06/03/2014

O significado da cruz de Nero


A cruz de Nero, o Pé de Galinha, as Raízes de uma Árvore, dentre muitos outros nomes que esse simbolo possui e também muitos significados são relacionados a ele. Esse símbolo é amplamente conhecido e muito vinculado aos grupos hippies e pode ser encontrado em vários elementos da nossa sociedade, como filmes, jogos, clipes musicais ou desenhos animados.


A cruz de Nero

Você provavelmente deve se lembrar desse simbolo, afina na década de 60 foi utilizado pelos hippies para simbolizar a paz, alguns diziam que significava a "paz sem religião" ou "paz sem cristo", também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo.

Mas a mais temida história, principalmente para os cristãos, é de que ela teria sido criada pelo imperador Nero, sim Nero o imperador que se casou com a própria mãe e depois a mandou matar. Nero teria criado a cruz como forma de zombaria, em relação a cruz onde Jesus teria sido crucificado. Essa cruz seria invertida e possuiria os dois braços quebrados e uma ponta da qual seria colocada no chão de forma que ficaria ao contrário.


A Igreja católica sustenta a mesma teoria, apesar de não ser descrita na bíblia, de que Nero crucificou o apostolo de Jesus, "Pedro" com assa cruz. Após várias perseguições a cristãos Nero teria acreditado em uma época que havia dizimado o cristianismo.

Sua haste horizontal quebrada para baixo significaria a derrota do Cristianismo. Usada na Idade Média com um símbolo ligado a Satanás, durante séculos foi uma representação mística.

Alguns estudiosos de símbolos afirmam que a cruz não possui significado místico e que este símbolo foi criado na Inglaterra, em 1958, por Gerald Holtom, para uso em campanha de desarmamento nuclear. Os rascunhos originais constam na coleção real britânica. O próprio autor cita que utilizou o quadro "Os fuzilamentos", do pintor espanhol Goya, como inspiração.



Cruz de Nero em episódio do Scooby Doo
Fontes: Wikipédia e Forget the Fear

11 Comentários
Comentários
11 comentários:
  1. Ótimo post, muito interessante./

    ResponderExcluir
  2. "Noite sinistra", porque que tu não passa a se chamar: "Dia radiante ou Dia felizão"??

    Jesus te ama e te chama...

    ResponderExcluir
  3. Ia fazer como tatuagem , não vou mas !... 😞😒

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu tb já tinha pensado nisso...rsrsr

      Excluir
  4. eu só queria saber pq aparece nós meus sonhos

    ResponderExcluir
  5. http://ogritonoticias.blogspot.com.br/2010/04/simbolo-paz-marca-diabo-satanismo-cruz.html

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma pulseira desse aimbolo agora que descobri já era vou trocar por outra..

    ResponderExcluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave