Misteriosa ‘espaçonave’ X37-B está a 677 dias em órbita e ninguém sabe o motivo

em 03/04/2017


A Força Aérea dos Estados Unidos lançou um avião espacial não tripulado movido a energia solar na órbita da Terra em 20 de maio de 2015, para realizar sua quarta missão secreta. Agora, quase dois anos depois, o avião robótico X-37B entrou em seu 678º dia em órbita, quebrando seu próprio recorde de número de dias consecutivos passados no espaço.

Mais inacreditavelmente ainda, no entanto, é que não estamos nem perto de descobrir o que cargas d’água ele está fazendo lá em cima.

O Boeing robótico X-37B, também conhecido como Orbital Test Vehicle 4, realiza missões de longa duração em órbita e possui uma carga confidencial.

Observadores têm especulado que o veículo espacial pode ter sido projetado para destruir satélites ou até mesmo funcionar como um satélite “móvel”.

Quando pousou, após uma missão anterior, ele foi recebido em terra por um grupo que usava trajes com proteção contra riscos biológicos, despertando a possibilidade de sua carga ser radioativa.


Não sabemos nem quando ele voltará à Terra. “A data de desembarque será determinada com base na conclusão das demonstrações em órbita do programa e objetivos para esta missão”, disse uma porta-voz da Força Aérea, a capitã AnnMarie Annicelli.


Hipóteses

Tem havido muitas especulações sobre tais missões secretas nos últimos anos, incluindo espionagem sobre o Oriente Médio, bombardeamento espacial e espionagem sobre a estação espacial da China.

A teoria do bombardeiro espacial foi mais ou menos desmentida, com o ex-cientista-chefe da Força Aérea dos EUA, Mark Lewis, dizendo ao portal Popular Science que a quantidade de força necessária para mudar a sua posição em órbita seria tremenda. Além disso, não seria exato, o que faria dele um péssimo bombardeiro.

As medidas de vigilância são teorias mais prováveis. Em 2010, por exemplo, vários observadores amadores relataram ter visto o avião passando sobre a mesma região a cada quatro dias, logo após seu lançamento inicial.

A Força Aérea agora tem um segundo avião espacial X-37B, e um grupo separado de rastreadores de satélites civis observou que sua órbita se apodera de países como o Irã, Afeganistão e Paquistão.

Espionagem

Declarações contraditórias de funcionários do governo apenas incentivaram a especulação pública sobre espionagem.

“Em entrevistas e declarações, os líderes do Pentágono negaram veementemente que o avião tivesse algo a ver com armas espaciais, mesmo admitindo que seu objetivo final era ajudar combatentes de guerra terrestres com uma variedade de missões auxiliares”, informou o jornal americano The New York Times, em maio de 2010.

Na época, a Força Aérea respondeu afirmando que a missão secreta não possuía “capacidades ofensivas”, mas sim que o programa “apoiava a redução de risco tecnológico, a experimentação e o desenvolvimento de conceitos operacionais”.

Recorde

O avião embarcou em quatro missões orbitais até o momento, em cada uma delas quebrando o seu próprio recorde. O anterior foi de 674 dias no espaço, em uma missão que se estendeu de dezembro de 2012 a outubro de 2014.

O avião supostamente foi projetado para passar apenas 270 dias no espaço, de modo que já excedeu suas expectativas de vida orbital duas vezes.


Naturalmente, pode ser que a Força Aérea esteja apenas conduzindo ciência. A capitã AnnMarie Annicelli afirmou ao portal Space.com que o avião está testando de tudo, desde sistemas de navegação e proteção térmica até voo orbital autônomo, reentrada e técnicas de pouso.

Se nunca descobrirmos os segredos do X-37B, pelo menos ele terá provado as capacidades do voo movido a energia solar prolongado.


Fontes: Yahoo e Hypescience

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

  1. http://meiobit.com/365128/usaf-x-37b-a-nave-espacial-espia-mais-misteriosa-do-mundo-acaba-de-pousar/

    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2017-05-08-O-aviao-espacial--e-secreto--X-37B-dos-EUA-regressou-a-Terra

    ResponderExcluir

Topo