Festival Qingming: O dia dos Finados Chinês

em 15/06/2016



Saudações amigos e amigas. Hoje voltamos a contar com uma matéria enviada pelo nosso grande amigo e colaborador Elson Antonio Gomes. Essa matéria fala do festival chinês que é o equivalente ao dia de finados aqui no Brasil.

No Brasil se comemora o ‘Dia dos Finados’ em 02 de novembro. Porém para os chineses a data é comemorada no dia 04 ou 05 de abril dependendo do ano. Isto acontece porque tem que ser o 15º dia após o Equinócio da Primavera.

Chamado de “Festival Qingming” ou “Ching Ming Festival” é quando familiares e amigos se unem para limpar os túmulos de um antepassado e também queimar incensos, ofertar comida, vinho, chá, queimar dinheiro e “joss paper”, também conhecido como ‘dinheiro fantasma’ que é usado em varias praticas religiosas asiáticas. Dizem que serve para o falecido ter muitas coisas boas em sua vida após a morte. Que além deste “joss paper”, os chineses também queimam modelos de casa, carros e celulares.

Abaixo algumas imagens deste Festival chinês.


Uma família da Malásia de etnia chinesa visita o túmulo de um antepassado em um cemitério na véspera do Festival anual de Qingming em Kuala Lumpur em 3 de abril.


Uma mulher faz réplicas de papel de barras de ouro, que geralmente são queimados para o Festival de Qingming que cai em 4 de abril, em um workshop em Baoding, China, em 26 de março.


As pessoas esperam perto de uma estação de metrô para shuttles que vão para um cemitério em Xangai, durante o Festival de Qingming.


​Uma mulher prepara incenso e ofertas para queimar em uma sepultura durante o festival anual Qingming em um cemitério público em Xangai. Durante Qingming, chineses tendem cuidar tradicionalmente dos túmulos de seus entes queridos e muitas vezes queimar ofertas de papel para honrá-los e mantê-los confortável na vida após a morte.


Uma mulher reza em frente de uma sepultura no cemitério em um Babaoshan, em Pequim.


Um homem da família Yeh levanta paus de incenso para pagar respeito aos seus antepassados ​​durante o Festival Qingming.


Um homem redesenha as gravuras sobre uma lápide durante o festival anual Qingming em um cemitério público em Xangai.


Crianças que prendem lanternas desfilem no Festival Qingming em Yiwu, província de Zhejiang no dia 2 de abril.


Duas mulheres visitam seus parentes falecidos para marcar o Festival Qingming no cemitério em Taipei, Taiwan.


Uma criança da família Yeh pega ofertas e dinheiro de papel durante a cerimônia de adoração anual para pagar respeito aos seus antepassados ​​durante o Festival Qingming.


​Dinheiro queima ao lado de um túmulo como uma oferta durante o festival Qingming em um cemitério público em Xangai.


As pessoas queimam “joss paper” enquanto eles oram em um cemitério público durante o Festival Qingming em Fuzhou, província de Jiangxi, na China.


Os participantes usam trajes tradicionais em uma festa para adorar “Yellow Emperor Xuan Yuan”, que é considerado por muitos ser o ancestral dos chineses, durante o Festival Qingming em “Hangling county”, Província de Shaanxi, China.


​Um homem de Taiwan limpa o túmulo de um parente falecido para marcar o Festival Qingming em um cemitério em Taipei, Taiwan, em 4 de abril.


​Uma família queima incenso e dinheiro de papel um dia antes do Festival anual de Qingming ao lado de uma sepultura em um cemitério público em Xangai.


Agradecimentos ao amigo Elson Antonio Gomes pelo envio dessa dica.

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



2 comentários:

  1. parabéns, o blog é muito bom, e também passa muito conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pelo elogio...sinta-se sempre a vontade para participar, seja com sugestões, dúvidas ou mesmo críticas...

      abraços...

      Excluir

Topo