O palhaço do Coqueiro

em 30/06/2015


Saudações galera atormentada. Hoje volto a compartilhar com vocês uma postagem da série sobre "Histórias e Lendas Brasileiras". Mais abaixo vocês poderão conhecer uma lenda oriunda de Pernambuco, e conhecida como "O palhaço do Coqueiro". 

O palhaço do Coqueiro é uma lenda típica de Janga, um bairro que pertence ao município Paulista, localizado entre pequenos morros e o mar no litoral norte do estado de Pernambuco, entre os municípios de Olinda e Abreu e Lima, a cerca de 15 km do Recife. O tal palhaço vive por aquela região pregando sustos nas pessoas, nas noites de lua quarto minguante, semelhante a um sorriso, ele desce de um coqueiro disposto a castigar a todos que ele encontrar e que não exibam um sorriso nos lábios.

A lenda

Reza a lenda que havia um grande palhaço, muito famoso por sua atuações e prestigiado por todos os seus colegas de circo. Este mesmo palhaço também tinha um filho que muito o admirava, tanto que quis seguir os mesmos passos do pai. Contudo, ele não teve o sucesso esperado nos palcos, e não conseguia fazer ninguém rir.

Frustrado e muito abalado, o filho do grande palhaço enlouqueceu e fugiu do circo. Atormentado pelo triste destino, o jovem louco encontrou na lua minguante o único esboço de um sorriso lhe ofertado de graça.

Desde então, sempre que era lua minguante, o palhaço subia em um coqueiro para admirar o grande sorriso lunar bem de perto. Mas, quando uma nuvem encobria a lua, o jovem encantado descia do coqueiro para buscar outros sorrisos. Quando encontrava alguém, ele começava a fazer palhaçadas sem graça. Caso a pessoa não lhe mostrasse um sorriso, ele a hipnotizava e a espancava até ver um sorriso em seu rosto.


Uma variante dessa lenda afirma que o palhaço mataria a pessoa caso ela não desse risada de suas palhaçadas.

Fontes: Wikipédia e Mundo Legendário


Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:
Lenda do Arranca Língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo