Hy-Brasil: a lendária ilha fantasma da Irlanda

em 23/05/2017


Hy-Brasil era uma ilha que apareceu em mapas antigos entre os anos de 1325 e 1800. Na maioria dos mapas, foi localizado a cerca de 321 km ao largo da costa oeste da Irlanda no Norte no Oceano Atlântico.

Uma das características geográficas mais marcantes do Hy-Brasil sobre esses mapas é que muitas vezes aparece como um círculo com um canal (ou rio) correndo leste a oeste em todo o diâmetro. Histórias sobre a ilha têm circulado em toda a Europa durante séculos com contos que era a terra prometida dos santos ou um paraíso onde uma civilização avançada viveu. No mito irlandês, disse que ele era envolta em névoa exceto para um dia a cada sete anos, quando se tornou visível. Convido os amigos e amigas a conhecer um pouco mais a respeito desse assunto na matéria a seguir.

Os muitos nomes da Ilha Misteriosa

Hy-Brasil (também chamado Hy-Breasal, Hy-Brasil, Hy-Breasil, Brazir) é derivado do nome Breasal significando o Grande Rei do mundo na história celta. Notou-se em mapas aproximadamente em 1325, pelo cartógrafo genovês Angelino Dulcert onde foi identificado como “Bracile.” Mais tarde apareceu no Atlas Catalão em 1375, o que a colocou como duas ilhas separadas com o mesmo nome “, Illa de brasil “.



Em 1436, ela apareceu como “Sola De Brasil” no mapa de Veneza pelo cartógrafo Andrea Bianco. Anexado a uma das ilhas maiores de um grupo no Atlântico, foi identificada por um tempo com a Ilha Mater. Ela apareceria novamente em 1595 na Ortelius Map of Europe e Europa Mercator Map, ocasionalmente aparecendo em diferentes localizações nos mapas diferentes ao longo do tempo.

Expedições em busca de Hy-Brasil

Em 1480, John Jay Jr. partiu de Bristol, Inglaterra em uma viagem para encontrar a lendária ilha só para voltar de mãos vazias depois de passar dois meses no mar. Em 1481, mais dois navios, a Trindade e o George, partiram de Bristol em uma expedição para encontrar Hy-Brasil, sem sucesso também.

Curiosamente, em 1497, diplomata espanhol Pedro de Ayala relatou aos Reis Católicos de Espanha, que John Cabot (o primeiro europeu a visitar a América do Norte desde os Vikings) tinha “descoberto no passado pelos homens de Bristol que acharam Brasil”, alguém de uma das expedições Bristol tinha realmente conseguiu encontrar a misteriosa ilha? Provavelmente nunca saberemos.

Quase dois séculos depois, o capitão escocês do mar, John Nisbet, alegou ter passado em Hy-Brasil na sua viagem de França para a Irlanda em 1674. Ele disse ter enviado um grupo de quatro em terra onde os marinheiros passaram o dia inteiro na ilha.

Grandes Coelhos pretos e um Mago Misterioso

Lá, eles afirmam ter conhecido um velho sábio que lhes forneceu ouro e prata. Estranhamente, o capitão disse que a ilha era habitada por grandes coelhos pretos e um mago misterioso que vivia em um grande castelo de pedra construído por ele mesmo. O acompanhamento da expedição foi liderada pelo capitão Alexander Johnson, que também alegou ter encontrado Hy-Brasil, confirmando as descobertas de Nisbet.

Nos anos seguintes, Hy-Brasil recuaria no anonimato. Como as tentativas de encontrá-lo falharam novamente, cartógrafos começaram a deixá-lo fora a maioria das cartas náuticas. Quando a última vez foi observada em um mapa em 1865, simplesmente notável como “Brasil rock.”

A última aparição documentada de Hy-Brasil foi feito em 1872 por Robert O’Flaherty e TJ Westropp. Westropp afirmou ter visitado a ilha em três ocasiões anteriores e foi tão cativado por ela que ele trouxe sua família com ele para vê-lo em pessoa. Lá, todos eles testemunharam que ela aparece do nada e logo depois desaparece de novo diante de seus olhos.

Mitos e lendas sobre Hy-Brasil

Existem muitos mitos e lendas em torno Hy-Brasil. Em alguns deles, a ilha é o lar dos deuses do folclore irlandês. Em outros, ele é habitado por padres ou monges com rumores de que seguram o conhecimento antigo que lhes permitiu criar uma civilização avançada. Alguns pensam que a famosa viagem de St. Brendan para encontrar a “Terra Prometida” pode ter sido Hy-Brasil.


Em um encontro famoso com um suposto UFO, conhecido como o incidente de Rendlesham Forest, uma estranha nave foi relatada ter sido desembarcada fora de uma base militar dos EUA no Reino Unido e o sargento Jim Penniston alega ter tocado este ofício e telepaticamente receber 16 páginas de código binário em sua mente. Ele anotou o código no dia seguinte e traduziu décadas mais tarde. O código continha uma lista de coordenadas muito concretas de Hy-Brasil e foi listada no local onde cartógrafos antigos a tinham mapeada. A mensagem também listou as coordenadas de vários outros locais antigos de todo o mundo, como as pirâmides de Gizé e Linhas de Nazca.

O que é mais peculiar, foi que o topo e o fundo da transcrição começavam com as coordenadas de Hy-Brasil, ou pelo menos o local comumente referido pelos marinheiros através dos anos. Um inexplicável ano de origem de 8100 também fazia parte da mensagem decodificada.

Há vários mapas revelando a misteriosa Hy-Brasil, mas já que nenhuma evidência recente de sua existência foi encontrada, os historiadores de tendência predominante se referem ao caso como sendo de identidade ou localização erradas.

Conhecida por abrigar um culto poderoso e enigmático, a misteriosa ilha de Hy-Brasil tem intrigado aventureiros e historiadores por séculos e, recentemente, até mesmo cativado a atenção dos pesquisadores de OVNIs.

Hy-Brasil como Atlantis da Irlanda

Enquanto Atlantis pode ser a mais famosa civilização perdida, Hy-Brasil é melhor documentada e tem mais relatos de testemunhas.


A lenda poderia ser uma história que foi passado através de gerações a partir do final da última Era Glacial, quando os níveis do mar eram mais baixos. Por exemplo, a assim chamada Porcupine Bank, descoberta em 1862, parece ter sido uma ilha em algum ponto no tempo. Localizado a cerca de 193 km a oeste da Irlanda, é um banco de areia exposta no extremo maré baixa e onde uma carta de 1830 teve ‘Brasil Rock’ localizado. Ponto mais alto do Porcupine é de cerca de 200 metros abaixo do nível do mar e foi afundado, quer devido a uma catástrofe ou a subida do nível do mar.


Hoje, nenhuma ilha chamada Hy-Brasil existe em qualquer mapas ou cartas náuticas e não há documentos históricos registrados para indicar o que aconteceu com ela. Principais historiadores simplesmente consideram-na um caso de identidade equivocada. No entanto, é um enigma peculiar na história que é susceptível de ser debatido e discutido no futuro.


Fontes: OvniHoje e O Verso do Inverso

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Noite Sinistra no YouTube

Gostaria de convidar os amigos e amigas a darem uma conferida no canal Noite Sinistra no YouTube, onde vocês podem encontrar várias matérias interessantes. Para acessar basta clicar no banner abaixo.

Acesse o canal Noite Sinistra no YouTube

Não deixem de se inscrever!!!


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Um comentário:

Topo