Assombrações na Mina de Chico Rei em MG

em 17/06/2014


Olá meus caros amigos e amigas atormentados, hoje é dia de mais uma postagem da série "Histórias e Lendas brasileiras", e novamente contamos com a colaboração da amiga Elaine Lenhagui (), na elaboração dessa postagem. O texto de hoje volta a falar de uma lenda da cidade mineira de Ouro Preto. Conheçam a histórias de assombração da Mina de Chico Rei.

Mina de Chico Rei

A Mina de Chico Rei é uma escavação subterrânea localizada sob parte da cidade de Ouro Preto onde, por tradição oral, o personagem real conhecido como Chico Rei, trazido do Congo como escravo trabalhou explorando-a até comprar sua carta de alforria e, depois comprou a própria mina, durante o ciclo do ouro no Brasil Colonial. A mina está aberta à visitação turística nos 50 metros iniciais.

Conta a tradição oral que Chico Rei e outros escravos escondiam ouro entre os cabelos ao saírem da mina e mais tarde lavavam-os na pia batismal da igreja, sendo acobertados pelos religiosos. Major Augusto, que fora o proprietário da mina vendeu-a ao alforriado Chico Rei no final de sua vida, e nas mãos deste ela passou a prosperar.

A mina é escavada artesanalmente, e distribuída em cinco níveis, possuindo uma galeria de 11.500 metros, A mina, que está sendo mapeada por estudantes de geologia estende suas galerias até a Casa dos Contos e a Escola de Minas, antigo palácio do Governador.


As histórias de assombração

O nome da mina se deve ao nome de Chico Rei, que segundo a lenda era rei de sua tribo quando foi raptado e vendido como escravo, seu nome original era Galanga. Ao comprar sua liberdade e posteriormente comprar a própria mina, Chico Rei teria libertado muitos dos seus companheiros de mineração, além de ter contribuído para a decoração da igreja de Santa Efigênia.

Mas nem tudo foram flores na vida dos mineradores da mina de Chico Rei. A mina havia sido escavada quase que artesanalmente, e foi palco de vários acidentes fatais. Segundo as lendas locais muitos espíritos de escravos mortos permanecem na escura mina de Chico Rei, e a noite seus gemidos podem ser ouvidos a uma vasta distância.


Fonte: Encontro e Wikipédia

Agradecimentos a leitora  pela dica...

Quando amanhecer, você já será um de nós...

Não deixe de dar uma conferida nas redes sociais do blog Noite Sinistra...

 Siga o Noite Sinistra no Twitter   Noite Sinistra no Facebook   Comunidade Noite Sinistra no Google +   Noite Sinistra no Tumblr

CONFIRA OUTRAS POSTAGENS DO BLOG NOITE SINISTRA



VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL...

Um comentário:

  1. Já havia ouvido falar do Chico Rei, mas já faz muitos anos que nem me lembrava. Obrigado Adm e a Eliane por ter me lembrado.

    ResponderExcluir

Topo