Programa Linha Direta sobre Josef Mengele

em 04/01/2015


Saudações galera atormentada. Hoje eu trago a vocês um episódio do programa Linha Direta, que foi exibido pela Rede Globo em 28/07/2005. O programa fala do infame médico e cientista nazista Josef Mengele, ou "O anjo da Morte", como era conhecido pelos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz.

Mengele foi tema de uma das primeiras postagens aqui do blog Noite Sinistra (clique AQUI para recordar), mas o assunto é sempre muito procurado e mencionado pelos amigos leitores, por isso achei interessante compartilhar esse episódio do Linha Direta.

Médico nazista, acusado da morte de cerca de 400 mil judeus, Joseph Mengele viveu 19 anos escondido no Brasil. Sua morte em 1979 ainda é motivo de polêmica entre autoridades e sobreviventes do holocausto. Ele teria sido vítima de um ataque cardíaco enquanto se divertia na praia de Bertioga, em São Paulo. Entretanto, para algumas de suas vítimas, o homem sepultado no cemitério do Embu apresentava características físicas distintas do verdadeiro Josef Mengele. 


Conhecido como Anjo da Morte, o médico alemão conseguiu escapar do cerco aos nazistas feito pelos Países Aliados, depois da Segunda Guerra, e escondeu-se na América do Sul. Abrigou-se na Argentina, Paraguai e no Brasil onde viria a falecer. Na Argentina e no Paraguai, segundo historiadores, ele chegou a utilizar documentos onde constava sua verdadeira identidade. No Brasil apresentava-se como Pedro Müller. Josef Mengele ficou conhecido como um dos mais perversos médicos da história. Executor do plano de purificação de raças instituído por Adolf Hitler, ele é responsabilizado pela morte e mutilação de milhares de judeus prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Depois de escapar para a Itália, viajou com passaporte falso emitido, segundo historiadores, pela Cruz Vermelha Internacional. Em tais documentos aparecia o nome Helmut Gregor. Depois de ficar cerca de 10 anos na Argentina, mudou-se para o Paraguai. Temendo ser localizado pelos caçadores de nazistas, refugiou-se clandestinamente no Brasil, onde permaneceu. Embora oficialmente se diga que ele morreu em 1979, ainda há quem acredite que sua morte foi uma farsa. Mengele teria escapado e deixado um sósia em seu lugar.

Assista abaixo o documentário sobre o terrível médico nazista


Clique AQUI e assista ao vídeo

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo