06/08/2013

Manuscrito dentro de garrafa encontrada em Curitiba relata existência "cápsula do tempo"


Olá povo atormentado, o texto de hoje conta novamente com a grande contribuição do amigo Rusmea, dono do espetacular blog Rusmea.com. O texto fala de uma garrafa encontrada embaixo de uma estátua na cidade de Curitiba. Dentro da garrafa havia uma mensagem falando da existência de uma "cápsula do tempo". Essas cápsulas do tempo, exercem verdadeiro fascínio em mim, afinal as pessoas depositam no interior delas, recortes de jornal, fotos, textos...etc, ou seja, depositam coisas que julgam interessantes e de grande relevância histórica e cultural. Convido a todos a conhecer essa intrigante história.

Restauradores da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) revelaram, na manhã de quinta-feira (01-08-13), o que havia dentro da garrafa encontrada embaixo da estátua de Tiradentes, na praça de mesmo nome (no centro), em Curitiba, há uma semana.


Além de uma moeda de 100 réis, com data de 1924, um manuscrito assinado por João Turin (1878-1949), escultor da estátua, e pelo menos outras duas pessoas, aponta a existência de uma "cápsula do tempo", que estaria escondida em outro local da mesma praça.


A mensagem, com data de 25 de janeiro de 1932, relata a mudança de posição do monumento de Tiradentes na praça e revela que a "cápsula do tempo" está na base onde a estátua se encontrava anteriormente.

A estátua foi instalada na praça Tiradentes, o marco zero da capital paranaense, em 1927, e removida do local original poucos anos depois.

Segundo o manuscrito, essa nova "cápsula do tempo" contém a primeira página do jornal "O Dia" de 21 de abril de 1927 --Dia de Tiradentes--, algumas moedas de níquel e cobre e uma ata com assinaturas de diversas autoridades.

A prefeitura afirmou que vai analisar formas de encontrar a nova garrafa, mas não apontou prazo para isso.

A revelação do conteúdo da garrafa aconteceu no Ateliê João Turin, com representantes da FCC, o gestor do projeto de restauração das obras de Turin, Maurício Appel, e o proprietário do acervo do artista, Samuel Ferrari Lago.

Agora o manuscrito e a moeda serão higienizados e ficarão em poder da FCC.

A escultura de Tiradentes, feita pelo paranaense João Turin (1878-1949), está sendo restaurada pelo escultor Elvo Benito Damo e deve retornar à praça em 60 dias.

A íntegra do manuscrito dizia: "Declaração

Aos 25 dias de janeiro do ano de 1932. Nesta cidade Coritiba, sendo Interventor interino o Dr. João Pernetta, Prefeito Municipal Cel. Joaquim Pereira de Macedo, na Praça Tiradentes, procedeu-se a remoção deste monumento da posição primitiva para a atual que dista daquela cerca de 35 metros, na direção Oeste, tendo sido encontrada uma garrafa contendo uma acta impressa com diversas assinaturas autographos, a primeira pagina do jornal 'O Dia' de 21 de Abril de 1927 e algumas moedas de nikel e cobre. A garrafa referida foi colocada na ultima camada de alvenaria bruta e debaixo do pedestal".

Abaixo podemos conferir om vídeo relatando a descoberta da garrafa sob a estátua.


É galera eu estou muito curioso para saber o que está dentro dessa cápsula do tempo. Vou tentar monitorar o assunto, caso os historiadores a encontrem e revelem publicamente o seu conteúdo, eu gostaria de trazer essa matéria para o blog. Convido os amigos e amigas a compartilharem informações sobre novidades sobre o assunto.

Fonte: Uol Notícias.

Essa postagem é um oferecimento do Blog Rusmea:

 Rusmea


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Links Relacionados:
Suposto monstro aquático filmado na Irlanda.
Vídeo japonês flagra fantasma em ponto de Táxi
Vídeo de suposta criatura avistada no mar da Groelândia.
Galeria de assombrações.
O Retorno do Barão Vermelho
Imagens curiosas e estranhas parte 4.
Galeria de supostos Fantasmas do Reino Unido.
Fantasmas Infantis parte 4.
Imagens curiosas e estranhas parte 3.
Foto de fantasma enviada por leitora do Blog.
Fantasmas Infantis parte 3.
Fantasma de menino no cemitério.
Fantasmas Infantis parte 2.
Fantasmas Infantis parte 1.
Aparição de fantasmas uma foto recente nos EUA.


5 Comentários
Comentários
5 comentários:
  1. gostei muito do que vc disse , eu ja vi em outro blog noticiando sobre isso , só que lá não falavam o que era realmente , só fui descobrir vendo os comentarios das pessoas , mesmo assim é bem interessante

    abraços ;)

    ResponderExcluir
  2. Agora o que teria nessa "cápsula"? Isso daria um bom enredo cinematográfico!
    Abraços, seu blog é Demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devem ser fotos e recortes de jornal da época, geralmente é assim com essas cápsulas...mas admito que também estou bem curioso...rsrsrs

      Excluir
    2. Pois é..Brasil indo além das expectativas em termos históricos..rs

      Excluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave