11/09/2015

Tailandesa usa antigo ritual para fazer espíritos possuírem bonecas


Há uma nova tendência bizarra na Tailândia: tem gente cuidando de bonecos supostamente assombrados, para ter boa sorte e prosperidade. Eles acreditam que as bonecas look thep (deusinhos) são habitadas por espíritos infantis, criados por meio de rituais especiais. Elas são consideradas uma versão atualizada do antigo kuman tanga (kuman thong), a prática de adoração de fetos humanos que morreram no útero. Os deusinhos permitem que as pessoas reverenciem os espíritos das crianças sem ter que usar fetos mortos.

Há algumas semanas foi ao ar aqui no blog Noite Sinistra uma postagem que mostrava o ritual Jelangkung, usado para fazer bonecas incorporarem espíritos servirem de meio de comunicação com o mundo dos mortos na Indonésia (Clique AQUI para recordar). Eis que hoje o amigo Elson Antonio Gomes nos indicou o assunto da matéria de hoje, que também refere-se a bonecas possuídas por espíritos.

A moda das bonecas possuídas da Tailândia

Várias pessoas, incluindo celebridades tailandesas, são a garantia da eficácia das bonecas look thep. Como o DJ Bookkoh Thannatchayapan, que alega que seu boneco Wansai fez com ele fosse muito bem sucedido no show business.


- "No primeiro dia levei ele para fazer compras na seção de roupas de bebês", disse Bookkoh. - "Logo depois que paguei por suas roupas, recebi um telefonema que meu trabalho, temporariamente cancelado, estava de volta!"

Bookkoh então tentou testar ainda mais as competências do boneco e prometeu-lhe um colar de ouro se conseguisse um trabalho melhor. E instantaneamente, diz ter recebido uma chamada pedindo que fizesse um teste para um papel em um filme.

- "Eu tenho certeza que Wansai realmente existe", disse ele. - "Eu o amo como meu filho".

Mas ninguém em Banguecoque é tão obcecado com os deusinhos quanto a colecionadora de bonecas tailandesas Mae Ning. Ela é a fundadora do clube look thep on-line e o cérebro por trás da versão mais recente das bonecas. Ela começou a fazê-las três anos atrás, como uma forma de lidar com seu filho teimoso.


- "Eu pensei, 'como posso controlá-lo? Como posso fazê-lo se comportar? Então me inspirei a fazer um boneco para representá-lo e criei uma alma para isso", explicou ela. - "Eu coloquei encantos do meu filho no boneco. Foi assim que tudo começou".

Mae Ning agora faz milhares de bonecas, cada um esperando para ser adotado por uma nova mãe ou pai. Ela modifica as bonecas vindas de fábrica, acrescentando peso e mudando seus cabelos. Depois realiza um ritual, invocando o poder da deusa hindu Parvati, para criar novas almas de crianças que passam a incorporar as bonecas. Todas as bonecas então recebem nomes e ela conta a sua idade a partir do dia em que "voltou à vida". Assim, todas as bonecas têm menos de três anos de idade. Às vezes, os clientes deixam bonecas com ela também, para que ela preencha com novas almas.

- "Nós as tratamos como se estivessem realmente vivas", disse ela. - "Eu criei uma alma para ela. Pode ver que parece muito viva? Elas não são apenas espíritos. São almas de crianças. Almas que criei por cantar um encantamento", diz Mae Ning que assevera não usar almas de crianças mortas, e nega que usa fetos mortos. Ela diz que preenche suas bonecas com "abundância" e "sementes" que representam a essência da vida.

- "É como se eu tivesse a deusa no meu corpo", acrescentou. - "Eu pratico preceitos religiosos. Não sei como explicar isso. Sou o corpo de Parvati, coleciono e amo bonecas".


Mae Ning diz que as bonecas têm ocupado uma lacuna na vida de muitas pessoas.

- "Quando criamos uma criança, algumas são teimosas e são uma verdadeira dor de cabeça", disse ela. - "Algumas pessoas nunca encontram o amor. Algumas perderam seu filho. Depois adotaram um deusinho e sua vida mudou. De uma família desfeita, agora eles têm uma bela look thep. De repente, a família está cheia de amor de novo. Este é o caso para a maioria dos meus clientes".

Putchraporn Kuntaku, que descobriu os deusinhos através da página do Facebook de Mae Ning, diz que as bonecas realmente não vêm à vida para todos.

- "Principalmente, as pessoas que amam bonecas é que podem ver e sentir que ela têm uma alma. É mais sobre o que sentimos", disse ela. - "As pessoas que não gostam de bonecas diriam que todas são a mesma coisa. Elas não podem notar a diferença, não importa quão forte tentam".

- "Talvez seja apenas minha imaginação, mas quando estou com a minha look tep, sinto que tenho alguém ao meu lado", disse ela.

Os preços dos deusinhos variam entre 3.000 e 15.900 bahts (321 e 1.700 reais). Sabe-se lá se essa diferença é em função da qualidade das bonecas ou de suas almas.

Confira mais fotos das supostas bonecas assombradas abaixo






Agradecimentos ao amigo Elson Antonio Gomes pela dica.

Fonte: MDig

Quando amanhecer, você já será um de nós...


CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA




1 Comentários
Comentários
Um comentário:
  1. se eu tivesse uma Filha eu não compraria essas Bonecas Possuidas de maneira nenhuma!!! eu não acredito nessas coisas mas só de ver essas'Carinhas Inocentes" dessas bonecas eu já fico um pouco desconfiado..Marcos Punch

    ResponderExcluir

Página do Facebook

Publicidade 1

Noite Sinistra no YouTube

Postagem em destaque

O misterioso perfil do Facebook de Karin Catherine Waldegrave