05/12/2016

Os túneis secretos que ligam Coreia do Norte e Coreia do Sul


A Coreia do Sul encontrou ao longo das últimas décadas quatro túneis ligando o pais a Coreia do Norte, e acredita que os mesmos fossem, destinados a permitir o fluxo de até 30.000 homens por hora, viabilizando uma possível invasão silenciosa.

O governo sul coreano acredita que poderia haver mais 16 túneis desconhecidos, aumentando o risco de um processo de ataque de surpresa.

O Daily Star on-line, a DMZ coreana, visitou um túnel e viu de perto a ameaça de invasão da Coreia do Norte coloca.

Descoberta dos túneis

O primeiro túnel foi descoberto em 20 de Novembro de 1974, quando uma patrulha do exército sul-coreano viu vapor saindo do chão.

O terceiro túnel encontrado, e visitado pela equipe do Daily Star on-line, foi descoberto após a captura de um desertor da Coreia do Norte chamado Kim Bu-seong. O fato aconteceu em 17 de Outubro de 1978.


O túnel que fica a 73 metros da superfície e possui 1635 metros de comprimento, levou cerca de seis anos para ser construído e hoje está bloqueado por três paredes de concreto.

Um guarda de fronteira sul-coreano disse a reportagem: "Mesmo que Pyongyang não admitir a culpa, uma série de coisas provam que este túnel foi realmente escavado por eles. Em primeiro lugar, o túnel declina ligeiramente para o lado do norte, o que significa que a água no interior do túnel drena automaticamente para a Coreia do Norte. Eles também espalharam pó de carvão ao redor para disfarçar o túnel como uma mina de carvão abandonada, mas nesta área, consiste somente de granito. O último fator é a direção dos buracos de dinamite que foram encontrados no interior do túnel. Cada buraco é perfurado para o sul."


Dentro do túnel as medidas são apertadas, sem contar os suportes estruturais os túneis possuem no máximo 2 metros de altura e 2 metros de largura. O interior é úmido que em muitos pontos é necessário se agachar para poder seguir em frente.

Mas afirma-se que nos outros túneis as coisas são diferentes, existindo desde eletricidade, lugares para armazenagem de armas e até mesmo uma estrada de ferro.

O guarda disse a reportagem a respeito do terceiro túnel: "Este túnel permite transportar uma divisão de infantaria em uma hora". Só que visitando o local se torna difícil de acreditar nessa declaração.

Mesmo que dificilmente uma tropa pudesse iniciar uma invasão pelos túneis, alguns militares acreditam que os mesmos podem ter sido usados por grupos norte coreanos de espionagem, ou até mesmo poderiam ser usados por pequenos grupos de guerrilha e sabotagem.

Não existem indícios de que o Norte ainda esteja construindo túneis. Alguns militares acreditam que esses túneis poderiam ser apenas uma distração. 


O túnel mais recente encontrado, que foi descoberto em 03 de março de 1990, foi cavado a uma profundidade de 145 metros. Imagina-se que possam existir mais túneis ao longo dos 250 km da fronteira.

Fonte: Daily Star 

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



0 Comentários
Comentários
Nenhum comentário :

Página do Facebook

Publicidade 1

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave