Mistério A858: Outro estranho caso da Internet

em 06/05/2016


Em algum lugar do mega fórum Reddit, temos um subtópico bizarro, conhecido como A858, ele é constituído por postagens escritas pelo mesmo usuário com apenas números e letras, sem nenhuma explicação lógica. Embora seja considerado como o trabalho de um robô do site, sabe-se que alguém está estudando os posts. Quando um usuário do site mencionou que o A858 era o “Stonehenge do Reddit”, uma imagem codificada do Stonehenge foi postada. Em outro momento, uma imagem de um troll apareceu. Além dessas situações, nada mais aconteceu além de mais posts com mais códigos postados… por 2 anos inteiros.

Convido a todos a conhecerem mais esse interessante mistério da internet.

Esse estranho tópico teve sua postagem inicial feita no ano de 2011 e desde então suas postagens compostas de blocos gigantes de códigos alfa numéricos aleatórios tem atraído a atenção de muita gente.

Muitos são os internautas dedicados a tentar quebra o código das postagens, e muitos afirmam que as postagens possuem um padrão de codificação diferente umas das outras, o que dificultaria ainda mais o trabalho desse investigadores.

O código de Stonehenge

Um dos códigos, intitulado "201109081949" traduzido em uma imagem em formato ASCII de Stonehenge, que foi assinado com o nome de usuário da conta, A858. O formato foi ASCII codificado em Base64, então codificado em hexadecimal, com caracteres 'A' substituído por 'V'. Embora milhares de pessoas têm utilizado uma variedade de técnicas de código quebrando avançados numa tentativa de quebrar esses códigos, mas as mensagens e a pessoa por trás deles, permanecem um mistério.

A Stonehenge do A858

Teorias

Teorias para tentar explicar as estranhas mensagens não faltam. A mais simples é que o A858 seria apenas um subreddit para chamar a atenção dos usuários, predestinado a ser apenas um simples mistério sem sentido. Outras teorias são mais sinistras. Em março de 2015, informaram em um site que o Mossad estava monitorando ativamente o Reddit para escrever códigos detalhando ataques terroristas. Esses códigos frequentemente continham número primos, assim como no A858.


Há que acredite também que essa seja uma resposta de algum usuário, ou usuários, do Reddit aos desafios Cicada 3301 (clique AQUI para entender melhor).

Se você está muito curioso pode tentar a sorte investigando o subreddit (Solving A858 - Reddit), que é um espaço dentro do próprio Reddit destinado a resolver o enigma, embora algumas matérias em sites americanos afirme que esse tópico esteja sobre ação do A858.

Leia Mais: Links da Deep Web 2016


Fica o convite a todos os amigos e amigas que curtem esse tipo de desafio ao melhor estilo Cicada 3301 a contribuir com as “investigações”, mas estejam avisados: o A858 tende a excluir tudo e mudar de localização caso muita gente comece a procurá-lo. Durante minha pesquisa encontrei esse link AQUI, que parece ser o subtópico A858, mas como vocês podem ver abaixo no print que tirei da página, apenas usuários convidados podem acessar tal espaço.


Outra página interessante para quem deseja acompanhar toda essa jornada é a pagina auto intitulada “Auto-análise a858”. Nela, pelo que pude perceber, algumas características das postagens do A858 são são apresentadas.



Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

Topo