NASA descobre ilusão de ótica relacionada aos anéis de Saturno

em 09/03/2016


Um recente estudo da NASA sobre Saturno pode questionar tudo o que pensávamos – há séculos – sobre o tamanho dos famosos anéis do planeta. Dê uma olhada atenta na foto acima. Pelo que se pode ver, as áreas mais opacas e iluminadas parecem ser os maiores anéis, enquanto os discos mais transparentes e com luz mais fraca parecem menores. Foi então que os pesquisadores da NASA descobriram uma nova forma de medir esses anéis – e o resultado foi surpreendente.

Não basta colocar tudo em uma escala. Na verdade, os estudiosos desenvolveram uma fórmula para medir ondas de densidade em espiral que foram captadas durante a missão Cassini, de dentro do anel. A equipe, então, comparou as porções de anéis que pareciam mais pesadas e as que pareciam mais leves. Foi então que descobriram que, mesmo que algumas partes dos discos parecessem menos transparentes e mais iluminadas que outras, o peso de todas era similar.

Curioso, não? Ainda que os pesquisadores se sintam confortáveis a ponto de admitir que o tamanho dos anéis é realmente uma ilusão, o que incomoda é não saber a razão de serem uma ilusão. O que realmente está claro é que não é apenas uma questão de conhecer o tamanho dos anéis, anel, e sim também a idade deles. As estimativas sobre a idade dos anéis de Saturno foram construídas, em grande parte, por conta do tamanho desses discos. Agora, esse conhecimento terá que ser revisado. A NASA estima que, quando essas novas pesquisas surgirem, a idade do planeta pode baixar da casa dos bilhões para os milhões de anos. É esperar para ver.

Fonte: Galileu

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo