Caminhão invade feira de natal em Berlim e deixa 12 mortos

em 20/12/2016


Um caminhão avançou sobre um mercado de Natal no centro de Berlim, deixando 12 pessoas mortas e 48 feridos, segundo a Polícia de Berlim. Os feridos estão sendo tratados em hospitais da cidade. O ministro do Interior alemão Andreas Geisel afirmou que ainda não está claro se o ocorrido foi um ataque terrorista ou um acidente.

Um homem suspeito de dirigir o caminhão foi preso na região próxima ao incidente e outro homem, que foi descrito pela polícia como passageiro do veículo, foi encontrado morto.

O mercado fica em Breitscheidplatz, na avenida Kurfüstendamm - a principal avenida comercial do oeste da cidade.

Um repórter do jornal Berliner Morgenpost afirmou que a cena no local era "horrível". Pelas redes sociais, a polícia pediu que as pessoas fiquem em casa e evitem ir até o local do mercado.

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert afirmou, pelo Twitter, que ela está em contato com o ministro do Interior e com o prefeito de Berlim.

"Estamos de luto pelos mortos e esperamos que os feridos consigam ajuda", escreveu.

O presidente alemão, Joachim Gauck, afirmou em um comunicado que é uma "noite terrível para Berlim e para o nosso país".

Investigação

De acordo com a agência de notícias alemã DPA, a polícia acredita que o carro tenha andado entre 50 e 80 metros dentro do mercado de Natal durante o incidente, que ocorreu às 20h14, no horário local.

"A sequência de eventos indica ou um acidente ou um ataque", disse o ministro do Interior.


Há relatos de que o passageiro encontrado morto seria polonês. A nacionalidade do suspeito preso ainda não foi confirmada.

Imagens do caminhão mostraram que ele foi registrado na Polônia, e a imprensa local diz que ele teria sido roubado nesta segunda-feira.

Aparentemente, a empresa de frete que usa o caminhão não conseguiu entrar em contato com seu motorista desde o fim da tarde.

O incidente evocou lembranças do ataque de caminhão durante as comemorações do Dia da Bastilha em Nice, na França, no último mês de julho, quando 86 pessoas foram mortas. O ataque foi reivindicado pelo grupo autodenominado "Estado Islâmico".

No início do ano, uma série de ataques menores realizados por militantes alarmaram a Alemanha.





Fonte: BBC e Dailystar

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo