Loki, o Deus do Fogo

em 24/11/2013


Com o lançamento do filme "Thor: O mundo Sombrio", que é a continuação da saga a respeito do mitológico deus nórdico que virou herói nas páginas Marvel Comics, também começou a se falar de mitologia nórdica, e aproveitando que a algum tempo o blog Noite Sinistra firmou uma parceria com o blog Portal dos Mitos, que como o nome já sugere, é um blog especialista em mitologia, eu decidi compartilhar aqui um dos textos desse fabuloso blog. E o Deus escolhido por mim, é nada mais nada menos que o infame Loki. Aproveitem...

Mitologia

Loki (também conhecido como Loke ou possivelmente Lothur) é um deus ou um gigante da mitologia nórdica. Deus do fogo, da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. Loki é filho dos gigantes Farbauti e Laufey, e é casado com a deusa Sigyn. É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.

Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas. Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada. De acordo com a profecia durante o Ragnarok Loki vai comandar as forças do mal para destruir os deuses e será morto por Heimdall. Entretanto, ele é respeitado por Thor. Ele também ajuda Thor a recuperar seu martelo Mjölnir, roubado pelos gigantes, obtém alguns dos artefatos mais preciosos dos deuses - como a própria Mjölnir, a lança de Odin, Gungnir, os cabelos de ouro de Sif e o navio mágico de Freyr, Skidbladnir.

As referências a Loki estão no Edda em verso, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, no Edda em prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson. Ele também aparece nos Poemas rúnicos, a poesia dos escaldos, e no folclore escandinavo. Há teorias que conectam o personagem com o ar ou o fogo, e que ele pode ser a mesma figura do deus Lóðurr, um dos irmãos de Odin.


As ações de Loki mostram seu lado maléfico por boas causas, estas geralmente contra sua intenção original. Entretanto, ele não é considerado perigoso; sua criatividade é usada pelos outros deuses para lidar com situações sem esperança. Uma das teorias sobre o personagem argumenta que seu lado demoníaco e destrutivo é exclusivo duma perspectiva cristã. Muitos os consideram um trapaceiro que, apesar de seu indubitável lado mau, acaba se tornando um dos principais aliados dos deuses; além disso, ele representa o toque de caos necessário para que possa haver evolução. Conceitos cristãos introduzidos mais tarde na Escandinávia acabaram por destacar apenas suas piores características.

Loki sempre criava confusão, e isso sempre resultava em grandes danos e ferimentos, Loki tem uma cara amigavel e aparenta ser uma boa pessoa, mas é muito maligno, porém heróico, sendo que ele sempre da um jeito da arrumar suas confusões. Com o passar dos tempos foi perdendo a confiança do deuses, como quando ele foi responsável pela morte de Balder, ou quando ele insultou os deuses num grande banquete e para fugir se transformou num salmão, mas é claro que Odin percebeu, com seu olho que tudo vê.

Loki teve 5 filhos, com a giganta Angrboda teve Fenrir, Jormungard e Hel, por um probleminha em Asgard, Loki "engravidou" de Sleipnir, e de seu segundo casamento teve Vali e Narvi.

Loki nos Quadrinhos

Loki faz parte das histórias em quadrinhos inspirada na lenda de Thor, que mantendo o ponto de vista criado pelos cristãos de que ele é um ser maligno, a Marvel Comic tornou Loki um supervilão. Ele fez sua primeira aparição oficial na Marvel em Journey into Mystery, volume 1, nº85, em Outubro de 1962.


Nos quadrinhos é Loki o vilão responsável pela primeira reunião de 'Os Vingadores' (história que inspirou o filme de 'Os Vingadores', nos cinemas).

Entre tantas maldades que foi capaz de cometer com o intuito de usurpar o trono de Odin (que, por direito, é de Thor), Loki fez parte da Cabala de Norman Osborn, posteriormente colaborando para o Cerco a Asgard. No entanto, Loki na verdade é mal entendido, ele sempre achou que Odin o adotara para que fosse enaltecida a grandeza de Thor, Loki ficou desgostoso com sua condição submissa em relação áqueles que lhe tiraram sua condição de herdeiro de Laufey, rei dos gigantes. No fim das contas, a luta de Loki é para provar seu valor.

Entre os poderes e habilidades Loki, ele é capaz de controla o fogo e gelo, e também se transfigura, podendo ter várias aparências. Além de possuir poderes celestiais, pode fazer coisas impossíveis de acordo com a física e fazer aparecer coisas "do nada", por isso também é considerado um mestre na magia. Possui uma inteligência descomunal e é um hábil manipulador.

Curiosidades


  • Loki é um dos vilões mais poderosos da Marvel.
  • Também como vilão, Loki participou de um episódio do desenho animado 'Juniper Lee'.
  • Loki também fez parte da trama da série 'Supernatural', onde ganhou uma origem diferente.
  • Recentemente Loki apareceu na série canadense 'Lost Girl', que criou uma nova perspectiva para o deus.
Fonte:

2 comentários:

  1. fala meu amigo , esse assunto eu simplesmente adoro , porque de longe a mitologia nórdica é a mais "zueira" de todas , e o próprio sr. Loki tem uma história de muita zueira , como citado no texto , sobre o filho dele , Sleipnir , o cavalo de Odin e melhor cavalo dos nove mundos pra quem não conhece , quando eu pesquisei sobre ele a algum tempo atrás , chorava de tanto rir , eu sugiro que leiam sobre mitologia nórdica , tem muitas pérolas como essa kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loki = Deus Troll...rsrs

      Não sabia dessa sua adoração por mitologia senhor Djalma...

      Excluir

Topo