Chico Taquara, o eremita de São Thomé das Letras

em 08/10/2013


Saudações meus caros amigos e amigas. Dando continuidade a série de postagens que, com a ajuda de vocês meus queridos leitores e leitoras, aborda as "Lendas e histórias brasileiras" (clique aqui para saber mais sobre essa série). A dica de hoje veio do leitor MOB (?), portanto peço uma salva de palmas para ele por enviar ao Noite Sinistra, tão curiosa história.

O eremita que virou lenda

Uma das lendas mais conhecidas na cidade de São Thomé das Letras, no sul de Minas Gerais, é a que dá conta da existência de um velho curandeiro com poderes mágicos. Chico Taquara apareceu na cidade e conta a história que morava em uma gruta da cidade.

Ficou muito conhecido pelas curas milagrosas que fazia. Relatos de antigos moradores que tiveram a oportunidade de conhecer esse enigmático homem, juram que o viram conversando com animais. Assim como São Francisco de Assis, Chico gostava e respeitava todos os animais, incapaz de maltratar uma só formiga, era comum vê-lo chamar os pássaros com palmas e ser atendido pelas aves que pousavam em seus ombros. Outros relatos afirmam que Chico Taquara possuía a habilidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo, tal qual contam do ilustre Conde de São Germano.


Os hábitos e condutas de Chico revelavam ser um homem simples com maneiras rudimentares de se comportar. Estas observações feitas acerca do folclórico personagem, inclusive dão conta de que era seu costume passar mel nos cabelos e pendurar argolas de ferros nas pontas.

O mais famoso relato a respeito do homem que vagava fazendo curas milagrosas e salvando animais é a de que certa vez, uma mulher doente sentia as dores do parto e por morar num lugar afastado, sem saber o que fazer pediu ao marido que lhe trouxesse Chico Taquara e que este a ajudaria. Ao encontrá-lo, contou-lhe sobre a esposa, sendo acalmado por Chico que pediu que o marido retornasse e ele logo sairia. Chegando em casa, o marido encontrou a esposa sorrindo junto a porta com o recém-nascido nos braços, esta lhe perguntou: -Você encontrou o Chico pelo caminho? Ele se foi há quase uma hora. O marido nada entendeu, pois tinha gastado mais de uma hora cavalgando para ir e voltar da casa do curandeiro.

Quando caminhava pelas pacatas ruas do então vilarejo, levava algumas reses com quem ia murmurando coisas incompreensíveis, ao chegar em algum estabelecimento abaixava e riscava um círculo no chão, onde durante todo o tempo em que permanecesse ali, nem se mexiam seus animais.

O lendário Chico Taquara teria nascido em 1840, e após completar 20 anos, foi morar na caverna conhecida como Gruta do Carimbado, desaparecendo misteriosamente da região em 1916, para nunca mais ser visto, nem jamais foi encontrado qualquer vestígio de seu paradeiro.


Algumas pessoas afirmam que Chico Taquara era um dos enviados de uma civilização intra-terrestre, cuja passagem, um dos portais dimensionais está localizado em um local de São Thomé das Letras. Ao cumprir sua missão com os seres humanos aqui na Terra, ele teria retornado ao convívio com seus semelhantes nas profundezas da terra.



Quando amanhecer, você já será um de nós...

14 comentários:

  1. Fantastica essa historia!!!1

    Era disso que estava falando !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa mesmo essa estória, há casos incriveis espalhados pelo Brasil, e essa é uma das postagens que mais diferencia o Blog. Casos curiosos assim deveriam ter transmissão pela TV, seria uma bela forma do brasileiro conhecer histórias de seu próprio pais, infelizmente nós sabemos que a TV brasileira não esta interessada em educar e entreter seu público. Parabens pela postagem Fernando e parabens pela dica MOB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Bruno...tem brasileiro que conhece melhor os "causos" da gringolândia do que os causos tipicamente brasileiros...

      Excluir
  3. otima historia.realmente voce foi muito feliz em começar esta serie sobre (causos )brasileiros.eu p ex.aqui do sul,jamais tinha ouvido falar do chico taquara.esta serie e otima por isso,aproxima brasileiros das diversas regioes atraves dos seus (causos.).parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série só ta sendo assim boa graças a participação de vocês que estão mandando dicas e contribuindo nos debates...

      Abraço manolo...

      Excluir

  4. Sen-sa-ci-o-naaaaaal!^^

    Nunca que eu iria saber de uma deliciosa história dessas, se não fosse o Noite Sinistra^^

    Abrax^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os leitores(as) e colaboradores do NS é que são fodas...eles agregam conteúdo bom demais ao blog...

      Excluir
  5. Fiquei pasmo com essa história, (infelizmente) desconhecia que existiam histórias tão empolgantes e curiosas no nosso Brasil.
    Ótimo trabalho Noite Sinistra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido manolo...

      Mas é justamente esse o propósito dessa série...compartilhar histórias e lendas, promovendo assim um maior conhecimento do folclores nacional...

      Excluir
  6. Um amigo anônimo teve seu comentário acidentalmente excluído...então vou repostar o que ele havia escrito por aqui mesmo (todos comentários acabam ficando registrados no meu e-mail, por isso ainda tenho os dados relacionados ao comentário mesmo depois da exclusão):

    Muito boa esta historia, esta de parabens o blog, neste nosso Brasil existem historias e lendas que só o blog noite sinistra informa de maneira honesta.

    ResponderExcluir
  7. O nivel das lendas publicadas e fantastico, so assim conhecemos um poucas mais das inumeras lendas deste pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga...existem muitas histórias/estórias surpreendentes ambientadas no nosso país, mas normalmente não tomamos conhecimento desse tipo de casos. É mais facil conhecermos lendas e mistérios gringos do que os nacionais, foi justamente por isso que tivemos a ideia de começarmos a série "História e Lendas brasileiras", assim com a ajuda dos amigos e amigas de casa quem sabe a gente comece a conhecer melhor o nosso Brasil misterioso.

      Abraços e obrigado pela participação...

      Excluir
  8. Mas e a história do portal que levava pra macho Picchu ?

    ResponderExcluir

Topo