou divorcio também é favorecido. Procure não se influenciar por coisas supérfluas ou superficiais, pois estas situações tendem a acabar repentinamente. Procure ir fundo nas questões e só dê importância as coisas sólidas e estruturadas.


Runa da mulher

Denota que a negatividade ao seu redor estará se dissipando. Os caminhos começam a se abrir possibilitando o início de novos projetos. Procure ser criativo, evite criar confusões e esteje aberto a negociação. Siga suas intuições, abra-se para novos horizontes, estude, quebre barreiras e cure-se de velhos vícios. Para mulher um período propício a gravidez.






Runa do romance

Denota uma fase de abertura para concretização de projetos já iniciados. De agora em diante, o vento começa a soprar a seu favor, procure utilizar esta energia para fins construtivos, pois caso ela seja usada para o mal, as consequências podem ser graves. No aspecto amoroso simboliza união, um período de fertilidade para o amor. A sexualidade estará aflorada, podendo propiciar uma gravidez. Tempo favorável para reconciliação.





Runa das ondas

Esta runa indica que a situação não está totalmente clara, portanto procure investigar mais a fundo buscando esclarecer todos os detalhes. Não se deixe guiar pelas emoções e evite sonhar em demasia. Se for possível é melhor não tomar nenhuma decisão importante neste instante. Saiba aguardar o melhor momento para agir. Este runa é favorável a viagens, principalmente marítimas. Nos negócios procure ser objetivo, trace metas e não deixe que nada o desvie do programado... Persevere.




Runa da colheita

Você será reconhecido por seus esforços, todos os empecilhos se retiram, os caminhos e portas se abrem para que você avance em rumo ao que deseja. Saiba aproveita deste momento, não se acomode, lute, persevere, pois tudo estará a seu favor bastando ter boa vontade e iniciativa. No amor você terá a chance de rever ou conhecer um bom parceiro que poderá levá-lo a felicidade. Procure evitar os excessos. Saiba administrar bem o que lhe chega às mãos. Cerque-se de pessoas sábias e verdadeiras, livre-se de aproveitadores e interesseiros.



Runa da estrela

Os sonhos se tornam realidade, projetos ganham força para sua realização e a vida financeira prospera. Nesta fase você conta com muita proteção espiritual, portanto, esteja atendo a seus sonhos. Reconheça sinais enviados por guias espirituais mantendo-se mais conectado com o plano astral, pois muitas revelações serão feitas. Você poderá se sentir estranho, pois irá começar a romper com suas tradições deixando velhos hábitos para trás. Busque por novidades e mudanças para passar nas provações e testes. Mantenha-se atento para não cair em ciladas.



Runa do homem

Aqui vale o ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, pois só assim você não perderá oportunidades. Procure se organizar, tenha iniciativa e pulso firme, mantenha tudo sob controle, pois a tendência é que as coisas ocorram mais rápido que o esperado. A sabedoria deve sobrepor os atos de impulsividade. Resolva conflitos, liberte-se de situações passadas que o prendem impedindo de progredir livremente. Evite diálogos acalorados, brigas e discussões. A saúde requer atenção especial, mantenha seu sistema imunológico equilibrado, alimente-se de forma mais natural possível e evite doces, gorduras e sal em excesso.


Runa da encruzilhada

Neste momento, você terá dificuldades maiores que habitualmente encontra, porém não desista diante das adversidades. Esteja atento as pessoas que o cercam. Evite falar de mais, guardando para si mesmo suas emoções ou frustrações. Apesar de tanta negatividade, será neste momento que você desenvolverá capacidades nunca reveladas, aprendendo a lidar melhor com as perdas. Com disciplina e sacrifício, lentamente as coisas caminharão, porém tudo o que for conquistado será sólido e permanente. Na vida amorosa denota desarmonia, uma possível separação ou um amor não correspondido.


Runa da Lua

Esta runa indica que você deve aprender a lidar melhor com suas intuições. Antes de tomar qualquer decisão procure avaliar bem a situação. Reflita e baseie-se em seus aprendizados. Coloque em prática experiências adquiridas anteriormente. Liberte sua mente de amarras que o prendem ao passado impedindo você de progredir. Nesta fase você deverá ter muita paciência, saiba aguardar o momento certo de agir, reflita mais, medite e preste atenção em seus sonhos.



Runa do olho

Simboliza que você deve observar melhor o que acontece a sua volta. Evite comentar demais sobre sua vida ou projetos. Procure olhar para dentro de si mesmo procurando sentir quais são suas verdadeiras necessidades. As respostas que você tanto procura estão todos em você mesmo. Ninguém pode ajudar melhor você do que você mesmo. A runa do olho também demonstra grande poder de clarividência, intuição aflorada, forte ligação com o mundo espiritual, portanto procure entrar em contato com o astral visando enxergar e decidir melhor os enigmas existentes em sua vida. O que deve ser aprendido aqui é enxergar a realidade e não o que os seus olhos gostariam de ver.


Runa da foice

Esta runa indica a necessidade de se desligar de assuntos que não tem grande importância em sua vida, mas acabam sugando sua energia, prendem, amarram e perturbam a mente impedindo que você progrida. A foice vem podar, cortar, eliminar e acertar elementos que já encerraram sua participação em sua vida, por mais difícil que possa ser, procure não ir contra estas mudanças ou a dor será ainda maior. No amor é possível que ocorra uma separação, dificuldades a ser superadas, necessidade de programar mudanças usando reestruturar a relação para evitar um rompimento. Na parte espiritual denota energia negativa, perturbação espiritual, então, proteja-se.


Como Fazer as runas

O oráculo deve ser feito pela própria bruxa para si mesma ou para dar para outra bruxa – por isso runas das bruxas. Se for comprar, compre de uma bruxa ou bruxo, pois os bruxos sabem que na confecção dessas peças é necessário a invocação de sabedoria, força e energia. Quanto maior a energia empenhada, melhor será para lidar com as runas das bruxas.

  1. Consiga 13 pedras ou cristais. Pode ser feito na madeira também. As pedras podem ser qualquer uma, até mesmo as que você encontra no chão na rua tanto quanto pedras de vidro(porque o vidro vem da areia).
  2. Purifique as pedras: lave-as com sal grosso e deixe-as energizar por toda uma noite sob o luar. Tem que ser o luar, pois é a lua que possui dons sobre o mistério, sobre nossa inconsciência.
  3. Antes de confeccionar durma ao menos 1 semana com essas pedras debaixo do travesseiro para se ligar com suas futuras runas. Anote no seu diário de sonhos ou livro das sombras o que sonhar nesses dias. Se você decidir dar essas runas para alguém ou vender, a pessoa que deverá dormir com as pedras, e claro, depois de terminadas.
  4. Na hora de confeccionar, acenda uma vela e faça uma oração em honra a lua. Se você tem alguma divindade e quiser consagrá-la, faça como preferir.
  5. Depois de confeccionar as runas das bruxas, faça uma toalha que será usada somente para esse oráculo.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

3 comentários:

Topo