Estranha estatueta de 7.000 anos é um enigma arqueológico

em 27/02/2017


Uma das maneiras que os arqueólogos e antropólogos aprendem sobre as motivações e psicologias de culturas antigas é através do estudo de seus artefatos. Representações artísticas ou cerimoniais de seres humanos revelam os desejos algumas vezes ocultos e as perspectivas de indivíduos ou sociedades que os criaram. Embora o estudo de esculturas neolíticas e paleolíticas tem revelado muito sobre as culturas antigas, uma nova estatueta colocada em exibição no Museu Arqueológico Nacional da Grécia colocou os arqueólogos e historiadores para coçarem suas cabeças.

A estatueta tem 36 centímetros de altura e é esculpida em um único pedaço de granito, que é uma escolha incomum de material, devido as ferramentas e tecnologia disponíveis na época. Datação por radiocarbono revelou que sua idade é de aproximadamente 7.000 anos e ela tem sido chamada de “enigma arqueológico”.


Os pesquisadores ainda estão confusos e não conseguem explicar como tal estatueta de granito poderia ter sido esculpida durante esse período da história. A maioria das ferramentas que datam do mesmo período são muito ‘macias’ para serem capazes de cortar o granito com o nível de precisão visto na estranha estatueta.

De acordo com Katya Manteli, arqueóloga do Museu Arqueológico Nacional, a figura de granito não se encaixa com as figuras sexualizadas do período Neolítico:

"Ela poderia estar representando uma figura humana com face similar a de um pássaro, ou uma entidade similar a um pássaro que não tenha nada a ver com um homem, mas com a ideologia e simbolismo da sociedade neolítica. Sim, poderia ser uma figura grávida, mas não há seios, usados no período neolítico para representar o corpo feminino. Por outro lado, falta o órgão masculino, assim ela é apresentada como uma figura assexual. Há aspectos enigmáticos que dão um charme a ela."


Embora algumas teorias sobre a estatueta parecem sugerir que ela possa não estar acabado, o alto nível de polimento provavelmente indica que ela é mesmo uma estatueta terminada.

Isto nos faz imaginar o que as civilizações do futuro irão pensar se encontrarem brinquedos de plástico em ruínas da nossa sociedade que indubitavelmente está condenada. Se nossos bonecos de brinquedo forem uma indicação, eles provavelmente pensarão que somos algum tipo de super-humanos musculosos, belicosos e proporcionalmente distorcidos, hipersexualizados e super mulheres materialistas.



Fonte: OVNI Hoje

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

  1. Bah...
    "A maioria das ferramentas que datam do mesmo período são muito ‘macias’ para serem capazes de cortar o granito com o nível de precisão visto na estranha estatueta." Onde precisão??? O bagulho é tosco, feio, não representa nada... tá mais pra uma estatueta que começaram a fazer, viram que o material era duro e jogaram fora...
    E a fonte: Um site de Ufólogos...
    Depois querem ser levados a sério...

    ResponderExcluir

Topo