A lenda da Salamanca do Jarau

em 17/09/2013


Olá amigos e amigas, hoje voltaremos a falar de "Lendas e histórias brasileiras". Dessa vez abordaremos uma lenda do folclore Gaúcho e que nos foi enviada pelo amigo Flavio Augusto Freitas, morador da capital dos gaúchos...Porto Alegre. Convido a todos para acompanharem essa lenda enviada pelo amigo Flavio.

A Salamanca do Jarau

No tempo dos padres jesuítas, existia um moço sacristão no Povo de Santo Tomé, na Argentina, do outro lado do rio Uruguai. Ele morava num quarto de pedra nos fundos da própria igreja, na praça principal da aldeia.

Ora, num verão mui forte, com um sol de rachar, ele não conseguiu dormir a sesta. Vai então, levantou-se, assoleado e foi até a beira da lagoa refrescar-se. Levava consigo uma guampa, que usava como copo.

Coisa estranha: a lagoa toda fervia e largava um vapor sufocante e qual não é a surpresa do sacristão ao ver sair d'água a própria Teiniaguá, na forma de uma lagartixa com a cabeça de fogo, colorada como um carbúnculo. Ele, homem religioso, sabia que a Teiniaguá - os padres diziam isso!- tinha partes com o Diabo Vermelho, o Anhangá-Pitã, que tentava os homens e arrastava todos para o inferno. Mas sabia também que a Teiniaguá era mulher, uma princesa moura encantada jamais tocada por homem.

Aquele pelo qual se apaixonasse seria feliz para sempre.

Assim, num gesto rápido, aprisionou a Teiniagá na guampa e voltou correndo para a igreja, sem se importar com o calor. Passou o dia inteiro metido na cela, inquieto, louco que chegasse a noite.

Quando as sombras finalmente desceram sobre a aldeia, ele não se sofreu: destampou a guampa para ver a Teiniaguá. Aí, o milagre: a Teiniaguá se transformou na princesa moura, que sorriu para ele e pediu vinho, com os lábios vermelhos. Ora, vinho só o da Santa Missa. Louco de amor, ele não pensou duas vezes: roubou o vinho sagrado e assim, bebendo e amando, eles passaram a noite.

No outro dia, o sacristão não prestava para nada. Mas, quando chegou a noite, tudo se repetiu. E assim foi até que os padres finalmente desconfiaram e numa madrugada invadiram a cela do sacristão. A princesa moura transformou-se em Teiniaguá e fugiu para as barrancas do rio Uruguai, mas o moço, embriagado pelo vinho e de amor foi preso e acorrentado.

Como o crime era horrível - contra Deus e a Igreja! - foi condenado a morrer no garrote vil, na praça, diante da igreja que ele tinha profanado.


No dia da execução, todo o Povo se reuniu diante da igreja de São Tomé. Então, lá das barrancas do rio Uruguai a Teiniaguá sentiu que seu amado corria perigo. Aí, com todo o poder de sua magia, começou a procurar o sacristão abrindo rombos na terra, um valos enormes, rasgando tudo. Por um desses valos ela finalmente chegou à igreja bem na hora em que o carrasco ia garrotear o sacristão. O que se viu foi um estouro muito grande, nessa hora, parecia que o mundo inteiro vinha abaixo, houve fogo, fumaça e enxofre e tudo afundou e tudo desapareceu de vista. E quando as coisas clarearam a Teiniaguá tinha libertado o sacristão e voltado com ele para as barrancas do rio Uruguai.

Vai daí, atravessou o rio para o lado de cá e ficou uns três dias em São Francisco de Borja, procurando um lugar afastado onde os dois apaixonados pudessem viver em paz. Assim, foram parar no Cerro do Jarau, no Quaraim, onde descobriram uma caverna muito funda e comprida. E lá foram morar, os dois.


Essa caverna, no alto do Cerro, ficou encantada. Virou Salamanca, que quer dizer "gruta mágica", a Salamanca do Jarau. Quem tivesse coragem de entrar lá, passasse 7 Provas e conseguisse sair, ficava com o corpo fechado e com sorte no amor e no dinheiro para o resto da vida.

Cerro do Jarau, Livramento - RS
Agradecimentos pela dica enviada pelo amigo Flavio Augusto Freitas. Lembrando que os amigos e amigas estão convidados a participar também...


Quando amanhecer, você já será um de nós...

7 comentários:

  1. buenas,o post ficou loco de especial tche.uito bom mesmo.oigale bagual.

    ResponderExcluir
  2. Resta saber q 7 provas sao essas... Agora deu vontade de descer pro sul so pra explorar a caverna rs

    ResponderExcluir

  3. Mas báh!

    Que causo macanudo tchê!^^

    De alumiá a cola nas macega de susto!^^

    Abrax^^

    ResponderExcluir
  4. Nada como uma "causo" gaudério justo na semana Farroupilha neah?

    Abraços galera...semana que vem tem um lenda muito fodah ambientada em Belém...

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite! Sou natural e residente em Santana do Livramento...
    deixo este comentario apenas para retificar que a imagem que aparece como sendo o "cerro do jarau" está errada.
    O cerro do jarau é localizado na cidade de QUARAÍ (à 100 km de Santana do Livramento) já o que está apresentado na imagem aqui no blog é o "Cerro de Palomas" principal cartão postal da cidade de SANTANA DO LIVRAMENTO. acho que houve algum erro.
    Att... Abraço!

    ResponderExcluir

Topo