30/07/2013

Sinais de rádio vindos do espaço intrigam astrônomos


No início de 2013, astrônomos da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, calcularam que, somente em nossa galáxia – a Via Láctea – exista 100 bilhões de planetas habitáveis similares à Terra.

Se o nosso universo tem 13.8 bilhões de anos de idade, e o nosso sistema solar somente 4,5 bilhões, há também a possibilidade de que exista uma inteligência muito mais velha que nós e muito mais avançada tecnologicamente lá fora. Michio Kaku, um físico quântico, até descreveu a possibilidade da existência de diferentes categorias de civilizações avançadas em nosso universo. Mas será que essas civilizações se comunicariam de galáxia para galáxia? Que tipo de sistemas de energia estaria envolvido neste processo? Isto pode parecer ficção científica, mas até mesmo os astrônomos mais sérios pensam nessas questões.

Recentemente, no último dia 5 de Julho, no periódico Science, foi publicado um artigo intitulado, “A Population of Fast Radio Bursts at Cosmological Distances” (Uma População de Descargas Rápidas de Rádio à Distâncias Cosmológicas – trad. livre), por um grupo de cientistas da Inglaterra, Austrália, Itália e dos Estados Unidos. O assunto foi a respeito de vários forte sinais de rádio inexplicáveis que ocorreram em 2007, conhecidos como “Lorimer burst”, que não tiveram nenhum raio-X ou raio gama associados a eles. Assim, alguns astrônomos dizem que isso tende a eliminar a fonte dos mesmos como sendo explosões de raios gama, a união de duas estrelas de neutrônio, a união de dois buracos negros, ou a evaporação dos mesmos.

Ainda mais surpreendente, os sinais de rádio foram calculados como vindos de 5 a 10 bilhões de anos atrás, no princípio, ou na meia idade do nosso universo. O que poderia emitir tais sinais de rádio tão fortes num passado longínquo da evolução do universo? As especulações foram de que tenha sido duas estrelas de neutrônio se unindo; ou uma estrela magnética morrendo; ou talvez um enorme buraco negro destruindo uma ou mais estrelas. Já que os dados atuais são de somente uma ‘fatia’ do universo. Dan Thornton, autor principal do artigo publicado no Science, concluiu que “talvez 10.000 dessas descargas estejam ocorrendo todos os dias por todo o céu. Estas descargas de rádio ainda são um mistério. Uma dispersão tão alta – mais do que 40º do plano galáctico – pelo que sabemos não poderiam ter vindo de dentro da Via Láctea“.

Um outro astrônomo escreveu um artigo no periódico Science, especulando que talvez os cálculos sobre a idade das descargas de rádio estejam errados – ou “as descargas poderiam representar uma classe inteiramente nova de uma fonte que não conhecemos nada a respeito ainda“. O astrônomo é Jim Corde, PhD., Professor de Astronomia na Universidade de Cornell em Ithaca, estado de Nova Iorque, EUA. Além de seus trabalhos de pesquisa e ensino, a cada dois anos o Professor Cordes leciona um curso popular em Cornell chamado, “A procura por vida no universo“.

Quanto à questão desses sinais terem sido enviados por civilizações alienígenas, o Professor Jim Corde disse: “Bem, provavelmente não, porque se fosse proveniente de ETs, o que significariam? Seriam algum tipo de sinal que estejam transmitindo para seus próprios propósitos? Ou talvez para sinalizarem outras civilizações lá fora, do tipo mensagem em uma garrafa?

Fonte: OVNI Hoje.

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
9 Comentários
Comentários
9 comentários:
  1. ow meu amigo a quanto tempo que eu estou sumido né ?! kk é que eu esqueci a minha senha ja faz um bom tempo e tive que fazer uma longa jornada espiritual pra poder lembrar , isso simplesmente porque eu nao conseguia trocar de senha , mas enfim , lembrei dela e agora estou de volta , agora comentando sobre o post , eu penso que talvez esse sinal possa ser de nós mesmos , como posso explicar . . . como o cometa Halley , que sempre aparece num periodo de 75-76 anos , como se o Universo fosse um circulo , ou sei lá . . . tipo como na teoria do planeta dos macacos .
    Eu acho que estou assistindo Doctor Who demais kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É manolo vc andou meio sumido mesmo...faz o que umas duas semanas que vc estava sem aparecer por aqui neah?

      Nunca assisti Doctor Who, mas muita gente já me disse ser um ótimo seriado...

      Abraço manolo...

      Excluir
    2. é muito tempo kkk mas explicando melhor minha teoria , tambem como um eco nas montanhas , mas solto no Universo , ele vai . . . percorre um grande caminho . . . passa do ponto em que partiu e continua seu caminho , e talvez seja por isso que acontecem "visitas" de OVNIs a Terra , eles provavelmente receberam o sinal , talvez a uns milhões de anos no futuro ( explicando minha idéia : eles receberão o sinal , vão para o futuro pra chegar no passado , talvez esse seja um caminho para a viagens no Universo , pensando na teoria do planeta dos macacos ) mas claro , sempre tem outra explicação , e se os OVNIs fossem tripulados por nossas gerações futuras que vieram estudar história ? nós estudamos em livros hoje em dia , eles podem usar a viagem no tempo como estudo , (estou achando que fiquei louco kk )

      abraços ;)

      Excluir
  2. Hoje os post tão bom demais da conta sô!!!( to passando as férias em Minas e acho que sou muito suscetível a aprender sotaques...kkk)


    abraços Nando...

    ResponderExcluir
  3. Taí a prova de ke astronomia cai muito bem também neste blog! ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado... Sabe que vc me deu uma ideia...eu coloquei o marcador dessa postagem como Ufologia...mas não faria mal eu criar um marcador para assunto de astronomia...

      Abraços...

      Excluir
  4. concordo cm vcs,astronomia tem espaço aki,aliás quanto mais diversidade de assuntos,mais público variado! Rusmea faz isso e funciona muito bem! ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão amigo, ou amiga. Diversificar é bom para cativar leitores de outras áreas.

      O Rusmea é fodah e o blog dele é um dos mais diversificados que conheço!!! Como ele traz muita curiosidade do lado asiático do mundo, as postagens dele sempre são inovadoras e formidáveis...

      Excluir
    2. venho intervir em sua defesa..Rusmea é bom,e Noite Sinistra melhor ainda! Dois blogs favoritados no meu navegador! E sim,amigo N.S., põe astronomia noteu blog,mesmo ke na parte ufologia,será sempre visitado! obrigado!

      Excluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave