Leshi: o espírito protetor das florestas

em 22/12/2015


Saudações galera atormentada. Hoje falaremos de uma entidade da mitologia Eslava: Leshi. O Leszy ou Leshi é um espírito protetor da floresta e animais, assim como o mito brasileiro sobre o curupira. Muitas vezes é apontado com elfo ou troll da floresta. Ele é conhecido por uma dezena de nomes incluindo lesiy, leshy, lesovik, lesij, or leshii.

Leshi é aparentado do homem selvagem (woodwose) da Europa Oriental e do Basajaun da República Basca. Tem a habilidade de mudar de forma, sendo portanto um tipo de metamorfo (ser capaz de alterar sua forma), podendo se transformar em qualquer animal e planta. Aliás, uma de suas formas preferidas é de um pequeno cogumelo falante, que apesar de parecer engraçado, não é, pois se ele perceber que o intruso é uma ameaça para ele ou a floresta, ele o mata rapidamente.

A sua aparência é de um homem alto, mas pode virar uma monte de grama ou uma árvore alta. O cabelo e a barba são feitos de grama e vinhas. Pode ter cauda, cascos e chifres de cervo. Tem pele pálida contrastando com brilhantes olhos verdes. Mais do que ver um você pode ouvir um, assoviando, chorando, gritando, cantando. Esse tipo de truque é o ideal para enganar pessoas e, segundo algumas fontes, é um artifício utilizado pelo wendigo. Ele imita a voz de alguém conhecido, atraindo as pessoas para de suas cavernas e batendo nelas até quase matá-las. Também tem o poder de te deixar tonto e doente. A gênese da lenda seriam fantasmas de ermitões e pessoas que tiveram morte súbita em florestas.

Ele comanda ursos e tem uma espécie de ligação com os lobos. Se você encontrar com um, para enganá-lo basta colocar todas as roupas ao contrário e trocar os sapatos de pé. Fazê-lo rir também funciona, isso sem contar os sacrifícios. Se isso não bastar, incendiar a floresta serve de distração também, pois ele vai tentar apagar o fogo dando tempo de você fugir.

Como muitos espíritos protetores da floresta, eles não são essencialmente maus, mas gostam de atormentar humanos com brincadeiras de mau gosto, como sumir com o gado e ovelhas, fazer camponeses se perderem e raptar mulheres jovens.


O Leshi gosta muito de receber ofertas de kasha, sebo, blini, pão e sal. Ele também é perfeitamente feliz com um biscoito ou doce deixado em um toco ou log. Muitos povo faziam oferendas a Leshi como forma de "comparar" sua simpatia.

Quando o Leshi poderia ser persuadido a fazer amizade com um ser humano, o ser humano muitas vezes teve que fazer um pacto, nunca mais usar uma cruz ou tomar a eucaristia. Em troca, o Leshy iria ensinar os humanos os segredos da magia. Às vezes, pastores vaca vai fazer pactos com Lechies por entregando-lhe sua cruz de em torno de seu pescoço e partilha da comunhão com ele após as reuniões da igreja cristã, estes pactos são ditos para dar os poderes especiais.

Leshi na cultura popular

Na quinta temporada do seriado Supernatural houve um episódio de nome "Fallen Idols", onde Leshi foi representado. Nesse episódio Leshi é representado como um Deus Pagão que passa a atacar suas vítimas nos arredores de um museu de cera, se transfigurando em ícones idolatrados pelas pessoas e assim se aproximando delas afim de se alimentar delas.



Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo