Ossuário de Sedlec: A capela mais macabra do Mundo

em 29/01/2016


Uma macabra capela a 80 quilômetros de Praga, na República Tcheca, oferece aos visitantes um lembrete visceral da inevitabilidade da morte. O local é apontado por muitas pessoas como a capela mais macabra do mundo. Cada canto do Ossuário de Sedlec é imponentemente decorado com ossos de mais de 40 mil esqueletos.

Tudo começou em 1278, quando um abade da cidade fez uma peregrinação até Jerusalém e trouxe de volta um pouco de terra do local onde acredita-se que Jesus Cristo foi crucificado, e espalhou-a pelo cemitério local.

Quando a notícia do solo sagrado se espalhou pela Boêmia, o cemitério passou a ser o lugar mais popular para enterros em toda a região.



A tradição continuou por todo o século 14, quando a Peste Negra se alastrou pela Europa. Quase 30 mil vítimas da doença na área central do continente acabaram sendo enterradas lá.

As Guerras Hussitas – uma série de cruzadas católicas contra reformistas da Boêmia, entre 1419 e 1434 – também trouxeram devastação a Sedlec e à cidade vizinha de Kutná Hora. Os ataques deixaram mais de 10 mil mortos, todos sepultados no mesmo cemitério.

No século 15, muitos dos corpos foram exumados para dar lugar à construção de uma igreja gótica. Os esqueletos foram empilhados em pirâmides em um novo ossuário, localizado no subsolo do novo templo.

Ali permaneceram em paz até 1870, quando um carpinteiro e entalhador local foi contratado para fazer objetos de decoração com as ossadas.

Hoje, os ossos branqueados podem ser vistos em formações fantásticas por toda a pequena capela: de correntes de crânios decorando os corredores e cálices feitos com fêmures a um enorme brasão de família criado em homenagem aos aristocratas Schwarzenberg, que havia contratado os serviços do carpinteiro.

Mas a peça principal da capela é o enorme candelabro que incorpora pelo menos uma vez todos os ossos do corpo humano, com crânios "olhando" para fora na extremidade de cada um dos sete braços do objeto – em eterna vigília.






Fonte: BBC

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

  1. Só vendo. Mas acho que prefiro a capela dos ossos cá do sítio, em Évora. Parece conter mais significado e mesmo mais beleza.

    ResponderExcluir

Topo