Santa Carminha: A santa de Campo Grande que teve uma morte cruel

em 02/12/2014


Saudações amigos e amigas. Hoje volto a postar um texto que me foi indicado pelo amigo Higor Duarte Sanabria, morador da cidade de Campo Grande – MS. O material compartilhado pelo nosso estimado amigo Higor fala a respeito da devoção dos seus conterrâneos em relação a Santa Carminha, que foi cruelmente assassinada e estuprada aos 7 anos de idade na década de 30. Convido todos a conhecerem mais essa curiosa história da série sobre “Histórias e Lendas brasileiras”.

A maioria das pessoas que passam por uma pequena capela cheia de velas acesas, crucifixos, muletas e outros apetrechos religiosos, a uma quadra da antiga Rodoviária de Campo Grande, na Rua Joaquim Nabuco, entre a Dom Aquino e Marechal Rondon, não imagina que o oratório marca o ponto onde foi cometido um dos crimes que mais chocaram a população campo-grandense.

Uma menina de 7 anos, Carminha, foi estuprada, morta e abandonada no local em meados dos anos 30. Um amigo dos pais da garota foi identificado como o estuprador e assassino. Ele a teria aliciado com balas e doces para cometer o estupro e a matar. O corpo foi encontrado já em adiantado estado de decomposição, exatamente onde atualmente fica a capelinha.

Como era costume na época, uma cruz foi fincada no local da morte e, pouco depois, ganhou um oratório que evoluiu com construções voluntárias até se tornar a pequena capela que existe até hoje, em homenagem à 'Santa Carminha'. A vítima, considerada 'santa' por fiéis católicos, não tem nenhum registro oficial da Igreja Católica.

Carminha era de uma família de imigrantes italianos e o crime revoltou a população da cidade. Os homens se juntaram, capturaram o suspeito e o lincharam. Depois de morto, ele ainda teve o corpo amarrado a cavalos e dilacerado com os animais sendo disparados para lados opostos.

Embora passadas várias décadas de sua morte, a 'santa' campo-grandense continua atraindo fiéis que buscam graças e milagres. De acordo com o relato de historiadores, vizinhos e devotos.

A aposentada, Marta Yanaze, de 85 anos, se tornou devota da santa quando ela e o marido, naturais de Bauru (SP), se mudaram para Campo Grande há cerca de 40 anos. “Eu tinha umas dores no quadril e fiz promessa para a santa. Cumpri o prometido e as dores sumiram. Desde então agradeço todos os dias a ela”, lembra.


O vizinho da capelinha, João Antônio Teixeira, de 58 anos, disse que, frequentemente, os fiéis vêm ao local, onde o corpo da santa foi encontrado e, posteriormente, foi construída uma capela em sua homenagem. “Até hoje eles visitam aqui na frente, oram e pedem graças. Sempre vejo presentes, muletas e bengalas deixadas ali”.

Um dos casos mais notórios de devoção foi o da Dona Florência. De acordo com os vizinhos da capela, esta senhora fazia a limpeza do santuário, voluntariamente, pelo menos duas vezes por semana. A causa de tanta dedicação foi um milagre concedido pela santa.

“Eu sempre conversava com a Florência. Como ela caminhava normalmente, só anos depois fui saber que ela não andava quando era jovem, por portar paralisia nas pernas”, relata a vizinha Laura Cesco Vasconcelos. Os vizinhos da capela dizem que Dona Florência, em virtude da idade avançada, foi levada pelo filho para viver no interior do Estado.

De acordo com o historiador Edson Contar, que frequentava a região nos anos de 1950, a capela atraía muita gente. “Isso deve ter ocorrido entre 1935 e 1940. Quando eu passeava pela região era um tumulto porque estava fresco na memória das pessoas. É um fato que faz parte da história da Capital”, conta.

A história de Santa Carminha

Segundo o escritor Américo Calheiros, que narrou o caso policial no livro “Memória de Jornal”, Carminha era uma menina comum, com aproximadamente 7 anos de idade quando foi morta.

Com o perfil conservador da sociedade na época, o crime sexual causou comoção pública jamais vista em Campo Grande até então.

A história atraiu fiéis de vários lugares, pois muitos creram que a santa operava diversos milagres. Atualmente, mesmo se passando tantos anos, devotos continuam pedindo e agradecendo, deixando flores, bonecas e doces na capela.

Agradecimentos especiais ao amigo Higor Duarte Sanabria pela dica.


Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



Links Relacionados:

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo