O Ghoul

em 13/08/2013


O Ghoul é um monstro folclórico associado com cemitérios e que consome carne humana, comumente classificado como morto-vivo. Criaturas devoradores de defuntos são parte da mitologia de diversas partes do mundo.

O Ghoul na mitologia Árabe

Na mitologia árabe (na língua árabe, literalmente, significa demônio), sua origem, é um monstro canibal que habita o subsolo da terra e outros lugares desabitados. O nome de origem da criatura é الغول (ghūl), significando demônio. O ghoul é uma espécie de gênio diabólico árabe que muda de forma. Geralmente é traduzido para o português brasileiro como carniçal. Resumindo para forma coloquial brasileira seria algo para Zumbi.

Ghoul então é o nome de um demônio habitante de desertos que assalta túmulos, bebe sangue, rouba moedas, come cadáveres e que assume a forma de sua última presa. A literatura popular mais antiga que faz referência ao ghoul é As Mil e Uma Noites.

A estrela Algol tem seu nome originário da criatura.

Ghoul no Irã

Na mitologia iraniana, ghouls são bestas parecidas com os humanos, apenas maiores e mais ameaçadoras, mas não necessariamente más. Muitos falantes da língua farsi se referem a ghouls como sendo pessoas altas (não sendo necessariamente um insulto).

Ghoul na cultura brasileira

Existe o mito da criatura chamada de Papa-figo, "figo" no sentido de fígado. Um homem velho que perambula pelos cemitérios à noite, violando túmulos para se alimentar dos fígados dos cadáveres.

Ghoul na mitologia Germânica.

Há tempos no blog Noite Sinistra havia uma série de postagens sobre Vampiros. Numa das postagens dessa série a gente conferiu um vampiro do folclore alemão, cujo nome era Nachtzehrer (Clique aqui para recordar). Esse vampiro apresentava uma característica diferente dos demais vampiros, ele atacava aos mortos, o que os torna muito parecidos com os Ghouls. 


Quando amanhecer, você já será um de nós...

9 comentários:

  1. É impressionante ver como muda de região para região,o ghoul tbm tem semelhanças com o Djin e o metamorfo. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitos exemplos disso...tipo a lenda asiática do abominável homem das neves, e o pé grande...

      Outro exemplo são os vampiros...eles existem em diversas culturas, com algumas variações nas histórias...mas com muitas semelhanças...

      Excluir
  2. No Brasil tambem temos o tatu peba , que não é monstro porem come cadaveres em cemiterios kkkk

    ResponderExcluir
  3. Existem varias lendas como a do "papa figo" no interior do Brasil eu acho que elas deviam ser mais divulgadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "papa figo" foi abordado meio que superficialmente em um texto aqui do blog...e se não me engano o Medo Sensitivo tem um ótimo material a respeito.

      Gostei da sua ideia Marcos, lendas brasileiras são bem interessantes, em breve estarei publicando aqui no noite sinistra, um texto falando de uma história de assombração aqui do Rio Grande do Sul. Eu tive a oportunidade de visitar o lugar e tirar umas fotos lá...vai ser bem interessante!!!!

      Excluir
    2. Ansioso para ver as fotos. Existem algumas lendas do interior do Brasil bem macabras q pela falta de comunicação acabam sendo pouco divulgada. Minha vó me contava muitas quando eu criança, seria bem legal se vocês fizerem uma serie de lendas do Brasil.

      Excluir
    3. Ansioso para ver as fotos. Existem algumas lendas do interior do Brasil bem macabras q pela falta de comunicação acabam sendo pouco divulgada. Minha vó me contava muitas quando eu criança, seria bem legal se vocês fizerem uma serie de lendas do Brasil.

      Excluir
  4. Marcos...Me responda,me sinto sozinho,quero pintar meu cabelo de branco,sempre fico raivoso,quero ter lente ou olho de Ghoul,quero ter a máscara(do Kaneki no Tokyo Ghoul)Será que pode me responder se existe algum jeito de virar Ghoul?Todo dia me pergunto:O que eu não daria para ser um Ghoul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo....vc é "duenti"!
      Possivelmente é um desses adolescentes q acham "maneiro" os demônios , vampiros e zumbis retratados por Hollywood , e q em algumas tramas são e herois.
      Acorda cara....
      Demonios n tem nada de.maneiro e aparência excêntrica parece ser tudo o que vc busca sem atentar para o lado filosófico da situação, que define demônios como coisa ruim, egoísta,injusta,opressora,e animal.
      Demônio bom dos filmes ,n são demônios..... são seres divididos entre o bem e o mal,ou seja.....humanos.... nós......
      Apenas isso.
      Nem psicopatas são demônios,apesar de estarem bem próximos disso, e claro,tambem tem destino igual pelas maldades q cometem,entao cara.....pensa em Deus........vá fazer a diferença de alguma outra forma, e q seja construtiva p vc é para os outros, e n destrutiva como faz parecer.
      Tanta coisa legal p ser.feitas e aparece idiotas querendo cortar a língua e enxertar chifres na testa.........
      Noa, existem pessoas q são apenas peso morto p o planeta carregar, deveriam ser despejados no vacuo!

      Excluir

Topo