07/08/2013

FBI inicia guerra contra a Deep Web?!


Os usuários do sistema Tor, usado por vários navegantes da Deep Web pois garante anonimato na rede, foram pegos de surpresa no domingo, quando uma grande quantidade de sites hospedados pela empresa Freedom Hosting, especializada em colocar sites dentro da rede Tor, ficou fora do ar. Um software malicioso (malware) implantado nesses sites aproveitou algumas vulnerabilidades de segurança do Firefox para identificar os utilizadores do Tor. A principal suspeita é de que o FBI tenha lançado o vírus na rede.

O Tor é um protocolo de navegação alternativo à web comum desenvolvido pela marinha norte-americana e que utiliza uma tecnologia para esconder a origem de um acesso a um site na internet.

O sistema é bastante usado por ativistas, também abriga conteúdo de criminosos, como sites de pedofilia e comércio ilícito de drogas.

Na quinta-feira passada (01-08-13), o FBI prendeu Eric Eoin Marques, operador da Freedom Hosting, em Dublin, na Irlanda. O FBI teria dito que ele é o maior facilitador de pornografia infantil do planeta. Se for comprovado que o FBI estava por trás do vírus, será a primeira vez que FBI utilizou a estratégia para identificar suspeitos de crimes virtuais.


Dos protestos de Londres aos acampamentos espanhóis, passando pela Primavera Árabe, máscaras do grupo Anonymous, originalmente desenhadas no quadrinho V de Vingança, puderam ser vistas entre os manifestantes que exigiam mudanças. Não é a toa. As redes que dificultam a identificação dos seus usuários estão sendo usadas em todos os grandes protestos mundiais, facilitando a articulação dos rebeldes e complicando o trabalho da inteligência policial. Cada vez mais, o anonimato é visto como direito por cidadãos e como crime por governos.

A internet anônima é um mundo próprio, com serviços que copiam ferramentas usadas normalmente, mas supostamente assegurando privacidade total. Há serviços de hospedagem anônimos (diversos sites terminam em .onion, um dos mais populares), comunicadores instantâneos privados e até moedas digitais que dificultariam saber quem comprou o quê de quem. Os endereços são indexados por wikis secretas que mudam de endereço o tempo todo e com vários espelhos escondidos em enormes sequências alfabéticas.

Por isso, além de informações de grupos políticos como Wikileaks e Anonymous, dentro da Deep web gira uma verdadeira contra-economia, baseada não em dólares, mas em Bitcoins e outras moedas digitais, normalmente ligadas a atividades criminosas como assassinatos, pedofilia, venda de informações roubadas por hackers e drogas.

Por isso, a questão é tão complicada: se a navegação anônima fornece um canal para ideias menos populares ou combatidas, ela também pede para que excessos sejam cometidos. Levada a seu ápice dentro do Tor, a discussão está longe de acabar – nos próximos anos saberemos se o anonimato será banido ou garantido.

O FBI prendeu Eric Eoin Marques da Freedom Hosting, sob acusação de pedofilia, devemos nos lembrar que Julian Assange, fundador da Wikileaks, foi preso no ano de 2010 em Londres, sob acusação de ter cometido crimes sexuais. O fundador do Megaupload, Kim Schimitz, havia sido preso pelo FBI, junto com outros três diretores do Megaupload e mais alguns funcionários, sob acusação de pirataria. Os dois últimos nomes citados já estão em liberdade. Será que esses importantes nomes da internet foram de fato presos por causa das acusações que corriam contra eles, ou para atender a interesses de governos e de poderosas empresas que se julgam prejudicadas pela pirataria, e pelo vazamento de documentação comprometedora? Será que essas acusações não foram apenas "criadas", com o intuito de tirar essas figuras de circulação, ou como forma de intimidação?

Algumas pessoas podem defender que na Deep Web existe muita coisa ruim, isso é verdade como podemos ver em muitas postagens feitas aqui no Noite Sinistra (como vocês poderão conferir clicando aqui). Baseadas nisso essas pessoas acreditam que a internet merece uma certa fiscalização. Mas a Deep Web possui outro lado, que é o da pirataria e do anonimato, e esses dois pontos costumam incomodar governos e grandes indústrias, principalmente as que pertencem ao ramo do entretenimento. Na Deep Web podemos conseguir muitos conteúdos, como filmes, músicas, livros digitalizados, tutoriais de como desbloquear celulares, documentos governamentais vazados, etc...Sem contar a face revolucionária da rede sombria, como já foi citado mais acima. Esse outro lado da Dark Net, é o que de fato preocupa as autoridades, na minha humilde opinião.

A discussão é válida e importante, desde que conduzida com respeito...E fica a pergunta, se de fato o FBI declarar essa suposta guerra, será que isso levará ao fim da Deep Web?





17 Comentários
Comentários
17 comentários:
  1. cara , alguem precisa o mundo das mãos dos EUA , quando eu falo de Nova Ordem Mundial todo mundo fala que eu sou doido , mas quando isso acontecer mesmo , ai eu quero ver me chamarem de louco , alguem precisa derrubar essa ditadura disfarsada de democracia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da parte "ditadura disfarçada de democracia"...o senhor está inspirado hj em amigo Djalma...

      Excluir
    2. ah obrigado , mas eu não sou o criador dessa parte , na verdade eu vi isso em algum comentario não sei se foi no facebook ou se foi em algum blog , mas obrigado mesmo assim

      abraço

      Excluir
    3. Djalma,vc não e um dos admintradores da comunidade do facebook ANTI-NWO(Nova ordem mundial)?

      Excluir
  2. O foda na verdade , são os espiritos de porco que jogam conteudo criminoso na deep . As pessoas pensam que a deep é apenas conteudo desse tipo (com pedofilia , trafico , homicidios) que não é verdade , é apenas uma pequena parte que acaba "queimando o filme" de toda deep ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em meus últimos textos eu sempre tento frisar isso que vc falou Silvio...e é importante que o povo se toque disso, afinal a Deep Web não é um monstro...

      Excluir
    2. Sejam publicações de livros, filmes, músicas e outros artigos sem respeito aos devidos direitos autorais, sejam manifestos de grupos oprimidos por regimes ditatoriais, sejam anúncios de venda de drogas, tráfico de pessoas, órgãos, pedofilia, matadores de aluguel, tudo o que está na deep web está lá por encontrar uma liberdade que não se tem nos regimes legais estabelecidos (sejam eles justos, corretos, ou não), portanto, é conteúdo criminoso sim. Claro que existem blogs lá com temas mais "tranquilos", mas que podem muito mais facilmente ser vistos na surface "normal", mas oque atrai a atenção na deep web, mesmo que não seja depravação, é sim, de alguma forma, publicação criminosa. Concorda?

      Excluir
    3. Concordo em partes com teu ponto de vista amigo Claudinei...de fato a grande maioria das pessoas que vem aqui no blog atrás de textos da Deep Web estão a procura de coisas relacionadas a bizarrices. Imagino que muitas pessoas que mergulham da Deep o fazem por esses motivos também. Isso vem de encontro ao que eu sempre escrevo...Tanto na deep como na surface vc encontra o que vc procura...se procura depravação, vc vai encontrar, se procura diversão saudável vai encontrar também.

      Eu não sou especialista em Deep Web, mergulho pouco por lá para dizer a verdade, até por que geralmente encontro o que procuro na Surface. Mas já me vi obrigado a procurar na Deep Web coisas que não achei na surface...como tutoriais para desbloquear celular, tutorial de eletrônica para programação de microcontrolador (eu estudava engenharia de Automação). Na deep já encontrei filme antigos que não consegui pela surface...e por aí vai.

      Abraços manolo e muito obrigado por apresentar sua consistente opinião...

      Excluir
    4. Mas essas pessoas que foram presas, eram os donos do Site certo? haha sou novo nisto da Deep Web... Já agora, o FBI continua a procurar pedófilos e criminosos ou essa "guerra" já terminou?
      Há poucos dias atrás ouvi falar da Deep Web e pesquisei alguns links, fui parar a um site que falava sobre a Filosofia da Vida e registei-me para ver os tópicos que lá tinha, quando cliquei registar fui parar a um site com o nome "Pedo" e assustei-me com o que vi, nem consegui dormir estas últimas noites, eu próprio só tenho 14 anos e entrei em choque... Agora quando tentei entrar lá outra vez para denunciar aquilo, diz que a página não foi encontrada... Que me aconselhas fazer? Não estou a conseguir dormir, admito que estou assustado com o assunto e preferia nunca ter entrado na Deep Web.

      Excluir
  3. O que é ilegal para o FBI? Pessoas procurarem diversão sem ser vigiado pelo msm? Procurar filmes, séries, livros etc... E encontrar facilmente sem pagar por isso, ter informações fácilmente em suas mãos? Saber q o próprio está nos vigiando até em redes Sociais e punir quem colocou a boca no mundo? Prender quem facilita nossa vida 90% como o cara do megaupload? Pura hipocrisia! Enquanto temos pedófilos, tráfego d órgãos, drogas, criminalidade d todos os tipos, esses caras q se dizem justiceiros procuram quem vaza por direito como temos por se tratar d democracia documentos "secretos" e q não deveriam ser e punem, prendem, matam... Q tipo d mundo é esse q vivemos, onde não temos mais o direito nem d nos comunicarmos sem ser vigiados? Não temos mais privacidade! Creio q ainda falta muito para a Deep Web acabar, não acho q vai ser tão fácil assim e por parte fico feliz, torso para q na verdade falte muito para isso! Se o FBI não prende a escória é pq não quer, prefere procurar os q vazam seus "segredos"! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  4. O que é ilegal para o FBI? Pessoas procurarem diversão sem serem vigiadas pelo msm? Procurar filmes, séries, livros etc... E encontrar facilmente sem pagar por isso, ter informações fácilmente em suas mãos? Saber q o próprio está nos vigiando até em redes Sociais e punir quem colocou a boca no mundo? Prender quem facilita nossa vida 90% como o cara do megaupload? Pura hipocrisia! Enquanto temos pedófilos, tráfego d órgãos, drogas, criminalidade d todos os tipos, esses caras q se dizem justiceiros procuram quem vaza por direito como temos por se tratar d democracia documentos "secretos" e q não deveriam ser e punem, prendem, matam... Q tipo d mundo é esse q vivemos, onde não temos mais o direito nem d nos comunicarmos sem ser vigiados? Não temos mais privacidade! Creio q ainda falta muito para a Deep Web acabar, não acho q vai ser tão fácil assim e por parte fico feliz, torso para q na verdade falte muito para isso! Se o FBI não prende a escória é pq não quer, prefere procurar os q vazam seus "segredos"! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  5. O que é ilegal para o FBI? Pessoas procurarem diversão sem serem vigiadas pelo msm? Procurar filmes, séries, livros etc... E encontrar facilmente sem pagar por isso, ter informações fácilmente em suas mãos? Saber q o próprio está nos vigiando até em redes Sociais e punir quem colocou a boca no mundo? Prender quem facilita nossa vida 90% como o cara do megaupload? Pura hipocrisia! Enquanto temos pedófilos, tráfego d órgãos, drogas, criminalidade d todos os tipos, esses caras q se dizem justiceiros procuram quem vaza por direito como temos por se tratar d democracia documentos "secretos" e q não deveriam ser e punem, prendem, matam... Q tipo d mundo é esse q vivemos, onde não temos mais o direito nem d nos comunicarmos sem ser vigiados? Não temos mais privacidade! Creio q ainda falta muito para a Deep Web acabar, não acho q vai ser tão fácil assim e por parte fico feliz, torso para q na verdade falte muito para isso! Se o FBI não prende a escória é pq não quer, prefere procurar os q vazam seus "segredos"! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  6. quando a nova ordem mundia chipar todo mundo acabou deep web

    ResponderExcluir
  7. A deep web tem outras camadas;eu queria saber como acessar a última.

    ResponderExcluir
  8. Já li bastante a respeito de como utilizam a deep web para difundir tanto coisas boas,quanto coisas ruins.Também já li muitas opiniões a respeito de fiscalizar esse e outros meios de informação.Não acho que violar a privacidade das pessoas seja algo produtivo,as intenções por trás disso podem ser escusas.Tenho em mente também que justificar essa quebra de privacidade alegando capturar os criminosos que nela se escondem,pode ser somente devido a incompetência dessas autoridades de investigar pelos métodos tradicionais afinal para esse conteúdo estar disponível,um crime na vida real teve de ser cometido.É perigoso,na minha opinião abrirmos mão de um direto em benefício de uma suposta proteção,depositar nossa confiança na idoneidade total desses órgãos também é perigoso porque eles já deram diversos motivos para duvidarmos das suas boas intenções.Alguns dos maiores crimes já cometidos contra a humanidade foram obras de governos e instituições,pensem nisso!Para finalizar,se abdicamos deste direito,removemos uma das armas que temos na luta contra tiranos de qualquer espécie e entregamos nossas vidas privadas a pessoas de caráter duvidoso.

    ResponderExcluir
  9. Gosto da deep, saber que posso navegar na net sem que alguém fique me espiando, é algo muito bom, mas foi como disse o amigo Silvio, UNS FAZEM DA DEEP UMA TERRA DE NINGUÉM, o que faz com que todos pensem assim, mas existe o lado bom, afinal de contas o que torna a deep web um lugar sombrio, nada mais é do que os interesses ostis de uns e outros...

    ResponderExcluir
  10. Não sou anônimo, sou caralhônimo! UHUHEUHEUHEUHEHEHUEEHUHE!!!

    ResponderExcluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave