01/02/2013

Fotos de Múmias #03

Chegamos a sexta feira, e com ela podemos desfrutar das incríveis fotos de múmias trazidas para a gente pelo nos querido e estimado Rusmea. Hoje vamos falar um pouco sobre as formas de mumificação artificial e abordaremos um desses métodos.

Mumificação é o nome do processo aprimorado pelos egípcios em que retiram-se os principais órgãos, dificultando assim a sua decomposição. Geralmente, os corpos são colocados em sarcófagos de pedra e envoltos por faixas de algodão ou linho. Após o processo ser concluído são chamadas de múmias. O processo de mumificação durava cerca de setenta dias.

A mumificação era um processo bastante complexo e demorado. O sacerdote (embalsamador) começava por retirar o cérebro do morto, com um gancho, por meio das narinas. Depois, faziam um corte no lado esquerdo do corpo, retirando os órgãos, que eram colocados em vasos próprios e guardados no túmulo, há exceção do coração, que, por ser necessário na outra vida, era recolocado no seu lugar.

Então, o corpo era coberto com natrão (cristais de sal) e deixado a secar durante setenta dias. Após esse processo, as cavidades eram cheias com linho e substâncias aromáticas, e enrolava-se o corpo com ligaduras. Os olhos eram cheios com linho ou pedras pintadas de branco. Também os animais de estimação eram por vezes embalsamados e colocados em sepulturas próprias.

Mumificação solar do Egito faraônico
Com a morte do Faraó o seu cadáver é cozinhado até as carnes se desprenderem dos ossos. Os ossos são pintados de vermelho, enfaixados, fazendo-se uma estocagem na múmia com gesso. Pinta-se o retrato da pessoa na própria múmia. E esta se forma ao mesmo tempo em uma estátua Ka, ou seja, uma estátua que vai abrigar a alma do morto. Deixavam o corpo ao Sol, pois acreditava-se que o Sol era o principal deus e traria luz para a alma. Essa não é um método mais antigo, sendo posteriormente substituído pelo método que mais conhecemos, a Mumificação Osiriana, mas esse é um assunto para a semana que vem...

Abaixo seguem as imagens...





























Essa postagem é um oferecimento do Blog Rusmea:
3 Comentários
Comentários
3 comentários:
  1. Nossa, em alguns casos o mumificado fica como um boneco. Uma otima decoração para o meu quarto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Múmia no quarto?!!...Mórbido hein...rsrsrs. Mas realmente alguma das múmias ficaram com um aspecto legal!!!

      Excluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave