Cueva de las Manos

em 27/09/2013


Saudações amigos e amigas. O texto abaixo nos foi gentilmente enviado pelo grande amigo e colaborador o Silvio, dono do ótimo blog O Mundo Real.  Esse material enviado pelo Silvio mostra imagens a respeito de uma série de cavernas localizadas na Argentina onde podem ser vistas impressionantes pinturas rupestres. Convido vocês a conhecerem esse belo e misteriosos local que é chamado de Cueva de las Manos. Fiquem aos cuidados do grande amigo Silvio.

A caverna das Mãos

Na verdade Cueva de las Manos, não uma, mas várias cavernas localizadas no vale do rio Pinturas, província de Santa Cruz, na Patagônia Argentina, onde as paredes estão repletas de pinturas de mãos humanas, figuras humanas e animais, cenas de caça, ziguezagues, do sol e formas geométricas. As gravuras teriam sido pintadas entre 9 e 13 mil anos atrás pela tribo Tehuelche. A última vez que o local foi usado pelos índios foi a cerca de 1300 anos.



A idade das pinturas é estimada com base em objetos encontrados nas cavernas, como restos de esqueletos e de tubos, através dos quais a tinta era pulverizada pelos índios, cobrindo a parte anterior das mãos. Quase todos os oitocentos desenhos sobrepõem uns aos outros, criando um mosaico multicolorido.


As primeiras descrições da caverna remonta ao século XIX, mas apenas em 1964 o arqueólogo Carlos Gradin realizou estudos no local. A grande maioria do mapeamento afirma que a maioria das mãos representadas nas cavernas são a mão esquerda, o que significa que os índios usaram a mão direita para aplicar o "spray de tinta". No teto também são vistas manchas vermelhas, presumivelmente causadas por bolas imersas em tinta, e, em seguida, jogadas contra o teto. Pigmentos minerais incluem óxidos de ferro (vermelho e roxo), caulinita (branco), jarosita (amarelo), óxido de magnésio (preto).

Em 1999 a UNESCO declarou a Cueva de las Manos como Patrimônio Mundial.

Confira abaixo mais algumas belas imagens desse belo lugar.









Essa postagem é um oferecimento do blog O Mundo Real


Quando amanhecer, você já será um de nós...


Postagens em Destaque do Noite Sinistra                                                
Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...Clique aqui para acessar...
Fotos da "caminhada zumbi" que aconteceu na Alemanha
Cães Negros
Links Sinistros 55
MK-ULTRA: O programa de controle mental da CIA
Asfixia auto-erótica
Clique nas imagens, para acessar as postagens que você deseja ler...



Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo