Ilse Koch, a cadela de Buchenwald

em 11/04/2014


Hoje voltaremos a abrir espaço nas páginas do blog Noite Sinistra, a um texto dedicado a uma terrível mulher nazista: Ilse Koch. Ilse Koch tornou-se famosa não apenas pelos atos de crueldade, mas também por colecionar pedaços de peles tatuadas de prisioneiros dos campos. Histórias de sobreviventes contam que ela tinha cúpulas de abajures feitos de pele humana em seu quarto e era conhecida pelo apelido de "A Bruxa de Buchenwald" ou "A Cadela de Buchenwald", pelo caráter perverso e crueldade sádica com que tratava os prisioneiros deste campo.


Início

Nascida em 22 de setembro de 1906 em Dresden, na Alemanha, uma cidade-mártir da Segunda Guerra Mundial, e filha de um fazendeiro, ela era conhecida como uma criança educada e alegre no ensino primário.

Aos 15 anos deixou a escola para trabalhar numa fábrica e depois numa livraria. Na época, a economia alemã ainda não tinha se recuperado da derrota da I Guerra Mundial e seu trabalho na livraria a fez começar a se interessar pela nascente ideologia nazista, e a ter relações - em parte sexuais - com integrantes locais das SA.

A sanguinária começa sua carreira

Em 1936, começou a trabalhar como guarda e secretária no campo de concentração de Sachsenhausen perto de Berlim, onde veio a conhecer o comandante Karl Otto Koch, com quem se casaria. Em 1937, chegava a Buchenwald, não como guarda, mas como esposa do comandante. Influenciada por ele e por seu poder, Ilse começou a torturar e humilhar prisioneiros e também era conhecida por testar vários métodos de experiências médicas em prisioneiros.



Em 1940, construiu uma arena de esportes fechada, com o dinheiro de prisioneiros e seus parentes e no ano seguinte se tornaria supervisora sênior da pequena guarda feminina que servia em Buchenwald.

Prisão

Em 1941, Karl Koch foi transferido para o comando de Majdanek, onde serviria por dois anos, e Ilse Koch permaneceu em Buchenwald até 24 de agosto de 1943, quando ela e seu marido foram presos sob as ordens de Josias von Waldeck-Pyrmont, SS e da Polícia Líder de Weimar, que tinha autoridade de supervisão sobre Buchenwald.

As acusações contra os Kochs eram composta por enriquecimento privado, roubo, e o assassinato de presos para impedir seu testemunho.

Ilse Koch ficou presa até 1944, quando foi absolvida por falta de provas, mas seu marido foi considerado culpado e condenado à morte por um tribunal SS em Munique, e foi executado em Buchenwald em abril de 1945.

Ela então foi viver com os membros sobreviventes de sua família na cidade de Ludwigsburg onde foi presa pelos norte-americanos em 30 de junho de 1945.


Ilse e outros 30 acusados ​​foram denunciados perante o tribunal militar norte-americano em Dachau em 1947. Ela foi acusada de "participar de um plano criminoso como cúmplice e com participações nos assassinatos em Buchenwald".


Ilse anunciou no tribunal que ela estava grávida. E estava realmente grávida de oito meses. Ilse já tinha uma reputação de ser promíscua. Segundo o Relatório de Buchenwald, havia rumores de que Ilse estava tendo casos amorosos simultâneos com Waldemar Hoven, um capitão Waffen-SS que era o médico-chefe da Buchenwald, e Hermann Florstedt, o vice comandante.

Algumas dos pedaços de pele tatuada que eram colecionadas por Ilse foram usados contra ela no tribunal
Joseph halow, em seu "livro Inocente em Dachau", relatou que havia rumores não confirmados de que Ilse havia se envolvido em numerosos casos com oficiais da SS, e mesmo com alguns dos presos no campo de concentração de Buchenwald, e seu relacionamento conjugal era aberto.

Com o anúncio de sua gravidez, Koch surpreendeu o tribunal, porque ela tinha 41 anos na época e estava sendo mantida em isolamento, sem contato com qualquer homem, exceto os interrogadores americanos, a maioria dos quais eram judeus.

Ele também menciona que ela ficou chocada ao saber que seu marido poderia ter tido relações com outros homens. Halow alegou ainda que houve especulações entre os repórteres da corte que o pai do filho de Ilse era Josef Kirschbaum, um interrogador judeu que era um dos poucos homens que tinham acesso à sua cela de prisão. Em 19 de agosto de 1947, ela foi condenada à prisão perpétua por "violação das leis e costumes da guerra".

Mas em 8 de junho de 1948 depois de ter cumprido dois anos de sua sentença, o general Lucius D. Clay, governador militar interino da zona americana na Alemanha, reduziu a sentença para prisão de quatro anos com o fundamento de "não havia nenhuma evidência convincente de que ela tinha selecionado detentos para o extermínio, a fim de colecionar suas peles tatuadas, ou que ela possuía artigos feitos de pele humana ".

Assim que foi libertada pelos norte-americanos, foi novamente presa desta vez pelos alemães e colocada novamente frente a uma corte de justiça, devido ao grande número de protestos pela decisão de soltura, sendo novamente condenada à prisão perpétua.

Morte

Em 1967, da prisão Aichach, escreveu uma carta a seu filho, que não mostra o menor remorso ou tristeza pelos crimes que cometeu. Em 1 de setembro de 1967, ao 61 anos Ilse Koch amarrou várias lençóis de cama as lâmpadas que pendiam sobre sua cama e se enforcou. Em sua última carta ela escreveu: "Não há escapatória para mim, a morte é a única salvação."

Abaixo algumas imagens dos "souvenirs" colecionados por Ilse Koch







8 comentários:

  1. Muito bizarro...nunca achei que uma mulher seria capaz de fazer isso..mas tudo é possível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas mulheres que ao longo da história cometeram atos repugnantes...a maldade faz parte do ser humano, indiferente de raça e sexo...

      Grato pela participação Carol...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga...me parece que vc não acredita que mulheres alemãs pudessem ter cometido crimes durante a guerra...afinal de uma forma ou de outra vc sempre defende elas nas postagens que falam de mulheres nazistas condenadas por crimes de guerra...acredito que vc tenha alguma teoria para o assunto...


      obrigado pela participação...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quem diria hein? E eu que pensava que o marido de Ilse foi morto em combate,qdo na real era por corrupção...kkkkkkkkkkkkkkkkk e ela então...presa apenas por um período,ms depois veio o vai e vem ,e finalmente cometeu suicídio..VACA VÉIA!!
    E ainda por cima sem remorsos...psicopata! Como sempre os filhos pagam o preço pela burrada dos pais! Muitos vivem escondidos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E QUANTO AOS SOLDADOS O QUE DIZER CUMPRIRAM ORDENS ¨SIMPLES ASSIM¨ QUANTOS NAZISTAS VIVERAM INTACTOS POR MUITO TEMPO VIVENDO LIVRES E MUITO BEM OBRIGADO... QUANTO AS VÍTIMAS E FAMILIARES.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Topo