21/01/2014

Rocha misteriosa aparece na frente do jipe-sonda em Marte


Após o longo período de exploração da superfície marciana, os cientistas que monitoram o jipe-sonda Opportunity achavam que já tinham visto tudo. Isto é, até que uma rocha misteriosamente ‘apareceu’ a alguns centímetros na frente do jipe-sonda de seis rodas há alguns dias.

A notícia da rocha ‘nômade’ foi anunciada pelo cientista chefe da missão, Steve Squyres, da Universidade Cornell em um evento especial da NASA (10 anos da sonda em Marte), ocorrido no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltec), na quinta-feira à noite.

Ao falar sobre a surpreendente descoberta, Squyres disse em sua palestra no evento: “Marte fica jogando coisas novas em nós!”

Como pode ser visto na ilustração acima, a comparação das duas fotos, uma tirada em sol 3528 da missão e a outra em sol 3540, a rocha, que tem o tamanho de um punho, não se encontra na primeira foto e ‘magicamente’ aparece na segunda. Os cientistas prontamente ‘batizaram’ a rocha de “Pinnacle Island“, ou “Ilha do Pináculo” em português.

Squyres disse ao Discovery News: “Isto foi uma surpresa total. Pensamos, ‘espere um segundo, isso não estava lá antes, não pode estar certo. Oh meu Deus! Isso não estava lá antes!’ Ficamos absolutamente surpresos“.

Mas o jipe-sonda não passou por cima da área, assim a pergunta é: de onde a Ilha do Pináculo veio?

Somente duas opções foram identificadas pela NASA até o momento:

1) O jipe-sonda empurrou o objeto quando manobrava por perto, ou
2) A rocha caiu lá na frente da sonda após um impacto de meteorito próximo. Porém esta teoria é a menos provável.


Fonte: OVNI Hoje

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr
2 Comentários
Comentários
2 comentários:
  1. Me lembra do filme apollo 18, onde as rochas eram na verdade outras coisas rs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imaginei uma outra coisa...tava lá o módulo dando um rolezimo em marte, e um marciano irado e de saco cheio desse treco circulando pela vizinhança tacou-lhe uma pedra no tal carrinho dos cientistas americanos...rsrsrsr

      Excluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave